RELACIONAMENTO ENTRE MEMBROS E PASTORES


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Hebreus 13:17

1. Ah! Se cada membro de igreja fosse o que deveria ser, e cada pastor cumprisse sua missão com devoção, dedicação e dependência dAquele que no fim pedirá um relatório pastoral!
2. Ah! Se cada membro da igreja tivesse a disposição de ser para o pastor aquilo que Deus deseja, e o pastor tivesse a disposição de fazer pelos membros da igreja o que Deus espera que seja feito!
3. Ah! Se pastores e membros atentassem para cada lição espiritual contida de forma clara em Hebreus 13:17 teríamos igrejas mais saudáveis e pastores mais felizes...

I. A RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DA IGREJA EM RELAÇÃO AOS LÍDERES ESPIRITUAIS – Hebreus 13:17

Está escrito “obedeçam [...] submetam-se”. É uma ordem bíblica, um imperativo da Palavra de Deus aos crentes: É um mandamento de Deus aos membros de Sua igreja.

  1. Aqueles que se rendem inteiramente a Deus e se consagram a Cristo precisam aprender a obedecer aos líderes espirituais da igreja.
  2.  Aqueles que se submetem a Deus devem se submeter aos mensageiros Seus enviados para liderar Sua igreja.
  3.  Aqueles que aceitam fazer parte da comunidade de crentes devem, não só perceber que existem líderes investidos de autoridade eclesiásticas, como também submeterem-se e obedecer a esses líderes.
II. A RESPONSABILIDADE DOS LÍDERES ESPIRITUAIS EM RELAÇÃO AOS MEMBROS DA IGREJA – Hebreus 13:17

Está escrito que os líderes cuidam da vida espiritual dos membros da igreja e possuem responsabilidade perante Deus nessa função. Não existe trabalho mais nobre no mundo do que o de líder espiritual.

  1. Os líderes espirituais têm de prezar pela vida espiritual dos membros da igreja; isso é uma necessidade essencial em todos os tempos e lugares.
  2. Os líderes espirituais devem trabalhar sob a supervisão de Deus, pois no fim terá de prestar contas não a um patrão humano, mas ao Soberano do Universo que sabe e julga todas as coisas.
  3. Os lideres espirituais têm uma responsabilidade grande sob seus ombros; suas obrigações durante o dia inteiro é agradar ao Senhor que deu a vida pelos pecadores.
a) Isso muitas vezes significa ser firme na fé mesmo enfrentando ferrenhos opositores (I Timóteo 1:18-20).
b) Isso muitas vezes refere-se a confrontar heresias diabólicas para preservar a doutrina pura (I Timóteo 4:1, 6, 12, 16; 6:3-5).
c) Isso muitas vezes representa exortação e repreensão aos que vivem no pecado (I Timóteo 5:20; 6:17-19).

III. A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR OS LÍDERES ESPIRITUAIS DEVIDAMENTE – Hebreus 13:17

Está escrito que, se os membros da igreja obedecerem e se submeterem aos líderes instituídos por Deus, o ministério eclesiástico seria mais feliz; consequentemente, o trabalho pastoral fluiria mais e teria muito mais frutos.

  1. Os líderes espirituais trabalharão com alegria tendo o apoio e colaboração dos membros: Deus quer líderes felizes no ministério.
  2. Os líderes espirituais não considerarão o ministério um fardo se os membros não forem incômodos: Deus não quer que Sua obra seja um peso, um fardo árduo para os ministros.
  3. Os membros da igreja que incomodam, opondo-se ao trabalho, atrapalhando o pastor em suas funções, perdem muitas bênçãos, correndo o risco de perder inclusive a salvação: Reflita no que Ellen G. White afirma: “Ao enviar os Seus pastores, nosso Salvador deu dons aos homens, pois por meio deles Ele comunica ao mundo as palavras da vida eterna. Este é o meio ordenado por Deus para o aperfeiçoamento dos santos em conhecimento e verdadeira santidade. A obra dos servos de Cristo não é meramente pregar a verdade; devem vigiar pelas almas, como os que têm que dar contas a Deus. Devem redarguir, repreender, exortar, com toda a longanimidade e doutrina. Todos os que foram beneficiados pelos trabalhos do servo de Deus, devem, segundo sua habilidade, unir-se-lhe no trabalho pela salvação das pessoas. Essa é a obra de todos os verdadeiros crentes, pastores e povo. Devem conservar sempre em mente o grande objetivo, buscando cada qual preencher sua devida posição na igreja, e todos trabalhando conjuntamente em ordem, harmonia e amor” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 237-238).
 CONCLUSÃO:

1. Os verdadeiros líderes espirituais são mais que meros pregadores do evangelho, eles intercedem e carregam no coração os membros da igreja que Deus os colocou por responsáveis; portanto, cada membro precisa entender isso a fim de não dar trabalho extra para seu pastor. Esse é um dos motivos pelo qual Paulo disse o que disse em Hebreus 13:17.
2. Os verdadeiros líderes espirituais são mais que meros trabalhadores, o ministério é muito mais que profissão, é uma missão instituída por Deus a homens na Terra a fim de conduzir a igreja de Deus em sua trajetória cristã e crescimento espiritual. Portanto, os ministros de Deus precisam da cooperação e não da oposição dos membros da igreja. Esse é outro motivo pelo qual Paulo citou as palavras de Hebreus 13:17.
3. Os líderes espirituais são representantes de Deus em prol de Sua igreja; confrontá-los, opor-se com rebeldia e agir com perversidade em relação a eles significa discordar de Deus sobre a importância dos líderes espirituais na sociedade. Os líderes espirituais são um presente necessário dado pela graça de Cristo a fim de prezar pela espiritualidade e fidelidade do povo; portanto, eles precisam ser respeitados, amados e apoiados. Foi pensando nisso que Paulo falou inspirado pelo Espírito Santo as frases contidas em Hebreus 13:17.

a) Os líderes espirituais cumprirão sua missão “com alegria ou com tristeza, dependendo do progresso espiritual de seus encargos. Se eles tiverem de fazer isso com tristeza, significará perda do galardão aos referidos santos. Assim, respeitar as linhas de autoridade que Deus estabeleceu beneficia a todos” (William MacDonald).
b) “Há ovelhas que escoiceiam o pastor e resistem à sua liderança. Há aqueles que se rebelam contra o pastor e seu ensino (II Timóteo 4:14-15). Há ovelhas que são um pesadelo na vida de seu pastor. Fazem da vida dele uma sinfonia de gemidos. Isso não traz proveito para a ovelha nem para o pastor” (Hernandes Dias Lopes).
c) “Os membros da igreja não obtêm nenhuma vantagem por dificultar aos líderes designados a boa prestação de contas de sua administração. Ambos irão compartilhar a ‘alegria’ ou a ‘tristeza’ no dia da prestação de contas” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 7, p. 537).

APELO:

1. Esteja a favor daquele que almeja a tua salvação; honre, ame, valorize e una-se ao teu líder espiritual na questão da busca por tua salvação diariamente.
2. Esteja ciente da responsabilidade que um ministro do evangelho tem sobre você e agradeça-o esporadicamente pelo que tem feito por ti e tua família.
3. Esteja certo de agir conforme Deus prescreve em Sua palavra, para que não te desvies agindo independentemente dos ministros de Deus.

Pr. Heber Toth Armí
 

Postar um comentário

0 Comentários