A PÁSCOA FOI SUBSTITUÍDA PELA CEIA DO SENHOR


O mundo cristão celebra a páscoa apenas por tradição, pois na verdade Jesus aboliu a páscoa com a instituição de outra cerimônia sagrada. Antes de Sua morte Jesus convidou Seus discípulos para comemorar a páscoa; entretanto, ali no cenáculo Ele institui a Santa Ceia no cristianismo em lugar da páscoa!
1.   A páscoa era uma comemoração do livramento da escravidão egípcia: Os filhos de Israel ficaram no Egito por 430 anos, dos quais a maior parte destes anos eles foram obrigados ao trabalho escravo. Quando Deus ouviu o clamor desesperado dos israelitas Ele providenciou Moisés para libertá-los da escravidão (Êxodo 3:7-10). Então, depois de vários acontecimentos, Deus alerta os israelitas por meio de Seu servo Moisés de que eles seriam libertos. O povo deveria estar preparado para sair do Egito e essa preparação consistia em realizar uma cerimônia nunca realizada. Pela primeira vez na história o povo de Israel celebra a páscoa do Senhor (Êxodo 12:1-28). Essa cerimônia deveria ser repetida até a morte do verdadeiro Cordeiro Pascal (João 1:29).
2.  A páscoa apontava para a vinda do Cordeiro que liberta da escravidão do pecado: Na época da morte de Jesus era o tempo da páscoa. Por isso Jesus fora ao cenáculo com Seus discípulos e ali se deu a última ceia da páscoa e a abertura da cerimônia da santa ceia. Assim a cerimônia da páscoa do Senhor foi substituída pela Ceia do Senhor. Como era época de celebrar a páscoa, Jerusalém estava repleta de gente de todos os lados. De todos os cantos os judeus saiam de seus lugares com seus familiares a fim de comemorar a cerimônia pascal em Jerusalém. E foi nesse exato momento que Jesus foi sacrificado como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Mateus 26:1-5).
3.  A páscoa teve fim para dar início à Santa Ceia: Hoje se comemora a páscoa apenas por tradição, mas não porque Jesus ratificou. Na verdade a Santa Ceia é a celebração que todo o cristão deve celebrar, pois esta sim foi deixada por Jesus em lugar da páscoa (Mateus 26:17, 26-30).  A páscoa era celebrada com pães asmos (sem fermento), carne de cordeiro e ervas amargas. A Santa Ceia deve ser celebrada com pão sem fermento – que simboliza o corpo de Cristo sem contaminação com o pecado; e com o suco da uva não fermentado – que simboliza o sangue de Cristo sem a fermentação do pecado.
Não deixe de comemorar a ceia do Senhor. Ela nos faz lembra de que Jesus é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. O pecado nos escraviza. Jesus veio a este mundo morrer pelos nossos pecados a fim de libertar-nos da escravidão causada por eles. Permita que Jesus te liberte deste tipo de escravidão. Clame por socorro a Jesus Cristo como os israelitas clamaram no Egito.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

54 Comentários

  1. A paz do Senhor Jesus a todos!
    Estou estudando a bíblia e concordo com esta linha de raciocínio, também entendi desta forma. Minha dúvida é:
    Qual a data correta para celebrarmos a Santa Ceia?
    Quanto a celebração da Páscoa, os judeus receberam a orientação para que fosse anual. Já para os cristãos, não há uma orientação clara a respeito.
    Tendo em vista que para nós ela representa algo que precisamos sempre ter em mente, deveríamos celebrar a Santa Ceia todos os dias, assim como os católicos?
    Já que o sacrifício de Cristo na cruz não deve ser lembrado uma vez no ano ou a cada mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, lhe darei uma informação valiosa se você não quer mais ser enganada, procure um membro da Igreja de Deus, pergunte pela páscoa e prepare-se para ter ser serteza que todas as outras igrejas pregam a palavra de Deus de forma errada e nem mesmo seguem a bíblia.

      Excluir
    2. a santa ceia na biblia não é encontrada, isto quer dizer o que não estiver na biblia e sendo a palavra verdadeira de DEUS, é anatema!!!Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém anuncia a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
      Gálatas 1:8-9

      Excluir
    3. Nao mostrou nem um versiculo da biblia provando que jesus deu eesse emsinamento e nem que ouvi essa subistituicao

      Excluir
    4. Nao mostrou nem um versiculo da biblia provando que jesus deu eesse emsinamento e nem que ouvi essa subistituicao

      Excluir
    5. Verdade o pessach não foi abolido não,procure na bibia israelita restaurada,isso Roma que mudou tudo,colocou esses enxertos pra desvicúlariza as verdades e colocar doutrinas de homen.

      Excluir
    6. Sim muito bom a última Páscoa e a primeira santa ceia

      Excluir
    7. A Bíblia diz que os discípulos de Jesus se reuniam no primeiro dia da semana a fim de partir o pão (Ceia do Senhor), como toda semana tem domingo, logo entendemos que a Ceia deve ser observada todo domingo, sem excessões.
      Att. Cléber

      Excluir
    8. A Páscoa é comemorada pelos judeus por sua libertação do Egito, assim como o dia do sábado deve ser guardado por eles (judeus) ex:20,8-11 ex:12-1-11 , sobre a ceia deve ser tomada sempre para lembrar do sacrifício do Senhor que se deu por nós não tem dia específico, no mínimo uma vez por ano , algumas igrejas adotam a regra de ser todo mês, o cristão não deve abster-se da ceia pois o corpo é o pão, João 6 , 48-58

      Excluir
    9. Anônimo, em primeiro lugar, NÃO EXISTE A EXPRESSÃO PRIMEIRO DIA DA SEMANA E MUITO MENOS DOMINGO, a expressão, que foi traduzida de forma tendenciosa para desacreditar o Shabat, deveria ter sido traduzida como imediatamente após a guarda do Shabat, ou seja, no finalzinho do Shabat quando os judeus se reunião para celebrar o final do Shabat. Eusébio de Cesareia em sua obra História Eclesiástica, cita tanto a guarda do Shabat quanto Pessach (Páscoa) sendo guardados pelas congregações da Ásia. Shaul (Paulo) em ICo 5:7-8 Shaul manda celebra a Festa, e que festa envolve fermento e ázimos? A pascoa de cholocate e coelhinho branco? NÃO!!! Os crentes do primeiro século celebravam o Pessach como todo judeu porque eram judeus, Yeshua É JUDEU, Shaul era judeu e permaneceu judeu até o fim. "Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo TUDO quanto está escrito na Lei e nos Profetas." (Atos 24:14)
      "E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus, e outra, de fariseus, clamou no conselho: Varões irmãos, EU SOU FARISEU, filho de fariseu! No tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado! " (Atos 23:6).
      Então, meu caro, estudar e pesquisar um pouco mais vai te ajudar bastante, e procure um pouco de conhecimento sobre cultura judaica. Onde está descrita ou dada está ordem dizendo que Pessach foi substituída pela páscoa do coelhinho? Isso é invenção romana pagã de adoradores de deuses. Pesquise sobre a origem da páscoa celebrada pela igreja e veja a origem pagã da mesma. Contexto da chamada Santa Ceia é jantar de Pessarch. Yeshua estava celebrando o jantar de Pessach como todo ano fazia e aquele foi seu último, e, naquele momento ele mostra a seus discípulos que o pão usado no jantar de Pessach desde a saída do Egito simbolizava seu corpo e o vinho o seu sangue e, que , a partir daquele momento o jantar de Pessach deveria ser realizado fazendo mensão a sua memória. Para quem não conhece a Páscoa, costumes, tradições e rituais qualquer coisa é aceita. A igreja do primeiro século celebrava a Páscoa assim como os judeus o faziam. Procure pesquisar mais e não sair crendo só porque um cara que tem um canudo disse que é assim. Eu também acreditava desta forma, nas cheguei ao conhecimento verdadeiro de que não há 2 Páscoas, mas apenas a que Deus instituiu e que vale para judeus e não judeus. Meu propósito é lutar contra os erros e mentiras apregoados pela tal "teologia" que vem distorcendo as Escrituras e ensinando o engano ao povo. Que o eterno te abençoe!!

      Excluir
  2. Não entendo que "abolir" ou 'substituir" a pascoa pela ceia seja a explicação correta para este mandamento, mas sim o cumprimento do plano de Deus para o homem. Acredito que as duas celebrações estão bem entrelaçadas. Vemos que toda aquela situação de escravidão, sangue do cordeiro nos umbrais, saída do Egito para a terra prometida, etc. foram fatos para realizações proféticas, exemplificando e se completando com a vida e ensinamentos do Senhor Jesus ("fazei isto em memória de mim").

    ResponderExcluir
  3. O SÉTIMO DIA
    (DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
    (GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
    E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
    SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
    (Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
    E agora José? Ou melhor, Chico?...

    ResponderExcluir
  4. Devemos tomar cuidado para evitarmos confundir a mente das pessoas com nossas ideologias.A questão em pauta é a Santa Ceia do Senhor,não o sábado.

    ResponderExcluir
  5. Está bem claro na bíblia que a páscoa duraria até Cristo, em 22 de Lucas Ele celebra a última páscoa e institui a Santa Ceia, ou seja, a páscoa já era, agora a Santa Ceia deve ser celebrada anualmente, pois ela substitui uma celebração anual.A Santa Ceia é o teste anual do Cristão, quem participar dela indignamente vai pagar caro, por isso pra participar dela é preciso estar em obediência à Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmão isso mesmo!

      "GRAÇA E PAZ A TODOS"

      Excluir
    2. Última Páscoa para ele pois seria crucificado. Em ICo5:8 Paulo ordena a celebração da Páscoa. Como prova histórica cito a História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia que cita na página 183 uma carta que o Bispo Polícrates envia ao papa Victor dizendo que ele e os demais bispos das igrejas da Ásia continuariam a celebrar a Páscoa conforme recebeu de seus antepassados que receberam diretamente de João, que se recostou no colo do Senhor, ou seja, João repassou às igrejas da Ásia a celebração da Páscoa conforme era a Páscoa celebrada por Israel no dia 14 do mês de Nissan. NÃO há um só versículo no chamado novo testamento que ordene a substituição da Páscoa pela Santa Ceia. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

      Excluir
  6. "E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;" Mateus, 26,vs27. A bíblia não deixa claro se é suco de uva ou vinho, no entanto sabemos que era tradição usar o cálice para tomar vinho. Portanto, seria correto afirmar que a Santa Ceia substitui a Páscoa fazendo-se uso do Pão que representa o Corpo de Cristo e o Vinho que representa o Sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está descrita ou dada está ordem. Para quem não conhece a Páscoa, costumes, tradições e rituais qualquer coisa é aceita. A igreja do primeiro século celebrava a Páscoa assim como os judeus o faziam. Procure pesquisar mais e não sair crendo só porque um cara que tem um canudo disse que é assim. Eu também acreditava desta forma, nas cheguei ao conhecimento verdadeiro de que não há 2 Páscoa mas apenas a que Deus instituiu e que vale para judeus e não judeus. Fique na paz do Senhor Jesus. Obs. Era vinho mesmo.

      Excluir
  7. muito bom gostei muito de tudo! Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, bíblico e direto o comentário do Pr Hêber sobre pascoa e santa ceia, agora esses comentários sectarista e farisaico de adventistas sobre o sábado, deixo uma sugestão que seja excluído da página.Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  9. amei este estudo, estava buscando, porque e bastante parecido oo sentido, o bom é que temos uma grande familia ou melhor sdimar tavares.

    ResponderExcluir
  10. Nós cristãos adaptamos vários costumes dos apóstolos às nossas conveniências! A cerimônia em debate era anual, portanto, assim deveria ser perpetuada.
    Graças a Deus que temos alguém que intercede por nós, senão, seríamos fulminados em nossos ageitos!

    ResponderExcluir
  11. Perfeito.....a Páscoa foi cancelada justamente com as outras festas do calendário judaico q São elas:

    Festa da Páscoa e pães asmos. 15 e 21 do primeiro mês e esses dois dias eram chamados de sábados, ou seja, eram feridos no calendário judaico, instituído por Deus, dia de repouso ou descanso,
    (nenhuma obra servil fareis. Lv.23:7e 8).
    Cancelada pq teve cumprimento na morte de jesus e Seus resultados. 1co.5:7,8. Lançai fora o velho FERMENTO, para que sejais NOVA MASSSA, como sois de fato sem FERMENTO. Pois tb Cristo, NOSSO CORDEIRO PASCOAL FOI IMOLADO. Por isso celebremos a festa não com o VELHO FERMENTO, nem com o FERMENTO da maldade e da malícia, e sim com os ASMOS da sinceridade e da verdade.


    Festa das primícias 16 do primeiro mês e não era sábado, ou seja, não era feriado ou dia de repouso ou descanso, era dia de trabalho, lv.23:9-12. Cancelada pq teve cumprimento na ressurreição de cristo e dos fiéis. 1co.15:20,23. Mas de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
    Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. Essa festa comemora a ressurreição de cristo, diferente do mundo católico e muitos evangélicos q dizem q a Páscoa comemora a ressurreição de cristo. Esses, (católicos e alguns evangélicos) fazem um confusão tremenda. Ora a guarda do domingo é a comemoração da ressurreição, e qdo chega a Páscoa é a Páscoaq é a comemoração da ressurreição. Nem um nem outro, conforme visto acima, as primícias era a festa q indicava a ressurreição de Cristo e p acabar de vez com a idéia de guardar o dia q o senhor ressuscitou, nem no antigo testamento q indica ou é sombra das coisas reias q viria, nem lá, indica ou mostra o dia da ressurreição como feriado ou descanso. Nem no antigo testamento nem no Novo testamento é p descansar no dia da ressurreição. O evangelho é perfeito né!!

    Festa do pentecoste no dia 6 do terceiro mês e era chamado de sábado ou repouso ou descanso, (nenhuma obra servil fareis lv.23:21), era feriado no calendário judaico, instituido por Deus e cancelada por ter o seu cumprimento na descida do Espírito Santo, atos 2:1. Ao cumprir se o dia de pentecoste.....atos 2:4 todos ficaram cheios do Espírito....

    Festa das trombetas dia 1 do sétimo mês e era chamado de sábado ou repouso ou descanso, feriado no calendário judaico instituído por Deus, conforme lv.23:24, o grande detalhe agora é q Deus convoca td mundo p a celebração, "santa convocação". Trombetas pq avisa q o juizo está próximo, simbolizado com a próxima festa, a expiação. Cancelado pq teve cumprimento na primeira mensagem angélica de apocalipse 14:6,7. (Boca no trombone na linguagem de hoje) ou trombetas, dar o aviso do juízo do criador, o unico digno de adoração.


    Festa da expiação ou dia do juizo no dia 10 do sétimo mês chamado de sábado de descanso vos será, pelo próprio Deus, ou seja, feriado no calendário judaico. Lv.23:32
    E o grande detalhe é q Deus chama de VOSSO sábado, ou como nós costumamos dizer SÁBADO dos JUDEUS. Cancelado pq teve cumprimento no juízo investigativo ou pré advento, hb.9:11,12 "Cristo como sumo sacerdote....entrou no santo dos santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção"

    Festa do tabernáculo dias 15 e 22 do sétimo mês chamados de sábados, descanso ou repouso ou feriado..lv.23:35,36. Cancelado por representa a promessa da segunda volta de jesus Cristo há terra p nos buscar e morarmos com Deus p eternidade. Ap.21:1-3 ....eis o TABERNÁCULO de Deus com os homens....

    7 festas dado aos judeus e todas canceladas, inclisive a Páscoa
    7 sábados ou feriados dados ao judeus e
    Todos cancelados, conforme 2colossenses2:16,17 e oseias 2:11 "vou cancelar os VOSSOS sábado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo
      Q paz esteja com vc
      Me perdoe mais achei seu raciocínio muito equivocado
      Me chama no zape 63.9,92672170
      Temos q esclarecer muitas coisas sobre as festas do senhor

      Excluir
  12. pastor e errado fazer uma lembrança da ceia e todos participarem

    ResponderExcluir
  13. Será Mesmo que ele Veio Abolir?

    "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Mateus 5:17,18"

    ResponderExcluir
  14. Quero saber o seguinte Jesus aboliu a santa ceia ou nao ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a Páscoa foi abolida por Cristo, a Santa Ceia continua até que Ele venha!

      Excluir
    2. Não vejo de forma tão clara essa substituição pelo contrário vejo Jesus instituindo a ceia na celebração da Páscoa. Êxodo 12 diz que a Páscoa f deveria ser comemorado como estatuto perpétuo.

      Excluir
  15. muito bom mesmo,tirou minhas duvidas no qual estou estudando,parabens.

    ResponderExcluir
  16. Ele veio cumprir porque Ele nasceu sobre a lei.

    Gálatas Cap. 4.
    4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
    5 para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

    Uma coisa é certa, uma nova aliança Jesus fez, se não ele não teria feito. Se fossemos para vivermos numa velha aliança ele não faria uma nova.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite! Meu nome é Clayton. Sou adventista do sétimo dia. Como o sr bem explicou, a Páscoa do AT foi substituída pela Santa Ceia. Como a Páscoa era realizada uma vez por ano, não seria mais adequado haver, em cada igreja, ter uma única Santa Ceia por ano em vez de duas ou mais, como ocorre atualmente? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayton, interessante tua colocação; mas, pelo visto, no Novo Testamento, a Santa Ceia era celebrada várias vezes ao ano; por isso, não aplicamos a ideia de apenas uma vez ao ano participar da Santa Ceia!

      Excluir
    2. Quais são suas referências de que a Ceia era realizada várias vezes por ano?

      Excluir
    3. Mas a celebração da Páscoa era pra o povo nunca esquecer que por mão poderosa foram libertos da escravidão como povo porém a ceia é a anunciação da morte do Senhor até que ele venha.

      Excluir
  18. Êxodo 12 a Páscoa foi instituída como estatuto perpétuo sendo assim vejo Jesus instituindo a ceia na comemoração da Páscoa por isso não concordo com doutrina da substituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo,você está certo;e pra concluir: não somos "Judeus" e sim: Gentil.
      Êxodo 12:43.
      Mas, os quê se dizem serem pastores, insistem em permanecer com os costumes judaicos;
      Nós não somos Judeus.

      Recapitulando;
      Mas a celebração da Páscoa era pra o povo nunca esquecer que por mão poderosa foram libertos da escravidão como povo porém a ceia é a anunciação da morte do Senhor até que ele venha.
      E após o 3°dia Ele veio, e se apresentou os demais...

      Ninguém pôde celebrar algumas coisas na memória de quem está "VIVO".
      Ele morreu, e no 3° dia ressuscitou; é por isso que Ele disse: fases isso em memória de mim, até que eu volte.
      A pergunta que eu faço: Ele voltou ao traseiro dia ressuscitado ou não?
      Eu creio que sim!
      E vocês?

      Quem vive fazendo certas coisas dos rudimentos da ex-lei de Moisés, está anulando a morte de JESUS na cruz do calvário.

      Muitos desses conhecidos:como pastores, nesses:alçapões chamado de igreja, vem costurando o véu que "JESUS" rasgou na "CRUZ DO CALVÁRIO"

      Muitos quê se dizem serem pastores, o seu "deus" e o ventre, e vivem comercializando o Nome de "DEUS E DE JESUS"

      Os sistemas, que é conhecido como igrejas, não pregam o Evangelho, e sim: à lei de Moisés,e sabem por que? Porque a lei de Moisés escraviza; e por isso: que esses que se dizem serem pastores, insistem em viverem com os rudimentos da lei de Moisés.

      Sou Cristão, e vivo com o Evangelho de "JESUS RESSUSCITADO"

      GRAÇA E PAZ A TODOS!

      Excluir
  19. Paz amados de Deus povo lindo veja eu creio na palavra totalmente Mateus 26 creio na palavra exodo 12 os amados irmãos judeus comemoram com amor a páscoa amém.nosso acreditamos no Cordeiro Jesus Cristo que morreu na cruz e ressuscitou no 3 dia creio no memorial da ceia de Cristo e respeito a páscoa que o povo de Israel celebrar todo ano TB unidos somos fortes

    ResponderExcluir
  20. A paz de Deus com todos: Gostaria de saber se séria pecado celebrarmos a Santa Ceia do Senhor Jesus somente uma vez por ano ou mais vezes, na vdd qual séria o correto? Ao meu ver ninguém peca, tanto um como o outro.
    Qual pecado em celebrarmos uma vez por ano?
    Qual pecado em celebrarmos uma vez por mês?
    Qual pecado em celebrarmos todos os domingos?
    Ao meu ver a Santa Ceia é uma maneira de santificação, quem tomasse todos os domingos se sentiria mais fortificado em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma regra bíblica quanto ao tempo a ser celebrada a ceia do Senhor, fica à critério de cada denominação estudar essa questão por não ter uma orientação direta sobre esse tempo!

      Excluir
  21. E mentira o Messias era judeu ele comemorava a pessach ele não instituiu nenhuma santa ceia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo , principalmente porque DEUS disse que seria ESTATUTO PERPÉTUO.

      Excluir
  22. Olha irmão , isso está sendo um pouco complicado de entender, eu ainda não entendo afinal qual é a verdade disso tudo , com muito respeito irmãos , é que cada um fala do que entende , mas o espírito Santo de Deus é o mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Jesus disse: preparai a páscoa para que a comamos.
    Como Ele foi o exemplo pra nós na observação das escrituras e cumpriu tudo que o que o Pai determinou, sim, Ele participou da Páscoa juntamente com os discípulos como fora instituída(cordeiro, ervas amargas e pães asmos), senão seria um infrator nessa instituição divina e sabemos perfeitamente que Ele cumpriu tudo e por isso pôde firmar o novo concerto (aliança). Realmente dentro do plano de Deus foi a última Páscoa, pois desde sua instituição em Êxodo 12 na grande libertação do cativeiro Egípcio toda sua observação pelos israelitas fiéis durante os séculos apontava para o sacrifício perfeito do Cordeiro de Deus que é Cristo (como Ele disse na Cruz, está consumado).
    Se está consumado (feito, realizado), torna sem sentido sua prática. Mas como na instituição da Páscoa foi livramento do cativeiro Egípcio e da PASSAGEM do anjo destruidor na morte de todos os primogênitos assim Cristo ao celebrar a última Páscoa imediatamente ele institui a Santa Ceia partindo o pão simbolizando seu corpo (a igreja) e tomando o cálice com o vinho simbolizando seu sangue (Espírito Santo) como ele afirmara: onde houver duas ou mais pessoas reunidas em meu nome Eu estarei entre eles, mostrando que a igreja seria um corpo vivo realizando as mesmas obras que Ele realizara.
    A ceia celebra Sua morte e ressurreição, a libertação do pecado, o livramento da destruição que virá sobre o mundo e a passagem pra uma nova terra, a eternidade de Deus.

    ResponderExcluir
  24. Onde está nas escritura um único ensinamento de Cristo ou dos apóstolos dizendo que a ceia substituiu a Pascoa? Não existe! Paulo ordena que se celebre a Paz do como os judeus celebravam 1Co 5:8. Na História Eclesiástica DE Eusébio de Cesareia, pág 183 relata Policrates rebatendo o Papa Victor dizendo que as igrejas da Ásia continuariam a celebrar a Páscoa assim como os judeus faziam pois foi ensino recebido de João, o mesmo que se tecostou no Senhor. A Santa Ceia é um memorial do sacrifício de Cristo. Ele não aboliu a Pasco, foram os pagãos de Roma.

    ResponderExcluir
  25. Escreveu muito mas não falou NADA!!! Onde há um único versículo que cite a substituição da Páscoa pela Santa Ceia? NÃO EXISTE!!! Existe sim uma ordem de Paulo para a celebração da Páscoa (1Co 5:8), e ainda existe uma prova histórica cito, História Eclesiástica pág. 183 onde cita a carta de Policrates ao papa Victor que ordenara a celebração da Páscoa na mesma época da festa à deusa Istar ou Ostara, mas Policrates com muitos outros bispos disse que continuaria a comemorar no dia 14 do mês de Nissan, conforme seus antepassados receberam de João, o mesmo que se reclinava no seio de Jesus, ou seja o apóstolo João. Logo, a igreja primitiva celebrava também a Páscoa com os judeus, pois reconheciam que eram enxertadas em Israel.

    ResponderExcluir
  26. Shalom,Sou Pastor Orandi Oliveira ,sou Pastor Igreja Manancial de Vida, sou Bacharel Teologia livre , Logos, tô fazendo Bacharelado Faculdade Uninter, yeshua não aboliu Páscoa , celebração da Páscoa para judeus ,comemoração saída do povo Israel do Egito, nós somos gentil, devemos comemorar ceia pois somos liberto em Cristo.

    ResponderExcluir
  27. Estão totalmente errados, pois Santa ceia foi substituído a Páscoa, 1Co. 21.23, também nos evangelhos fala sobre isso. A Páscoa foi para os Jedeus uma celebração em memória de quando eles saíram do Egito, todos os anos teriam que fazer este cerimonial. Mas vindo Cristo que estabeleceu uma nova aliança, instituiu A santa ceia, por isso ele diz este é meu corpo que partido por vós e deu o pão como símbolo. E logo após de o cálice dizendo este é meu sangue, que foi derramado por vós, fazer isso todas as vê,és em memória de mim, este sangue é uma nova aliança, pois a antiga era figura da que ia vir. de uma vez par sempre, Hebreus 9 fala deste sacrifício de Cristo.

    ResponderExcluir
  28. Olá,, bom dia na paz a todos! Uma coisa é verdade, tanto para o judeu e o cristão, ouve libertação!.Que essas libertações sejam selebradas para glória de Deus, a quem é de direito. Destaquo à libertação do domínio do reino das trevas, como a mais escelente!☺️. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: