ALGUMAS PRECIOSAS LIÇÕES DA VIDA DE SALOMÃO


INTRODUÇÃO:


1. A Bíblia é o livro de Deus, é o melhor que existe e deve ser o mais valorizado, estudado e lido.
2. A Bíblia é um Livro que revela um Deus perfeito, mas os personagens ali não são nada perfeitos; pelo contrário, são tão falhos quanto os indivíduos de hoje.
3. A Bíblia conta os erros dos personagens para que aprendamos a fugir do erro. (O único personagem que nunca falhou foi Jesus, que morreu na cruz para salvar a todos os que erram). Voltando aos personagens errados:


a) Noé, não foi perfeito. Ele encheu a cara de vinho e ficou bêbado e nu na frente de seus filhos após a experiência do dilúvio (Gênesis 9:20-29).
b) Abraão não era perfeito. Ele teve um caso extraconjugal com Hagar, com a qual teve um filho; depois os dispensou para morrer no deserto (Gênesis 16:1-6, 15-16; 21:9-21).
c) José, não foi perfeito. Ele recebeu sonhos de Deus e uma capa colorida de seu pai que o mimava, com isso ele se exibia perante seus irmãos, além de ser fofoqueiro incitando o ciúme e a raiva neles (Gênesis 37:2-28).
d) Sansão, não foi perfeito. Ele foi um mulherengo de primeira. Ele esquecia de tudo quando via uma mulher bonita (Juízes 14).
e) Davi, não foi perfeito. Ele teve várias mulheres. Além disso, ele colocou seu amigo e melhor soldado estrategicamente na frente da batalha sozinho para morrer, a fim de ficar com a mulher dele (II Samuel 11).
f) Salomão, foi fruto desse relacionamento de Davi com Bate-Seba. Fruto de adultério, ele não foi perfeito. Ele ganhou de seu pai em número de mulheres e praticou idolatria e politeísmo (I Reis 11:1-11). A vida de Salomão tem três fases, que se equiparam com os seus três livros na Bíblia:


· Cantares, quando ele era jovem romântico.
· Provérbios, quando amadureceu ao percebeu as besteiras que fez na vida.
· Eclesiastes, no fim da vida, ao perceber que nada tem sentido se não viver conforme a vontade de Deus.


I. CANTARES DE SALOMÃO OU CÂNTICO DOS CÂNTICOS:


1. Introdução do livro – 1:1-2
2. Um livro romântico entre Salomão e sua esposa Sunamita.
3. O livro ensina princípios do amor genuíno entre um noivo e uma noiva, antes, durante e depois da cerimônia de núpcias, os quais farão do relacionamento matrimonial o que nada mais faz: Torná-lo como Deus espera que seja aqui no Planeta Terra: O melhor, mais agradável e prazeroso dos relacionamentos.


II. PROVÉRBIOS:


1. Introdução do livro – 1:1-9
2. Ele quer ensinar as crianças, adolescentes e jovens e também os adultos a viverem corretamente a vida em todos os aspectos, seja no trabalho, na família ou em outro lugar qualquer.
3. A sabedoria divina é diferente da sabedoria humana; a vida só encontrará sucesso real se for pautada em princípios celestiais, apresentada na sabedoria de Provérbios.


III. ECLESIASTES:


1. Introdução do livro – 1:3-10
2. Conclusão do livro – 12:1
3. Após experimentar toda sorte de prazer durante a vida, Salomão mostra que nada tem sentido e valor sem uma dependência constante do Senhor. O estrago que Salomão causou a si mesmo não precisa fazer parte de nossa vida, caso prestemos atenção no que Ele, após ter-se arrependido e voltado a Deus, nos escreveu inspirado pelo Espírito Santo.


CONCLUSÃO: 


1. Precisamos aprender a viver bem nossa curta existência desde a infância para que, no final dela, não venhamos a nos arrepender de tê-la aproveitado para destruí-la e arruiná-la.
2. Precisamos colocar Deus e Seus ensinamentos acima de tudo para que nossa vida tenha sentido e seja projetada para a eternidade prepara por Deus aos que O temem e guardam Seus mandamentos. Jesus pagou o preço para que a vida eterna se torne a esperança real dos pecadores.
3. Precisamos saber que existem pelo menos três tipos de pessoas:


a) Os ignorantes: Aqueles que olham o erro dos outros e não aprendem nenhuma lição; por isso, comentem os mesmos erros que os outros, mas nem assim aprendem. Estes estão sempre atolados em problemas, envoltos em sofrimentos e sem motivos para alegrar-se genuinamente.


b) Os inteligentes: Eles aprendem errando, cada erro cometido serve para tirar lições para, então, não cometê-los novamente. Estes sofrem, mas aprendem.


c) Os sábios: Estes aprendem observando ou lendo sobre o erro dos outros. Deus quer que sejamos sábios, por isso revelou na Bíblia o erro dos personagens. Ele quer que aprendamos a desprezar e fugir das coisas erradas vendo as consequências terríveis na vida de outras pessoas. 


APELO:


1. Não espere sofrer como Noé, Abraão, José, Sansão, Davi e Salomão para então aprender as lições que eles só aprenderam no fim da vida.
2. Não negligencie a Bíblia pelo fato dela contar o erro dos seus personagens principais, mas apreciemos o fato de Deus ter-nos revelado o erro deles para que não precisemos praticá-los para saber que só resultam em tristezas, angústias e sofrimentos.
3. Não ignore que Deus espera que nossa vida seja de muita alegria e prazer, cujo sentido seja sublime e nobre e seu objetivo seja experimentar Seus princípios de sabedoria experimentando a máxima alegria na infância, na adolescência, no casamento, no trabalho e principalmente na velhice.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: