VERDADEIRAMENTE O TEMPO ESTÁ BEM PRÓXIMO!


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico Principal: Apocalipse 1:3

Está escrito: “Bem-aventurados...” (Makários, no grego).

1. Conhecer o livro do Apocalipse é essencial à vida cristã e à felicidade no tempo do fim. Por isso, esse livro contém sete bem-aventuranças (veja 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7, 14).
2. Conhecer a mensagem do Apocalipse é o propósito divino aos cristãos que vivem os tempos inseguros do fim. “As sete bem-aventuranças fazem referência ao Deus que vem” (Jacques B. Doukhan).
3. Conhecer o que Deus revelou aos cristãos no tempo do fim promove paz, certeza e satisfação ao coração nas derradeiras horas críticas do tempo do fim. Por isso Deus insiste e incentiva seu estudo: 

a) Na abertura do livro: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).
b) Na conclusão do livro: “Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia” (Apocalipse 22:7).
c) Do começo ao fim da revelação divina a João na Ilha de Patmos temos bênçãos reservadas exclusivamente aos que se envolvem na compreensão do Apocalipse. Poderíamos dizer que essa bem-aventurança é a junção de dois textos inspirados:

i) “Bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam!” (Lucas 11:28).
ii) “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do senhor está próxima” (Tiago 5:8).

I. O MÉTODO PARA ENTENDER O APOCALIPSE – Apocalipse 1:3

Está escrito: “... aqueles que leem e aqueles que ouvem...”. O caminho para a bem-aventurança dessa promessa passa pelo método. O método para obter as informações a e mensagem da revelação contida nesse livro envolve: 

1. Ler: Quando o Apocalipse foi escrito, não havia imprensa. Os livros existiam em formato de pergaminho, os quais eram escritos à mão; portanto, tinha poucas cópias disponíveis. Então, era mais comum uma congregação de cristãos possuírem uma cópia do Apocalipse para ser usada durante o culto. Alguém era responsável para fazer a leitura da Sagrada Escritura em voz alta. Deus aprecia aquele que se dedica a ler publicamente a mensagem do Apocalipse.

2. Ouvir: Como não havia muitas cópias, na época de João as pessoas eram ávidas por ouvir a leitura das Sagradas Escrituras em algum culto público. “É interessante notar que o verbo ‘ler’ é o único verbo no singular: O que lê. Os outros verbos estão no plural: ‘Os que ouvem’. O leitor tem uma audiência; não está sozinho” (Jacques B. Doukhan).

3. Ler e ouvir constitui o método certo para termos contato com o evangelho no Apocalipse: Sem ler e ouvir fica difícil se deparar com a bênção intrínseca nesse livro maravilhoso. Hoje temos ainda privilégios que a igreja primitiva desconhecia. A vantagem de estudar a Bíblia por si mesmo por termos facilidade da disponibilidade de Bíblias é muito grande, de modo que possamos ser ricamente abençoados com o estudo das profecias para o tempo do fim. 

II. O OBJETIVO DE ESTUDAR O APOCALIPSE – Apocalipse 1:3

Está escrito: “Aqueles que guardam...”

1. Guardar: Antes de guardar, você precisa conhecer; e, você vai conhecer o Apocalipse se ler ou ouvir dele. Contudo, mais importante que ler ou ouvir, é guardar o conteúdo no coração a tal ponto de transformar em ação as palavras da revelação.

2. Os que leem e os que ouvem devem guardar: O modo como você tomou conhecimento da mensagem de Deus é secundário. Independente se você lê ou ouve, o que realmente importa é viver, na prática, o que Deus revelou.

3. Não há bem aventurança plena se não aplicar à vida diária o que Deus revelou: “Multidões poderão estudar as profecias, mas, se eu mesmo não me apoderar de sua mensagem e permitir que atue em minha vida, não obterei proveito algum”, advertiu o Dr. José Carlos Ramos.

III. O MOTIVO PARA APRENDER A MENSAGEM DO APOCALIPSE – Apocalipse 1:3

Está escrito: “O tempo está próximo”.

1. O tempo: O Dr. José Carlos Ramos nos ajuda a entender de que tempo o texto profético está falando. Ele observa que existem duas palavras gregas, usadas, geralmente, pelos escritores do Novo Testamento, que são traduzidas por “tempo”.

a) Chronos, de onde vem a palavra cronologia, é tempo que passa; como por exemplo: “Há quanto tempo você mora nessa casa?”
b) Kairós, é tempo no sentido de ocasião, como quando dizemos que o fim de ano é tempo de festas.

2. O tempo próximo é de eventos: Nesse texto, aparece a palavra kairós, indicando “o tempo da restauração de todas as coisas, o momento glorioso da volta de Jesus a este mundo, quando todas as promessas de Deus alcançarão pleno cumprimento” (José Carlos Ramos). Jesus não diz o dia nem a hora de Seu retorno; especular é tentar ir além do que Deus revelou, e significa se decepcionar. Porém, é claro que o “quando” revelado acontecerá num tempo bem próximo.

CONCLUSÃO:

1. Deus não quer que apenas estudemos e compreendamos o Apocalipse, Ele quer que sejamos felizes, abençoados e sintamos segurança em Sua condução da História.
2. Deus não quer que apenas examinemos e conheçamos o Apocalipse, Ele quer que coloquemos em prática cada um dos ensinamentos desse livro em nossa vida diária.
3. Deus não quer que apenas analisemos e entendamos o Apocalipse, Ele quer que compreendamos que o tempo está próximo e precisamos estar preparados para a volta de Jesus (Apocalipse 1:7).

a) “Este é o único livro bíblico que vem com uma bênção para aquele que ouve a leitura e explanação do mesmo e, então, responde com obediência” (John MacArthur).
b) “A mensagem deste livro é que Deus está no controle do futuro. Quando pensamos que podemos controlar o futuro, fazemos grande confusão. Se Satanás fosse capaz de controlar o futuro, ele usaria isso para nos destruir. Se o destino determinasse o futuro, nossa vida não teria sentido. Mas o Apocalipse ensina que o futuro está nas mãos de Deus, que nos ama e deseja o melhor para nós” (Comentário Bíblia Andrews).

c) “Através de todo o livro do Apocalipse se encontram as mais preciosas e enobrecedoras promessas, assim como advertências da mais tremenda e solene importância. Não quererão os que professam possuir conhecimento da verdade ler o testemunho dado por Cristo a João? Não há aí meras conjecturas, nem enganos científicos. Há, sim, as verdades que dizem respeito a nosso bem-estar presente e futuro” (Ellen G. White).

APELO:

1. Em um mundo em que impera a desesperança, experimente a bem-aventurança de Apocalipse 1:3.
2. Em uma sociedade atormentada pela insegurança, busque a bênção da bem-aventurança de Apocalipse 1:3.
3. Em uma sociedade ávida por alegria e felicidade, seja o porta-voz de Deus para espalhar a mensagem da primeira bem-aventurança de Apocalipse.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários