DEUS VAI CANTAR PARA NÓS...

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Sofonias 3:14-20

1. Quando cantamos a Deus, louvamos a Seu nome aqui na Terra, e, aqueles que O adoram aqui, terão o privilégio de vê-lO cantar em um futuro muito em breve. Essa profecia clássica de Sofonias referindo-se ao retorno do remanescente do povo de Deus da Babilônia, contém preciosas verdades para o remanescente do tempo do fim.

2. Muitas vezes temos uma visão de Deus formado pela nossa cultura, não pelas Escrituras; devemos permitir que a Bíblia direcione nossa vida e molde nossa mente, principalmente no que respeita ao conceito de Deus. Com relação ao louvor, note o que a Bíblia orienta:

a) O povo de Deus deve cantar com alegria genuína (Sofonias 3:14).

b) O povo de Deus deve louvar com grande júbilo (Sofonias 3:14).

c) O povo de Deus se regozija em Sua presença (Sofonias 3:14).

d) O povo de Deus exulta de todo o coração em sua vida de adoração (Sofonias 3:14).

3. O louvor do povo ao Deus soberano deve ser pautado por razões claras:

a) Deus declina diante de Seus juízos (Sofonias 3:15).

b) Deus lida com poder contra nossos inimigos (Sofonias 3:15).

c) Deus anseia estar em nosso meio, embora sejamos pecadores (Sofonias 3:15).

d) Deus colocará fim à existência do mal que aflige nossa existência (Sofonias 3:15).

Considerando o contexto, e concentrando no versículo 17, é possível perceber pelo menos três razões pelas quais Deus vai cantar...

I. DEUS VAI CANTAR PORQUE ELE AMA O PECADOR

1. Deus fez o ser humano à imagem e semelhança dEle para construir relacionamento com os humanos.

2. Deus ficou limitado a esse relacionamento após o pecado, pois Sua presença física e desvelada fulminaria e aniquilaria aos pecadores.

3. Deus sempre quis relacionar-Se com os pecadores, ainda que para isso tivesse que usar uma estratégia divina (Êxodo 25:8).

a) A edificação do Santuário foi uma estratégia que serviu de ilustração de uma ação indescritível, Jesus vindo habitar conosco (João 1:14).

b) A estratégia de edificar o Santuário se deu por amor indescritível, sacrifical visando pagar o preço para ter os pecadores junto de Si, no Céu (João 3:16; 14:1-3).

c) Essa estratégia divina é complexa, terminando apenas depois do milênio, na Nova Terra (Apocalipse 21:22). 

4. Deus Se torna um grande guerreiro numa guerra Cósmica para tornar tudo isso possível:

a) Deus enfrentará todo tipo de inimigo e destruirá todo tipo de ameaças para prover tranquilidade, paz e segurança do Seu amado povo. O destino dos pecadores arrependidos é o Céu, um lugar seguro para os salvos!

b) Deus enfrentou o pecado, o diabo, as consequências do pecado até a morte através de Seu Filho para garantir salvação à humanidade.

c) Deus enfrentou situações terríveis, horrorosas e tenebrosas por amor a fim de libertar os cativos do diabo e suas hostes demoníacas que são grandes inimigos de Seu povo.

II. DEUS VAI CANTAR PORQUE ELE SE ALEGRA COM PECADORES

1. A alegria de Deus é tão grande que o profeta diz que “ao Senhor agradou moê-lO, fazendo-O enfermar; quando der Ele a Sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os Seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas Suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de Sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o Seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre Si” (Isaías 55:10-11).

2. A alegria de Cristo foi tão grande de estar junto com a humanidade, que em vez de evitar os pecadores, Se envolveu até com os mais miseráveis deles (Marcos 2:15-16; Lucas 15:1-2).

3. Não precisa de muitos pecadores se arrependerem para que seja celebrada uma festa no Céu (Lucas 15:7, 9-10, 22-24).

a) Deus Se alegra quando saímos da indiferença e permitimos ser envolvidos com Seu amor e Sua graça.

b) Deus Se alegra quando nos entregamos a Ele para viver um compromisso sério e um relacionamento íntegro com Ele.

c) Deus Se alegra quando buscamos ter comunhão com Ele que anseia e presa tanto por possuir intimidade conosco.

d) Se Deus Se alegra com estas coisas que acontecem aqui na Terra, nossa chegada ao Céu fará Seu coração exultar de alegria e extrairá de Seus lábios as mais doces melodias.

III. DEUS VAI CANTAR QUANDO OS SALVOS CHEGAREM AO CÉU

1. Deus vai cantar porque a chegada dos salvos no Céu será um momento de grande alegria: “A conversão dos pecadores e a consolação dos santos são a alegria dos anjos, porque eles são a alegria do próprio Deus [...], O grande Deus não só ama os Seus santos, mas ama amá-los; Ele Se agrada por tê-los escolhido como objetos do Seu amor [...]. Aquele que sofre por causa dos pecados dos pecadores, se regozija nas graças e nos serviços dos santos, e está pronto para expressar esta alegria cantando sobre eles. O Senhor Se compraz naqueles que O temem, e neles Jesus Cristo em breve será glorificado e admirado”, afirma Mathew Henry.

2. Deus vai cantar porque não é o pecado que escreverá o último capítulo da humanidade, mas será o amor divino: Ainda que o pecado tenha feito grandes estragos, abrindo e fechando muitos capítulos tristes em nossa história, o amor divino está trabalhando para reverter toda essa desgraça; e esse amor, “escreverá o capítulo final de toda a humanidade, e não meramente da nação de Israel”, acrescenta Russell N. Champlim.

3. Deus vai cantar porque Ele já canta alegrando-se com pecadores no presente que atuam conforme Sua vontade: Nossa aceitação de Seus planos e nossa entrega a Ele Lhe enche o coração de satisfação mesmo antes da volta de Jesus; assim que Jesus vier completar Sua obra levando-nos para o Céu, a alegria divina será ainda maior. “Aquele que mais se aproxima da perfeição da divina benevolência de Cristo causa alegria entre os anjos celestiais. O Pai Se regozija a seu respeito com cânticos...” declara Ellen White.

CONCLUSÃO:

1. Deus vai cantar de alegria quando estiver recepcionando aos salvos conduzidos pelos anjos para dentro dos portais celestiais. Para isso, Ele pediu para que a melhor e maior orquestra do Universo se preparasse para O acompanhar com Seus diversos instrumentos musicais.

2. Deus vai cantar, fazendo uma apresentação musical àqueles que O adoraram louvando-O diariamente aqui da Terra. Será um momento glorioso, entusiasmante, mais impressionante que os multicoloridos fogos de artifício utilizado vastamente para a virada do ano.

3. Deus vai cantar... músicas que Ele mesmo compôs. Nunca músicas tão lindas foram compostas e cantadas. Agora, o próprio Deus canta para os salvos, que aceitaram o maior plano já elaborado com base em Seu infinito amor.

APELO:

1. Viva cada dia aguardando aquele grande dia em será celebrada a maior de todas as festas da História, para que você não fique de fora.

2. Leve pessoas aos pés de Cristo para encher o coração de Deus de alegria, pois quanto mais pecadores se arrependerem, mais festa será celebrada no Céu antes da maior de todas as festas.

3. Estude a Bíblia, os escritos inspirados de Ellen White, a Lição da Escola Sabatina e frequente os cultos para adorar Àquele que vai cantar com tua chegada no Céu.

4. Aproveite o tempo que Deus te dá para se preparar para um dia ouvi-Lo cantar para você.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários