IMMANUEL – DEUS CONOSCO!

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Mateus 1:20-25
1. Há muitas pessoas que não conhecem teologicamente (profundamente) a Jesus.
2. Há muitas pessoas que se dizem cristãs sem ao menos conhecer o líder do cristianismo.
3. Há muitas pessoas que não entendem Jesus como o Immanuel ou Emanuel.

I. A PRIMEIRA REFERÊNCIA A “EMANUEL” VEM DO ANTIGO TESTAMENTO – Mateus 1:22-23
  1. Emanuel – significado histórico: Nome de uma criança no Antigo Testamento cujo nascimento é anunciado pelo profeta Isaías cerca do ano 734 a.C. (Isaías 7:14).
  2. Emanuel – significado teológico: No Antigo Testamento: Deus está com Seu povo - Teofanias.  No Novo Testamento: Deus está entre Seu povo - Em forma humana.
  3. Emanuel – significado profético: O profeta Isaías apresenta para o futuro a vinda do Messias, Deus conosco (Isaías 8:8, 10). O nome Emanuel surgiu numa situação histórica real como uma promessa da presença de Deus com Seu povo; mas Isaías olhava além do presente, para o tempo em que Deus enviaria Seu próprio Filho, o verdadeiro Emanuel, que num sentido supremo, é "Deus conosco".
Síntese: Jesus é o Messias que cumpre claramente todas as profecias do Antigo Testamento (Mateus 1:22).

II. A PRIMEIRA REFERÊNCIA A “EMANUEL” NO NOVO TESTAMENTO É DITA POR UM ANJO – Mateus 1:20, 23
  1. O anjo declara que o Emanuel viria de uma mulher e não de um homem.
  2. O anjo declara que o Emanuel seria gerado numa mulher virgem como resultado da atuação sobrenatural do Espírito Santo.
  3. O anjo declara que “Emanuel” significa “Deus conosco”.
Síntese: O anjo de Deus vem do Céu com uma mensagem a uma virgem de que ela conceberia um Filho Divino unicamente como obra sobrenatural do Espírito Santo.

III. A PRIMEIRA APLICAÇÃO CLARA E ESPECÍFICA AO EMANUEL FOI A JESUS – Mateus 1:21, 24-25
  1. Jesus é Emanuel, Deus conosco: O mesmo anjo que chama o fruto do ventre de Maria de Emanuel pede a José para chamá-lo de Jesus.
  2. Jesus é Emanuel, Deus conosco: A Bíblia não trata Deus apenas transcendental, mas como imanente. Não um ser distante. Além de próximo de nós, esteve entre nós.
  3. Jesus é Emanuel, Deus conosco: O Deus verdadeiro não é apenas uma teoria, ou uma filosofia, ou uma energia, é um ser real e concreto; divino, porém, presente entre nós.
Síntese: Deus desejou revelar-Se, fazer-Se conhecer e identificar-Se com Seu povo a ponto de entrar no mundo, nascer como um bebê de uma mulher virgem e viver em forma humana entre os humanos, sem deixar de ser Deus. Entre os humanos Ele recebeu o nome de Jesus.

CONCLUSÃO:
1. Jesus, Emanuel, sendo Deus, esteve disposto a se humilhar a fim de nos salvar. Ele se identifica com você a fim de que você conheça melhor a Deus.
2. Jesus, Emanuel, sendo Deus, deixou o Céu para nascer como um indefeso bebê neste mundo. Ele deseja estar perto de você!
3. Jesus, Emanuel, sendo Deus, se fez humano a fim de salvar a humanidade dos pecados deles. Deixe-O libertar dos teus pecados!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

6 Comentários

  1. "Deus conosco".Lindo significado.Fiquei emocionada e mais feliz,pois,o ANJO EMANUEL É O MEU ANJO GUARDIÃO.A PAZ COMEÇA COMIGO.

    EU SOU
    Carinhosamente Josilene.

    ResponderExcluir
  2. Amém Pastor Heber POIS MESMO Jesus fAZENDO TUDO ,O QUE FEZ POR NÓS,o diabo ainda não deixa os filhos de Deus em paz .

    ResponderExcluir
  3. O filho que Deus me deu..chamara Emanuel..

    ResponderExcluir
  4. Tudo é verdade quem crer será salvo

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: