A DIFERENÇA QUE FAZ TER UM GRANDE SUMO SACERDOTE


INTRODUÇÃO: Texto bíblico do sermão: Hebreus 4:14-16
1. Não houve tentação das mais intensas que Jesus não tenha enfrentado; por isso, não existem circunstâncias por pior que sejam que Ele não possa nos socorrer.
2. Não houve tentação por mais intensa que fez com que Jesus cedesse; por isso, Ele pode livrar-te de qualquer tentação por mais que pareça mais forte que você.
3. Não houve tentação fraca para Jesus, Ele passou por tudo o que passamos e mais um pouco; assim, com Ele você também pode vencer, tornando-se um vitorioso.

I. JESUS ADENTROU NOS CÉUS A PARTIR DE NOSSO MUNDO DE PECADO – Hebreus 4:14
1. Jesus atravessou o céu atmosférico (o que vemos daqui), ultrapassou o céu sideral (lugar onde estão os planetas, as galáxias, etc.) e, entrou no Céu, onde Deus habita.
2. Jesus não se deparou com nenhum empecilho ao entrar nos Céus porque Ele foi tentado em tudo, mas permaneceu sem pecado.
3. Jesus venceu a tentação, o pecado, Satanás e a morte aqui na terra para tornar-se Sumo Sacerdote no Céu com autoridade para interceder e lutar por nós.

II. JESUS, O FILHO DE DEUS, PROVOU E VENCEU AS DURAS PROVAS QUE OS CRISTÃOS ENFRENTAM – Hebreus 4:15
1. Somos tentados em algumas coisas e caímos em muitos pecados; por outro lado, Jesus foi tentado em todas as coisas, mas não vacilou em nada.
2. Somos informados que em Jesus a Divindade se aproximou tanto da humanidade a ponto de provar os mesmos desafios que enfrentamos neste mundo de injustiças e maldades, mas não cedeu ao pecado.
3. Somos confortados em saber que temos um Sumo Sacerdote que compreende a fundo nossa fraqueza e nossa dor, e, venceu para nos dar a vitória.

III. JESUS CRISTO TORNOU-SE O GRANDE SUMO SACERDOTE DOS CRISTÃOS – Hebreus 4:15-16
1. Nosso Sumo Sacerdote é grande em compaixão por nós que somos fracos e sofredores; e, nos socorre em tempo oportuno.
2. Nosso Sumo Sacerdote é grande em Sua obra na Terra e no Céu: na Terra, por Seu extraordinário sacrifício por nós; no Céu, por Sua magnífica intercessão por nós.
3. Nosso Sumo Sacerdote é grande por abrir o caminho para que pudéssemos ter livre acesso ao sagrado e santo trono de graça e misericórdia, onde está Deus.

CONCLUSÃO:
1. Quem tem Jesus Cristo como seu grande Sumo Sacerdote tem a máxima liberdade de acesso ao trono de Deus, no qual está a fonte da misericórdia e da graça em que o cristão pode abastecer-se diariamente.
2. Quem tem Jesus Cristo como seu grande Sumo Sacerdote encontra recursos diários para enfrentar as vicissitudes da vida neste mundo de provações.
3. Quem tem Jesus Cristo como seu grande Sumo sacerdote encontra, junto ao trono de Deus, suficiente graça e misericórdia para agir com confiança rumo à vitória sobre o pecado.

APELO: O apelo deste sermão é extraído do próprio texto bíblico:
1. Por Jesus ser nosso Sumo Sacerdote conserve com firmeza a tua convicção confessando publicamente a fé mesmo em face das mais duras tentações.
2. Por Jesus ser nosso Sumo Sacerdote achegue-se com confiança ao trono da graça para recebermos graça, misericórdia e socorro em tempo oportuno.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

3 Comentários

  1. GOSTEI MUITO E SEMPRE CONSULTAREI ESTE SITE NAS MINHAS PARTICIPAÇÕES COM ILUSTRAÇÕES OU ALGUM COMENTÁRIO DE VERSÍCULOS. Grata. Deus o Abençõe!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso és o Senhor Jesus...Glorias sejam dadas ao nosso redentor por todas as maravilhas alcançadas por intermédio do sacrifício dele na cruz!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: