O PIOR DE TODOS OS ÓDIOS


Caim e Abel eram irmãos, filhos dos mesmos pais (Gênesis 4:1-2). Embora criados no mesmo ambiente, Caim se tornou ímpio e Abel justo. A religião de Caim era fundamentada em sua própria concepção religiosa, a de Abel era fundamentada exclusivamente na Palavra de Deus. Caim seguiu padrões pré-estabelecidos a fim de cultuar a Deus, sendo assim o fundador da primeira religião falsa. Desta froma, o caráter de Caim foi-se distanciando do caráter de Deus; e, a partir daí, seu coração começou abrigar sentimentos negativos a ponto de alimentar o ódio religioso, o pior de todos os ódios.

1. O ódio nasce no coração daqueles que se desviam da Palavra de Deus: Caim ignorou seu estado pecaminoso, negou sua natureza depravada, achou que Deus aceitaria suas obras contaminadas pelo pecado. Quando não foi aceito, decaiu-lhe o semblante e entristeceu-se muito (Gênesis 4:3-5). Porém, não foi uma tristeza pelo pecado, mas porque seu orgulho fora ferido. Ele pensou que poderia agradar a Deus apenas com boas intenções; ignorando assim, a Palavra de Deus. Por ter ignorado o sangue do cordeiro, o único meio de aproximar-se de Deus, Caim não foi aceito. Por isso ele ficou furioso. Qualquer pessoa que não entende e aceita o sangue derramado de Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mais cedo ou mais tarde experimentará uma angústia indescritível que se transformará em amargura, raiva e ódio.

2. O ódio no coração se manifesta exteriormente de forma irracional: Caim não foi provocado por Abel. Caim viu seu irmão Abel cultuar e sendo aceito por Deus. Embora Abel não tivesse feito nada que ofendesse a Caim, este convidou Abel para ir ao campo a fim de matá-lo (Gênesis 4:8). Inocentemente Abel foi morto por seu irmão, foi o primeiro fratricídio. Caim matou seu próprio irmão, a quem deveria ter amado; o irmão mais novo, a quem deveria ter protegido; o irmão bom, que não lhe fizera nada de mal, porque não conseguia matar o próprio Deus. Caim estava indignado com Deus e não com Abel; e, como não podia matar a Deus, matou seu irmão. O ódio é irracional, age sem pensar, sem lógica e sem coerência.

3. O ódio religioso é o pior tipo de ódio que pode existir no coração humano: O primeiro assassinato da história humana resultou do ódio religioso. Caim matou seu próprio irmão por ter alimentado o ódio religioso. Jesus foi pregado na cruz porque os líderes religiosos de Jerusalém alimentaram o ódio religioso por Ele. Os apóstolos de Jesus sofreram perseguição e morte terrível devido ao ódio religioso pelos cristãos, existente na sociedade de então. Os mártires da Idade Média sofreram torturas físicas, psicológicas e morte porque o ódio religioso desse período era intenso. Na história, mais sangue tem sido derramado por causa do ódio religioso, do que por qualquer guerra que já existiu (Mateus 10:22).

Por que o mundo odeia, persegue e ataca os justos e fiéis a Deus? Não é porque os fiéis causam medo na sociedade, ou porque fazem o mal; mas, simplesmente porque o mundo odeia e mataria a Deus se fosse possível (Mateus 24:9).

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários