INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: I Reis 19:1-21
1. A depressão é doença real: Muitos pensam que depressão é “frescura”, mas não é. É uma doença psicológica real que precisa ser tratada como qualquer outra.
2. A depressão atinge o físico, o emocional e o espiritual: Elias estava esgotado, decepcionado e com medo do futuro. Depois de intensas atividades, desgastou-se; desejou ficar sozinho e pediu para morrer (I Reis 19:1-4).
3. A depressão assalta profundamente até o crente: Elias havia sido um tremendo instrumento de Deus; todavia, foi acometido de depressão profunda.
Como Deus lida com a depressão? Quais os passos divinos para curar depressão?
I. EM PRIMEIRO LUGAR DEUS TRATA O ASPECTO FÍSICO DA PESSOA DEPRESSIVA – I Reis 19:5-8
1. Alimentação correta: O depressivo precisa comer pão integral, arroz integral, granola, grãos e castanhas em abundância (nutrimento).
2. Água: O depressivo necessita beber de seis a oito copos de água por dia (hidroterapia).
3. Descanso: O descanso (sonoterapia) precisa ser diário (circadiano), oito horas de sono; e, semanal (cercaceptano). Deus santificou e abençoou o sábado para descanso, pois o gene P53 só é restaurado no sétimo dia.
4. Exercício físico: O anjo de Deus pediu que Elias caminhasse. Os especialistas confirmam que o melhor exercício é a caminhada.
II. EM SEGUNDO LUGAR DEUS TRATA O ASPECTO PSICOLÓGICO DO DEPRESSIVO – I Reis 19:9-10, 13-14
1. Deus trata tal aspecto apenas quando o depressivo completa os quatro pontos do aspecto físico supracitado.
2. Deus induz o depressivo a uma reflexão sobre a vida. Ele pergunta duas vezes: “O que fazes aqui?” e aguarda a resposta falada (psicoterapia).
3. Deus sabe que o depressivo precisa falar e sentir-se útil; ou perceber que não é hora de entregar os pontos, pendurar a chuteira, ou desejar a morte.
III. EM TERCEIRO LUGAR DEUS TRATA O ASPECTO ESPIRITUAL DE QUEM TEM DEPRESSÃO – I Reis 19:11-12, 15-21
1. O depressivo precisa compreender corretamente quem é Deus:
a. Deus não é um grande e forte vento (energia).
b. Deus não é um poder destruidor – um terremoto.
c. Deus não é vingativo e carrasco – um fogo de ira.
d. Deus é paciente e misericordioso – voz calma e suave.
2. O depressivo necessita aceitar desafios importantes de Deus:
a. Preparar pessoas para ocupar cargos elevados.
b. Preparar alguém para cumprir a missão de Deus.
3. O depressivo deve submeter-se inteiramente a Deus:
a. Deus diz: “Vai” – O imperativo de Deus requer uma reação.
b. Deus cura quando o depressivo toma atitude – “Partiu Elias dali”.
CONCLUSÃO:
1. Atualmente a depressão é tratada de forma incompleta pelos profissionais, por isso não há cura completamente:
a. Médicos tratam apenas o aspecto físico, ainda com medicamentos fortes e químicos.
b. Psicólogos tratam apenas o aspecto emocional; os psiquiatras tentam tratar os aspectos físicos e emocionais, porém esquecem o espiritual.
c. Pastores modernos e líderes espirituais tratam apenas o aspecto espiritual, creem que o depressivo tem demônios e precisam expulsá-los.
2. Atualmente a depressão está aumentando muito devido ao crescente número de atividades, assim há um esgotamento físico, emocional e espiritual como aconteceu com Elias. Deus conhece a doença e sabe como tratá-la. Adote todos os passos e verás o poder da cura!
3. Agora aprendemos com Deus que a depressão precisa ser tratada de forma correta, completa e passo por passo; iniciando pelo aspecto físico, passando pelo aspecto emocional e concluindo no aspecto espiritual – nesta ordem!
APELO:
1. Alimente-se corretamente.
2. Beba água em abundância.
3. Descanse moderadamente.
4. Exercite-se continuamente.
5. Reflita sobre a vida e sua existência.
6. Conheça melhor a Deus.
7. Cumpra a missão desafiadora que Deus te deu.
8. Submeta-se inteiramente à vontade de Deus.
Pr. Heber Toth Armí
3 Comentários
Excelente explanação sobre a depressão.
ResponderExcluirRealmente não tem nada capaz de vencer a depressão como a crença, a fé em Deus, a confiança total Nele e a entrega de nossa vida nas mãos Dele.Enfim, Deus!
Ler a Bíblia, meditar sobre o que Nela está escrito, preservar a vida, valorizando-a e cuidando-a são outros meios com os quais podemos contar no combate à depressão.
Achei muito interessante sua postagem, pois ja sofri com a Depressão, e o meu remédio foi e é Deus em minha vida...
ResponderExcluirUtilizei de seus dados em meu blog... Assim como Deus me ajudou ele ajudara milhares de pessoas....
http://meucantinho-josy.blogspot.com.br/
Pastor bom dia! Esta manhã orei a Deus e lhe pedir que mostrasse que mensagem deveria levar a igreja nesta quarta-feira, já que havia recebido o convite sábado. A meditação que escolhi hoje foi a do Pastor Wilson Sarli e como de costume escolho aleatoriamente, e saiu a meditação do dia 10 de junho Anjos. Concluir que essa seria a mensagem da vontade de nosso Deus. Bem, fui pesquisar na net uma figura de nossa igreja sobre anjos. coloquei imagens, o resultado aparecia inúmeras imagens de anjos, mais nenhuma condiziam com aspectos evangélicas, até que uma me pareceu mais agradável ao olhar. acessei a imagem, me deparei um sermão sobre anjos, busquei ver que pastor era e que igreja pertencia, foi então que fiquei surpresa com a resposta Divina, seu sermão endossa a meditação!! Agradeci muito ao Nosso Pai amado, pois nos usa para Seus propósitos. Obrigado pastor por sermões tão inspiradores, que nosso bom Deus e Seu Santo Espirito continue te abençoando em tua jornada sempre. Um abraço.
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: