PLANEJE VIVER NUM REAL LUGAR PARADISÍACO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Apocalipse 22:1-5

1. O texto segue a descrição do capítulo anterior: (“Então”); parte da maior passagem bíblica referente ao que terão os salvos na eternidade.
2. O texto em pauta é a conclusão apoteótica da revelação divina à humanidade, o que se segue (22:6-21) são apenas exortações e sínteses de João referente ao livro de Apocalipse.
3. O texto é uma narrativa do que o anjo mostrou a João sobre o plano de Deus aos Seus fieis servos. Os verbos indicam o tempo futuro:

a) “Nunca mais haverá...” (v. 3);
b) “Nela, estará...” (v. 3);
c) “Os Seus servos O servirão” (v. 3);
d) Contemplarão a Sua face...” (v. 4);
e) “Já não haverá noite...” (v. 5);
f) “O Senhor Deus brilhará...” (v. 5);
g) Os salvos “reinarão pelos séculos dos séculos” (v. 5).

I. VIDA ABUNDANTE, INFINITA E PLENA – Apocalipse 22:1-2

A vida eterna permeará a existência daqueles que, de coração, servem ao Senhor. Alguns emblemas dessa vida são revelados a João, o qual nos comunicou nos seguintes itens:

1. Rio da vida: Esse rio é cristalino, limpo e puro; sai do trono de Deus e do Cordeiro – verdadeira fonte da vida. Essa ideia pode ser vista também na profecia em Ezequiel 47:1-12.

2. Água da vida: Essa água é do rio brilhante como cristal, a fonte da eterna juventude. Jesus disse possuir essa água (João 4:14), e agora estará disponível em quantidade ilimitada.

3. Árvore da vida: Para completar a vida dos salvos, a árvore que fora restringida após a entrada do pecado (Gênesis 2:9; 3:22; Apocalipse 2:7), estará novamente acessível aos ex-pecadores. 

II. FARTAS PROVISÕES – Apocalipse 22:2

É evidente que nada faltará àqueles que, pela graça do Cordeiro de Deus, estiver com Ele na eternidade. Observe que, 

1. A árvore da vida produz doze frutos: É possível que a organização das árvores tenha causado ilusão de ótica em João; pois, nessa mesma linha profética, Ezequiel viu várias delas junto ao rio (Ezequiel 47:12). Além disso, em Apocalipse é possível perceber que cada fruto dessa árvore é diferente um do outro.

2. A árvore da vida produz incessantemente: Mais importante que entender a visão de João (ou a de Ezequiel) nesse quesito, é saber que a árvore sempre produzirá frutos para manter a vida dos salvos na eternidade, pois “dará seu fruto de mês em mês”.

III. SAÚDE TOTAL – Apocalipse 22:2

João havia informado que não haverá morte no Novo Céu e Nova Terra (Apocalipse 21:4). Agora, informa que haverá meios que manterão plenamente a saúde nesse lugar maravilhoso.

1. As folhas medicinais: Essa ideia também está presente na visão de Ezequiel, onde a profecia cita as folhas das árvores ao redor do rio como remédio, úteis para prevenção de doenças físicas, emocionais e espirituais.

2. As folhas têm funções curativas: Não haverá doença no Paraíso, nessa informação há garantia plena.

3. As nações serão restauradas: A cura para as nações pode referir-se à questão política, diferenças raciais e, desigualdade social, as quais afligem a população numa sociedade onde o pecado está presente, mas deixará de existir.

IV. SEGURANÇA ABSOLUTA – Apocalipse 22:3

Não haverá nenhum perigo na sociedade preparada por Deus aos Seus servos atualmente adaptados numa sociedade com alto índice de periculosidade. O texto revela que: 

1. Não haverá maldição: A maldição que privou Adão e Eva do perfeito Jardim do Éden, que fez a terra gerar cardos e espinhos, que tornou o corpo suscetível a cansaço, doença e morte (ver Gênesis 3) não existirá jamais.

2. A bênção será absoluta: Sendo que não haverá maldição, só a bênção reinará no reino de Deus.

V. ADORAÇÃO PLENA – Apocalipse 22:3-4

Adorar é honrar e servir fielmente ao Senhor Soberano no Universo. Pela fé louvamos com atitudes e palavras sem vê-lO fisicamente, mas um dia o faremos literalmente em Sua presença.

1. No meio da praça estará o trono do Universo: A praça estará no centro da “Nova Jerusalém”; e, o trono do Pai e do Filho estará no centro dela, onde todos terão livre acesso.

2. Os súditos servirão alegremente: Servir a Deus sem vê-lO já é grande privilégio, quanto mais em Sua presença direta.

3. A adoração será contemplando a face de Deus: O alvo de todo indivíduo apaixonado é ver a face do Ser amado. Moisés foi muito longe nesse alvo, mas não o alcançou (Êxodo 33:20-23). Entretanto, os salvos adorarão contemplando direta e literalmente a face do Soberano do Universo, e não morrerão.
 
4. O nome de Deus estará visível na fronte dos adoradores: O nome refere-se ao caráter. O nome de Deus na fronte dos Seus servos representa o reflexo do Seu caráter em Seus servidores.

VI. PRIVILÉGIOS INFINITOS E INDESCRITÍVEIS – Apocalipse 22:5 

Além de todos os privilégios citados até aqui, existem outros que devem nos dar “água na boca” de vontade de nos preparar para viver esta experiência.

1. A constante luz da presença de Deus:

a) Não haverá noite: Nem trevas de pecado, imoralidade e perversidade; nem as noites deste mundo resultantes da ausência do sol, existirão no Novo Céu e Nova Terra.
b) Não haverá necessidade de luz elétrica, nem de qualquer fonte de energia, “nem precisam eles de luz de candeia”.
c) Não haverá necessidade de luz solar: O sol será desnecessário, pois uma luz mais poderosa e brilhante que a sua iluminará ininterruptamente o ambiente paradisíaco.
d) Deus brilhará incessantemente em todo lugar: A luz que ofusca a luz do sol é a luz da própria presença de Deus.

2. Reinar eternamente no reino de Deus: Os ex-miseráveis pecadores serão galardoados com cargos de reis e rainhas do Universo, ao lado de Deus e do Cordeiro, por tempo ilimitado. Quantas coisas maravilhosas terão para fazer que nem imaginamos, e João não descreveu, pois creio que vai muito além da nossa compreensão!

CONCLUSÃO E APELO:

1. O futuro é promissor para quem serve a Cristo no presente. Então, por que não servi-Lo fielmente?
2. O futuro para o fiel servo de Deus não é a morte ou o fim do mundo, mas o começo de uma nova vida no Novo Céu e Nova Terra. Por que não se preparar para esse novo começo enquanto vivemos no fim da história deste mundo?
3. O destino dos súditos de Cristo e de Deus certamente será um lugar paradisíaco para viver eternamente. Por que não aproveitar a vida curta que temos aqui a fim de nos prepararmos para a vida eterna no Paraíso sem fim?

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários