APOCALIPSE EM FOCO E O FOCO DO APOCALIPSE

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Apocalipse 1:1-20

1. Muitos creem que o Apocalipse foca em catástrofes, guerras, fomes, misérias, sofrimentos, doenças, tragédias, desesperos, desgraças e muitas mortes.

2. Outros acham que o Apocalipse foca num desesperador fim do mundo, aterrorizante, com quedas ou choque de alguma coisa gigantesca vinda do espaço sideral.

3. Há também quem crê que o foco do Apocalipse são o dragão, as bestas, as potências políticas, econômicas e religiosas mundiais: Papas, anticristos, imperadores, etc.

4. Ainda tem quem pensa que Apocalipse está focado em datas, cronogramas, gráficos, linhas do tempo, etc.

a) Todos estes estão desfocados.

b) Todos precisam ler com atenção o Apocalipse.

c) Todos devem observar atentamente o capítulo introdutório do Apocalipse.

I.        APRESENTAÇÃO DO APOCALIPSE – Apocalipse 1:1-3, 12-20

1. Revelação de Jesus Cristo: O Apocalipse inicia exatamente de onde os evangelhos encerraram (Mateus 28:18-20).

a) Após a vitória sobre o pecado, a morte e o diabo, Jesus recebe toda autoridade no Céu e na Terra.

b) Após ser entronizado no Céu e enviar o Espírito Santo a Terra (Atos 2:1-12), Jesus apareceu a João na tenebrosa Ilha de Patmos com todo poder e majestade divinal (Apocalipse 1:12-17).

c) Após receber todo o poder, Jesus guia Seus servos ao Seu reino; ainda que os reinos das trevas se ergam visando impedir Seus planos (Apocalipse 1:9-11, 18-20).

2. Revelação de como Jesus conduz a história: O fim será em breve porque Jesus está no controle do tempo e do Universo (Apocalipse 1:1, 17). João “dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo” (Apocalipse 1:2). Com Cristo, a história não está sem rumo, tem um destino maravilhoso!

3. Revelação de uma bênção: Há uma bênção específica para quem estuda e pratica a mensagem do livro de Apocalipse (Apocalipse 1:3). Além do Apocalipse ser parte de toda Palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4) e também ser útil para o ensino, repreensão, correção e educação na justiça (2 Timóteo 3:16), ele tem um incentivo para quem aplicar seus princípios antes que venha o fim projetado por Cristo.

II. O CONTEÚDO DO APOCALIPSE – Apocalipse 1:4-6, 17-18

1. O Apocalipse é um complemento ao evangelho:

a) O evangelho tem origem na atuação harmônica da Trindade: A saudação é da parte da Trindade.

b) O evangelho não é completo sem a atuação da divindade depois da cruz: A graça e paz da parte da Trindade é a essência do evangelho atuando na vida do pecador arrependido, perdoado, absolvido, justificado e reconciliado com Deus.

c) O evangelho é boa notícia do que a Trindade faz em favor do condenado pecador: A graça atua na desgraça humana e restaura o que o pecado arruinou e usurpou da raça humana.

2. O Apocalipse dá sequência ao evangelho: Que notícias boas contêm o Apocalipse?

a) Embora Satanás, o autor do pecado, seja o causador de sofrimento (Apocalipse 1:9), Jesus é o libertador do ser humano que clama a Ele desde o sofrimento (Apocalipse 1:5).

b) Embora Satanás seja o promotor da injustiça (Apocalipse 1:9), Jesus é o restaurador das consequências do pecado (Apocalipse 1:6).

c) Embora Satanás opere provocando dor, angústia, aflição e morte, Jesus venceu para nos oferecer segurança e abrir um caminho para nos tirar deste mundo sombrio (Apocalipse 1:17-18).

d) Embora Satanás tenha infernizado as pessoas com suas artimanhas diabólicas, Jesus conquistou as chaves da morte e do inferno para nos conceder esperança (Apocalipse 1:18).

3. O Apocalipse é prático na aplicação do evangelho: Os efeitos da atuação da Trindade são vistos na humanidade que se rende ao evangelho (Apocalipse 1:5-6).

a) Somos amados por Jesus.

b) Somos libertos dos nossos pecados por meio do sangue de Jesus.

c) Somos participantes do Reino de Cristo (Apocalipse 1:9).

d) Somos elevados a sacerdotes para servir a Deus Pai.

 III. A PROFECIA DO APOCALIPSE – Apocalipse 1:7-11

1. A revelação de Jesus vai além da Sua vida na Terra e Sua morte na cruz: O sacrifício e ressurreição de Cristo são insuficientes para salvar o pecador e restaurar todo o estrago causado pelo pecado. Na época de João, todos os apóstolos tinham sido mortos; João sofria terríveis maus-tratos; e, a Igreja cristã mergulhava fundo no sofrimento correndo o risco de ser erradicada do mundo (Apocalipse 1:9-11). Por isso, o foco do cristão é a volta de Jesus.

2. A revelação de Jesus tem a ver com Sua atuação na história da Terra e na condução de Sua Igreja rumo à glória: O evangelho também consiste na atuação graciosa de Cristo na história de Sua amada Igreja. “As coisas que em breve devem acontecer” (Apocalipse 1:1) tem a ver com o decorrer da história, desde o presente de João até o tempo do fim, culminando com a volta de Jesus (Apocalipse 1:3, 19). Nas mãos de Cristo a história tem um clímax.

3. A revelação de Jesus para nós nos foca em Sua segunda vinda: Sem o aspecto profético, o evangelho fica incompleto. Por isso, logo após a saudação e louvor em sua carta às sete igrejas, João foi direto ao apresentar o foco claro de toda profecia apocalíptica: A breve volta de Jesus, evento no qual todo olho O verá.

a) “Todo o plano da salvação... serve como prelúdio para a profecia. O Deus que vem é o próprio Messias. Porém, a profecia contém mais que boa notícia de libertação. Não esperamos meramente um acontecimento, aguardamos especialmente uma Pessoa que amamos e conhecemos, e que nos ama e nos conhece. Essa relação faz com que a espera seja muito mais intensa” (Jacques B. Doukhan).

b) O tema do Apocalipse foca no “aparecimento real, pessoal e visível do nosso Senhor ressurreto. É o evento mais público de toda a história humana, pois ‘todo olho O verá’” (Henry Feyerabend).

c) “A volta de Cristo é uma realidade. Queira você ou não. Aceite ou não. Esteja preparado ou não. Ele virá... quando ninguém suspeita de nada. Quando todo mundo acha que as coisas estão normais. De repente, o mundo todo acordará para o grande evento da História” (Alejandro Bullón).

 CONCLUSÃO:

1. A segunda vinda de Cristo é mais que meramente um evento, significa encontrar-se com Jesus, nosso amado Salvador.

2. A segunda vinda de Cristo não é meramente fugir deste mundo de sofrimento para a Pátria Celestial, será o momento de começar a eternidade ao lado dAquele que nos ama e que nós O amamos.

3. A segunda vinda de Jesus não deve ser aguardada apenas por medo das consequências do pecado, mas porque almejamos desfrutar da plena e íntima companhia da Trindade que tanto operou em nosso favor para nos salvar.

APELO:

1. Não permita que os ignorantes e instáveis deturpem tua compreensão do Apocalipse.

2. Estude com o coração e com muita oração cada sentença do Apocalipse.

3. Foque naquilo que o Apocalipse foca para que não fiques desfocado.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários