DEUS CUIDA MESMO QUANDO SUA IGREJA PAREÇA DESMORONAR

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Samuel 3:1-21


1. Na carência de espiritualidade, Deus pode suscitar alguém para promover grandes mudanças: Samuel foi um divisor de água na história sagrada. Ele conclui o período dos juízes na história dos hebreus e encabeçou a ordem dos profetas, tornando-se destaque no Novo Testamento (Atos 3:24; 13:16-20; Hebreus 11:30-34).

2. No tempo de espiritualidade em declínio e o povo de Deus em grande apostasia, Deus pode levantar alguém para erguer a sociedade imoral e pervertida: Leia todo o livro de juízes, observe cada detalhe que a revelação nos apresenta de um tempo em que a situação estava terrivelmente desanimadora. Foi nesse contexto que Deus presenteia Ana com um filho: Samuel (I Samuel 1:1-28).

3. Na época de decadência moral, social e religiosa, Deus não fica indiferente como Seus representantes na Terra: Em vez de cruzar os braços ou dar de ombros, Deus entra em cena, faz milagres, responde a súplica de uma mãe aflita e tratada como uma bêbada no templo, a qual consagra seu filhinho ao serviço do templo em Siló; então, um reavivamento nacional acontece por seu intermédio.

 

a) A imoralidade crescia dentro e fora do templo, mas isso não impediu de Deus agir naquele tempo (I Samuel 2:12-17).

b) A perversidade moral era pública na vida corrupta que mantinha os sacerdotes, Hofni e Fineias, filhos do negligente sumo sacerdote Eli (I Samuel 2:12-26).

c) A podridão moral atraiu o juízo do Deus que havia proferido palavras contundentes através de um profeta desconhecido, mas nada mudou na família de Eli (I Samuel 2:27-36); por isso, a profecia contra a casa de Eli foi reiterada por meio de Samuel (I Samuel 3:11-14).

 

I. DEUS ESTÁ NO CONTROLE DA HISTÓRIA DO MUNDO – I Samuel 3:1-4

 

Quando a rejeição da revelação de Deus estava quase totalmente desprezada, quando os líderes espirituais perdiam a visão dos princípios celestiais e, as chamas da verdade representadas pelas lâmpadas no candelabro estavam quase se apagando, Deus entrou em cena de uma forma bem singela e singular: Chamou um menino de 12 anos para ser Seu profeta!

1. Deus está observando o mundo, e está cuidando de cada detalhe; Ele está no controle da história; Suas estratégias visam alcançar o mundo inteiro, e, intentava alcançar o mundo através do falho e imperfeito povo de Israel.

2. Deus age em prol da humanidade ainda que a raridade da Palavra profética seja real devido à indiferença social de Seu amado povo.

3. Deus faz o que é mais viável na história mundial; certamente Ele não deixará o mal tomar conta de vez de Seus planos para o mundo e, muito menos de Sua igreja no mundo. Por isso Ele chamou o menino Samuel no meio da madrugada para ser Seu profeta!


II. DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE SUA IGREJA NO MUNDO – I Samuel 3:5-14

 

Quando tudo parece sair totalmente do controle, quando o futuro parece incerto e a religião que poderia influenciar o mundo foi tomada pelas influências do paganismo, Deus penetra na história humana e coloca um limite na atuação das forças do mal. A mensagem de juízo de Deus, predita pelo profeta anônimo (I Samuel 2:27-37) reiterada ao menino Samuel, visava frear as invasoras forças do mal.

 

1.    Deus é o dono da igreja, por isso a cuida como acha melhor. Pacientemente Deus tolerou a presença do sumo sacerdote Eli e seus filhos que agiam perversamente por vários anos. Visando uma mudança de atitude, Deus enviou uma mensagem forte que deveria ser impactante por meio de um profeta anônimo, mas nada mudou. Porém, Deus perseverou em fazer alguma coisa para reverter a situação deprimente em que Israel se encontrava.

2.   Deus é dono da igreja, Ele a administra como achar melhor. Por não surtir efeito a primeira profecia a Eli e seus filhos, pacientemente Deus reitera a mesma mensagem por meio de um pré-adolescente. Mesmo sem haver mudanças e arrependimentos, Deus ainda preservou Eli e seus filhos por muitos anos. Assim administra o proprietário da igreja! E faz o que melhor Lhe parece para guiá-la a um futuro glorioso.

3.   Deus é o dono da igreja, Ele a guia pelo caminho que achar melhor. Cada dia em cada detalhe, Deus faz o que melhor Lhe parece para conduzir Sua amada Igreja a um futuro de glória para obter os louros da vitória que Ele quer dar. Com Samuel, o povo de Israel foi organizado e restaurado de sua letargia espiritual!

 

III. DEUS ESPERA ENCONTRAR ALGUÉM DISPONÍVEL PARA SER SEU INSTRUMENTO NO MUNDO – I Samuel 3:15-21

 

Elcana, o pai de Samuel, era levita e portanto, sacerdote; mas fora dispensado do trabalho do templo por irregularidades no ministério. Além disso, ele tinha duas esposas que viviam os desgastantes dilemas da poligamia. O caos estava instalado na sociedade e no ambiente de adoração; nesse contexto, pode ser que a única opção de Deus era um pré-adolescente.

1. Deus não se importa com a idade e nem com falta de experiência. Embora fosse bem responsável, Samuel era bem infantil. Com 12 anos ele ainda não conhecia o Senhor (I Samuel 3:7); além disso, tomado de ansiedade e temor, nem lembrou de falar a palavra “Senhor” conforme orientado por Eli (I Samuel 3:9-10). Note também que a revelação foi tão dura e preocupante para o menino que Ele parece ter perdido o sono após terminar sua audiência com Deus (I Samuel 3:15).

2. Deus está a procura de pessoas disponíveis, não importa a idade. Com 12 anos, Samuel temia relatar a visão que Deus lhe dera em relação ao sumo sacerdote Eli. Contudo, Eli insistiu e apelou ao menino para que lhe contasse, e foi só assim que Eli ficou sabendo da mensagem divina e a acatou, em vez de atacá-la.

3. Deus quer estar com Seu povo, e cria diversas alternativas estratégicas para que esse propósito seja alcançado. Diz o texto sagrado e inspirado, “veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras [três vezes]” (I Samuel 3:10-11); após isso, “crescia Samuel, e o Senhor era com ele” (I Samuel 3:19). O Santuário em Siló era o meio de Deus habitar com Seu povo (Êxodo 25:8-9). Emanuel quer dizer Deus conosco (João 1:14). Toda estratégia divina revela o intento de Deus de habitar com pecadores, restaurados e transformados (Apocalipse 21:1-3).

CONCLUSÃO:


1. Não há ocasião em que Deus abandona Seu amor pelo Seu povo: Ainda que a situação pareça sem solução devido às muitas perversões até mesmo nos líderes espirituais, Deus age, mesmo que Sua única opção seja um menino de 12 anos.

2. Não há situação tão desesperadora que Deus não possa promover um reavivamento e uma reforma: Seu amor por Sua igreja não a deixa afogar nas correntezas ou profundezas do pecado. Veja estas duas citações de Ellen G. White:

 

a) “A igreja militante não é a igreja triunfante, e a Terra não é o Céu. A igreja se compõe de homens e mulheres errantes e imperfeitos [muitas vezes como Eli e seus filhos], que são apenas alunos na escola de Cristo, a fim de serem adestrados, disciplinados, educados, para esta vida e para a futura vida imortal” (The Signs of the Times, 4 de janeiro de 1883).

b) “Testifico aos meus irmãos e irmãs que a igreja de Cristo, por débil e defeituosa que seja [ainda que parecida com a igreja da época de Ana e Samuel], é o único objeto sobre a Terra a que Ele confere Sua suprema atenção [ilustrada na experiência de Samuel]. Enquanto a todos dirige o convite para irem a Ele e serem salvos, comissiona Seus anjos, para prestar divino auxílio a toda alma que a Ele se achega com arrependimento e contrição; e, pessoalmente, por meio de Seu Espírito Santo, está no meio de Sua igreja” (Vida e Ensinos, p. 206).

 

3. Não há espiritualidade tão morta que Deus não possa reavivar. Para Deus não há casos difíceis ou impossíveis, Ele pode resolver qualquer problema e restaurar qualquer situação assim que Ele encontrar alguém disponível. Deus mudou a situação de Israel através de Samuel. Deus colocou Israel nos trilhos e logo tornou aquelas tribos em um reino glorioso e próspero. Assim, não há igreja tão defeituosa que o poder de Deus não possa restaurar. Seu constante amor está disposto a qualquer coisa para poder resolver todos os pecados e obstáculos que separam as pessoas de Sua presença. Foi com esse propósito que Ele deu Jesus para nascer neste mundo e enfrentar um terrível sacrifício de cruz. 

APELO:


1. Nunca duvide do amor e cuidado de Deus por Sua querida igreja neste mundo tomado pelo pecado.

2. Nunca ignore o chamado de Deus quando Ele te chamar para promover restauração e transformação.

3. Nunca duvide do poder de Deus para transformar qualquer situação caótica e deprimente em reavivamento e reforma.

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários