CONSEQUÊNCIAS POR RIDICULARIZAR OS PAIS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Provérbios 30:17
1. Vivemos num século em que o desrespeito aos pais e aos seus conselhos é demasiadamente grande.
2. Vivemos em uma sociedade incomparável à qualquer geração, em que a maioria dos filhos desprezam a obediência aos seus pais.
3. Vivemos numa época em que os filhos são turbulentos, rebeldes e estúpidos com os pais. Portanto, é principalmente para a atualidade que mais se aplica os ensinamentos de Provérbios 30:17.

I.  OS FILHOS QUE ZOMBAM DOS PAIS SERÃO ZOMBADOS PELA SOCIEDADE – Provérbios 30:17
A palavra “zombar” significa menosprezar, ignorar e ridicularizar aos pais. Os pais desejam o melhor para seus filhos, enquanto estes, muitas vezes desejam o pior para seus pais. Eles serão zombados (Juízes 16:23-27).
1. Filhos rebeldes crêem que sabem mais que seus pais, por isso os ignoram como no caso de Sansão:
a) Sansão se apaixonou por uma mulher pagã, filistéia, que não amava a Deus; e, desejou-a para si (Juízes 14:1-2).
b) Sansão rejeitou firmemente o conselho de seus pais; ignorando-os, seguiu suas próprias paixões (Juízes 14:3).
c) Sansão, consequentemente, teve seus olhos furados e a vida arruinada, vindo a falecer antes que seus pais (Juízes 16:21, 29-31).
2. Filhos zombam dos pais quando lhes trazem tristezas, desgostos e problemas.
3. Filhos que zombam de seus pais terão um péssimo comportamento. E, por isso são rotulados de “mal criados” ou “mal educados” – uma referência negativa aos pais.

II. OS FILHOS QUE DESPREZAM A OBEDIÊNCIA À SUA MÃE SERÃO DESPREZADOS PELA SOCIEDADE – Provérbios 30:17
A palavra “desprezar” neste versículo é o contrário de honrar (Êxodo 20:12). Desprezar é tratar com desprezo, considerar insignificante e sem valor aos pais; portanto, desprezar aos pais é desprezar ao mandamento de Deus e perder a bênção dEle.
1. A mãe que pede ajuda aos filhos e estes não lhe dá ouvidos, desprezam a obediência e sofrerão suas conseqüências.
2. A mãe que aconselha e orienta aos filhos que a ignoram, verá a ruína de sua descendência.
3. A mãe que tem filhos desobedientes, que não ouve suas sábias instruções, terá tristezas incalculáveis na vida.

III. OS FILHOS REBELDES TERÃO SEUS OLHOS ARRANCADOS E DEVORADOS – Provérbios 30:17
Os “corvos” e “pintãos” da águia são metáforas ou símbolos do que podem destruir os filhos rebeldes e negligentes. Desta forma, honrar pai e mãe traz bênçãos; desprezá-los traz maldição.
1. Filhos desobedientes não têm sabedoria nem discernimento, pois são cegados pela paixão desenfreada da natureza pecaminosa.
2. Filhos desobedientes aos conselhos dos pais sofrem as conseqüências que Sansão sofreu fisicamente, psicologicamente e espiritualmente.
3. Filhos que se dirigem aos pais com grosseria, sarcasmo ou estupidez; ou, olham-nos com desprezo, raiva ou ódio serão destruídos pelos vícios, drogas ou cadeia por mau comportamento que terão na sociedade.

CONCLUSÃO:
1. Filhos que honram os pais seguem as sábias orientações para a vida, porém os filhos que os desonram sofrem as consequências.
2. Filhos que honram aos pais não acham exageradas as palavras bíblicas em Provérbios 30:17, mas os que desprezam seus pais perceberão que seu fim será ainda mais exagerado.
3. Filhos que honram os pais serão abençoados pelo Senhor com vida longa (Êxodo 20:12); entretanto, os desobedientes e rebeldes sofrerão em sua vida curta.

APELO: Cuide de tuas atitudes na infância e na vida adulta; pois, segundo Aristóteles, “O nosso caráter é o resultado de nossa conduta”.

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

20 Comentários

  1. tenho vivido esse caso de rebeldia de filho com muita tristeza pois Deus não muda, a paga sobre esse filho virá e eu terei que ve-lo sofrer se esse não se arrepender de sua rebeliao,jovens, filhos cuidado arrependam - se de seus maus camihos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem sofro muito porque tenho filhos ingratos.....e eu trato de ser uma maravilhosa mae...mas como voce diz terei que velos sofrerem se nao se arrependem...

      Excluir
  2. eu tambem sofro assim de ver um filho não me obedecer

    ResponderExcluir
  3. eu tambem sofro assim de ver um filho não me obedecer

    ResponderExcluir
  4. Minha filha foi criada por minha mãe, e hoje ela com 24 anos nao me perdoa por não ter criado ela. Ela foi muito bem criada pela minha mãe e o meu irmão. Foi criada nos caminhos de Cristo mais ela se tornou uma pessoa amarga. Ja pedi perdão,disse que tinha me perdoado. Mais hoje sei que esse perdão nunca foi sincero. Ela acha que eu abandonei ela por causa do meu marido que com quem eu vivo a mais de 20 anos. Me xingou e me rogou praga no whatzap e depois me bloqueou. Sinto muitas tristezas por não ter criado ela. Me culpo por ela ser assim. Me ajudem, to querendo tirar minha vida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tirar sua vida nada, deixa disso. Viva a sua vida e deixe ela com a dela. Faça a sua parte e não espere nada dela. Depois de 30 anos de muita dedicação, onde fui fielmente casado com a mesma mulher, fui abandonado pela minha ex e duas filhas, só me sobrou 1 filho até agora antes que Deus me livre vire a cabeça também. Nessa vida cada um dá conta do que faz. Ela foi criada no evangelho? Pronto! Ela sabe de tudo! Viva sua vida, seja feliz e esqueça os outros. A vida é autônoma!

      Excluir
    2. ão faça isso, nada nem ninguém pode ser o motivador de tirar aquilo que Deus nos deu, a vida.
      Você fez sua parte, diante de Deus teus pecados foram perdoados, agora é ela com Deus.
      Fica em paz.
      A dor do desprezo é terrível, mas em Jesus tudo vencemos.
      Fica com Deus.

      Excluir
    3. Oi com Jesus é diferente querida. Somente ore pela sua filha apresenta ela ao senhor todos os dias, e espera no senhor confia nele. Ele tem sua maneira de trabalhar em nossas vidas. Deus está no controle de tudo, Deus tem vitória para você, não desista de sua filha e fica firme, o senhor conhece o seu coração. Não se culpa por nada sua filha é conhecedora da palavra de Deus. Espera no senhor, fica tranquila.

      Excluir
    4. Cada um vai prestar conta pra deus se ela não quer perdoar é ela com deus. ela é conhecedora da palavra e se voce tirar a sua propria vida voce perde a salvação.

      Excluir
    5. A nossa alegria está no Senhor,conheço sua dor seja forte e viva feliz

      Excluir
    6. Sim, tire a sua vida , cravando- a na cruz de Cristo. A cruz significa a morte do nosso Eu, nossas vontades e anseios. Se vc já se arrependeu e confessou isso sinceramente ao Pai e a ela , aguente firme a consequência de seu erro pq pecados tem consequências e sinta- se em paz com Deus , orando todos os dias pela sua filha pra que Ele reconstrua o que vc derrubou no passado. Se forte!!

      Excluir
  5. Minha filha foi criada por minha mãe, e hoje ela com 24 anos nao me perdoa por não ter criado ela. Ela foi muito bem criada pela minha mãe e o meu irmão. Foi criada nos caminhos de Cristo mais ela se tornou uma pessoa amarga. Ja pedi perdão,disse que tinha me perdoado. Mais hoje sei que esse perdão nunca foi sincero. Ela acha que eu abandonei ela por causa do meu marido que com quem eu vivo a mais de 20 anos. Me xingou e me rogou praga no whatzap e depois me bloqueou. Sinto muitas tristezas por não ter criado ela. Me culpo por ela ser assim. Me ajudem, to querendo tirar minha vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Renata, mude os seus pensamentos e mudarás a sua vida. Abençoe sua filha todos os dias, diversas vezes. Entrega, confia, aceite e agradeça. Foque no amor. Perdoe-se a si mesma e siga sua vida em paz, com muita fé e amor. Sua filha um dia vai reconhecer os erros que comete por não conhecer a lei do amor e do perdão.

    ResponderExcluir
  7. Abençoe sua filha todos os dias, diversas vezes. Entrega, confia, aceite e agradeça. Foque no amor. Perdoe-se a si mesma e siga sua vida em paz, com muita fé e amor. Sua filha um dia vai reconhecer os erros que comete por não conhecer a lei do amor e do perdão.

    Copiei Juarez gostei.... creia e verás Renata

    ResponderExcluir
  8. E os pais que sempre desrespeitam o filhos? Mesmo assim, os filhos tem que ter respeito aos pais? Se os filhos passam a vida toda sendo agredidos psicologicamente. Não é válido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Anônimo!
      Esse texto tem um enfoque nos filhos que desrespeitam os pais; há outros textos que respondem as tuas perguntas, tais como Efésios 6:4, Colossenses 3:21, etc.

      Excluir
  9. Olá, já o meu caso é muito diferente. Minha mãe me humilhar e me xinga de palavras horríveis como vadia,vagabunda,nogento entre outras que não me abençoa. E ela tem cargo de alta importância na igreja ASDD.Me julgar o tempo todo de roubada e me depressa como filha.Eu já fiz de tudo pra ficar calma e calada mas as vzs já o responde a ela e as vzs até mesmo o ódio não por ela mas sim tenho nojo das palavras que me refere. Nunca abre a boca pra me aconselhar ou opiniões,ela sempre tem algo pra acabar com meu sorriso é minha paz o socessego. Evito de todas as formas não enfrentala verbalmente mas infelizmente a raiva me sobe. E tudo que mas quero é vê ela com saúde e bem velhinha pra mim poder mostrar pra ela o que ela se referiu a mim não passava de um depresso .Eu a amo muito mas minha mãe Sempre diz que tem nojo de mim e que sou a maldição dá vida dela. Situação um pouco diferente dá de "filho honra teu pais". Eu não provoco e sim todos os dias ela já começa a falar palavras ao contrário .

    ResponderExcluir
  10. também passo por isso e muito triste, era da igreja uma benção e de repente virou a cabeça de forma tão horrivel

    ResponderExcluir
  11. Estou passando a mesma coisa com minha filha, agora com 18 anos só piorou não nós obedece não nós respeita me chinga, me ofende, sai a hora que quer, não trabalha largou os estudos estou muito triste, depressiva anciosa tenho vontade de largar tudo, oque me dá força e minha filhinha mais nova de 6 anos, senão não sei o que seria de mim 😔😔

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: