CETICISMO PROVOCA MURMURAÇÕES


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Malaquias 2:17

1. Quando surge o ceticismo e como age o cético em relação a Deus?
2. Como os céticos elaboram seus argumentos e por que contestam a Deus?
3. O que fazer ao lidar com um cético em sua arrogância e murmurações?

I. CÉTICOS NÃO ENXERGAM A DURA E TRISTE REALIDADE DE SUA IGNORÂNCIA – Malaquias 2:17

Após retornarem do cativeiro babilônico e reconstruírem o templo, os judeus começaram questionar a Deus, acusando-O de indiferente, imparcial e até sugerindo Sua inexistência. Eles tinham vida depravada, conforme revela o contexto do texto, porém exigiam justiça divina quando o que precisavam era de graça. As interpretações deturpadas aborreciam a Deus, chegando a enfadar-Se com os céticos provocadores. 

1. Os céticos enfadam a Deus com seu jeito de ser e falar indiferente: “Enfadais ao Senhor com vossas palavras”.

(a) A indiferença é pior que o ódio, por isso palavras de indiferença causam enfado em Deus.
(b) A indiferença ignora a Deus e Sua revelação descaradamente, isso cansa o Senhor.
(c) A indiferença é doença espiritual difícil de ser tratada, consequentemente enfada ao Senhor.

2. Os céticos são ignorantes mesmo em face da revelação de Deus: “...e ainda dizeis: Em que O enfadamos?”

(a) A ignorância é petulante, sobra-lhe arrogância até mesmo diante da revelação do Deus Onisciente.
(b) A ignorância tem a mente fechada, a razão embotada e a percepção dilacerada com o pecado do orgulho e da hipocrisia.
(c) A ignorância rejeita a revelação de Deus, questiona a informação dada por Ele, ou sugere equívoco nas verdades apresentadas pelo Soberano do Universo.

3. Os céticos desacatam a Deus com sua arrogância: Após o profeta declarar “enfadais ao Senhor com vossas palavras”, os céticos questionam arrogantemente: “em que O enfadamos?” – como se Deus estivesse equivocado, e eles, certos.

(a) Os céticos tratam a Deus como réu.
(b) Os céticos acusam a Deus como se Ele fosse culpado de alguma coisa.
(c) Os céticos tentam diminuir, desvalorizar, difamar e humilhar a Deus com Sua arrogância. Quanta petulância!

II. CÉTICOS POSSUEM CONCEITOS EQUIVOCADOS DE DEUS – Malaquias 2:17

Os judeus observaram a prosperidade dos ímpios quando retornavam do cativeiro babilônico (Malaquias 3:15), entretanto, não observaram a própria impiedade (Malaquias 2:11-15; 3:1-5). Consequentemente, avaliaram a Deus e chegaram a conclusões deístas, heréticas e até céticas. Pessoas assim existem nos dias atuais e atraem seguidores de todos os lados, é importante aprender a tomar cuidado e ser verdadeiramente sábio diante de tantas pessoas iludidas que erguem suas vozes arrogantes. Tais pessoas...

1. Creem que o padrão de valores de Deus é no mínimo esquisito/estranho: “Qualquer que faz o mal passa por bom diante do Senhor”.

(a) Quem não conhece a Deus por meio de um relacionamento íntimo fomenta ideias e conceitos equivocados sobre Sua moralidade.
(b) Quem não passa tempo na companhia de Deus terá dificuldades para interpretar corretamente a realidade da sociedade em que se encontra.
(c) Quem não convive com Deus pessoalmente elabora conceitos filosóficos baseando-se em fantasias humanas providas pela mente limitada e depravada pelo pecado.

2. Creem que Deus Se agrada dos maus, baseando o argumento na prosperidade dos ímpios: “É dos maus que Deus se agrada”.

(a) Avaliar os fatos evidentes, independente da revelação de Deus, certamente produz conclusões deturpadas.
(b) Analisar cientificamente situações aparentes aos olhos humanos desprovidos de informações fornecidas por Deus resulta em ilusão científica.
(c) Filosofar diante do que apenas os olhos limitados enxergam sem basear-se na Palavra de Deus converterá meras opiniões em fortes convicções que não passarão de ilusões filosóficas, portanto catastróficas.

3. Creem que Deus não faz justiça neste mundo perverso: “Onde está o Deus do juízo?” 

(a) A hipocrisia é ousada, a tal ponto de desafiar a Deus quando o próprio hipócrita está em transgressão consciente e merece condenação.
(b) A hipocrisia é intrometida, a tal ponto de questionar a Deus, Sua atuação na história e, Sua intervenção no futuro.
(c) A hipocrisia é atrevida, a tal ponto de parecer ser dona da verdade e estar com a razão quando levanta seus argumentos contra o santo Deus do juízo.

CONCLUSÃO:

1. Os que enfadam ao Senhor são muitos, tanto na igreja quanto fora dela. As pessoas enfadam a Deus com a crença de que são pessoas boas quando na verdade são apenas aparentemente piedosas; porém, Deus vê que são perversas em suas palavras e indiferentes em suas atitudes. É preciso tomar cuidado com a opinião do povo cético que ignora a versão de Deus sobre a história.

2. Os que enfadam ao Senhor são arrogantes, orgulhosamente erguem a cabeça, estufam o peito e falam descaradamente contra Ele, Seu governo e Sua justiça. Eles exigem de Deus justiça, quando a demora de Deus agir revela Sua misericórdia até mesmo contra os céticos insolentes e hipócritas imorais.

3. Os que enfadam a Deus agem revelando dúvidas sobre Sua existência, e usam a graça, a misericórdia e a paciência divinas como justificativas para seu ateísmo. Avaliações desprovidas da revelação divina são incompletas, consequentemente são passíveis de sérios erros interpretativos da realidade observada.

APELO:

1. Se você tem enfadado a Deus, arrependa-se e converta-se humildemente a fim de não permanecer iludido nos emaranhados pensamentos humanos, limitados e depravados pelo pecado do orgulho.

2. Se você conhece alguém que enfada a Deus com suas palavras e atitudes, diga-lhe para dar a chance de Deus apresentar Sua versão dos fatos também a fim de chegar numa conclusão justa da realidade.

3. Se você quer ser sábio de verdade, coerente em tuas análises científicas, e equilibrado em tuas interpretações filosóficas, busque intimidade com Deus e estude Sua Palavra; então, saberás que os céticos estão mentindo mesmo frente às verdades reveladas por Deus.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários