SOLDADOS ESPIRITUAIS SE DESAPEGAM DE BENS MATERIAIS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: II Timóteo 2:3-4

1. Boa parte dos servos de Deus falha no empenhar-se com perseverança nas coisas espirituais e na missão evangélica com energia, devoção e determinação que elas merecem.
2. Alguns cristãos são fracos no viver o idealizado por Cristo devido a dedicarem sua força, intelecto e habilidades nas coisas da vida terrestre, mundana, cedendo aos seus próprios caprichos, em vez de agradar a Deus.
3. Muitos líderes espirituais se perdem na ambição das coisas materiais; preocupados com salários e dinheiro, valorizam o que Deus não valoriza e negligenciam o que Deus considera valioso.

Para corrigir o foco do cristão que luta por Cristo, o apóstolo Paulo compara a conversão ao alistamento militar. Ele usa essa comparação em diversas situações (Romanos 7:23; I Coríntios 9:7; II Coríntios 10:3; I Timóteo 1:18; em Filipenses 2:25 chama a Epafrodito de “companheiro de lutas” e o mesmo faz com Arquipo em Filemón 2); meditemos no texto de II Timóteo 2:3-4.

I. QUEM SE DEDICA A SERVIR A DEUS DEVE APRENDER A VIVER COMO BOM SOLDADO ENFRENTANDO CORAJOSAMENTE ÀS DIFICULDADES – II Timóteo 2:3

1. A mensagem da graça encontra oposição neste mundo de desgraça; por isso, em meio ao conflito, o cristão deve lutar como bom soldado para não ser derrotado.
2. A mensagem da graça pode trazer sofrimento a quem se propõe a vivê-la; contudo, o cristão deve perseverar nela como um bravo soldado em seu posto.
3. A mensagem da graça precisa de cristãos devotos, leais e resistentes como os bons saldados, para proclamá-la numa sociedade alheia, indiferente e incrédula.

a) O cristão, como bom soldado, não age como turista.
b) O cristão engajado no serviço do Mestre terá de lidar com sofrimento, rejeição e até perseguição.
c) O cristão em ação vive mais como soldado numa guerra do que como criança num parque de diversões.

II. QUEM SE ENTREGA AO SERVIÇO DE CRISTO DEVE SE DESVENCILHAR DE TODO EMBARAÇO PARA NÃO SE DESVIAR DO FOCO ESPIRITUAL – II Timóteo 2:4

1. Quem se engaja no exército de Cristo se abstém de tudo o que atrapalha no desenvolvimento da batalha espiritual.
2. Quem se alista no exército de Cristo deixa de dar atenção às coisas desta vida, para representar a bandeira do reino de Deus. Jesus já havia dito algo sobre isso:

a) Em uma parábola (Marcos 4:7, 18-19).
b) Em um alerta profético referente ao fim dos tempos (Lucas 21:34-36).

3. Quem se dedica ao serviço de Cristo precisa entender que é impossível ser fiel com um coração dividido:

a) A única prioridade deve ser Cristo em casa, no trabalho, no lazer, no mercado, na escola, faculdade, etc.
b) O único negócio deve ser usar todos os recursos, habilidades e atividades para fazer avançar a missão de Cristo.

III. QUEM DESEJA SER LEAL A CRISTO E EFICIENTE NA BATALHA CONFIA E OBEDECE À VOZ DE COMANDO DE SEU GENERAL CELESTIAL – II Timóteo 2:4

1. Assim como um soldado, o cristão não vive para agradar a si mesmo, mas ao Seu general que dita a direção e as regras da batalha.
2. Assim como um soldado que recebe do governo roupas, alimentos e recursos e não se preocupa com isso, a preocupação do cristão não são estas coisas, mas agradar ao Seu Comandante que o arregimentou (Jesus falou sobre isso aos primeiros ouvintes de seus sermões em Mateus 6:25-34).
3. Assim como o bom soldado obedece e age prontamente para agradar ao seu comandante, o cristão também tem como propósito agradar a Jesus Cristo.

a) Ele não vive para satisfazer egoisticamente a si mesmo, mas a Cristo.
b) Ele não vive para obedecer a fulano, beltrano ou sicrano, somente a Cristo.
c) Ele não vive seus próprios projetos, mas os projetos do Comandante Jesus Cristo.

CONCLUSÃO: 

1. A analogia que Paulo faz do cristão como soldado revela que viver para Cristo implica aceitar que a vida será pautada por desafios, privações e perigos, porém, como um bom soldado, deverá ser submisso e comprometido com Seu exército.
2. A analogia do cristão como soldado oriunda do perspicaz intelecto de Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, revela que o servo de Deus prioriza a convocação de Cristo, não os negócios desta vida; vive sem se distrair com coisas supérfluas, periféricas ou secundárias, antes consideradas importantes.
3. A analogia do soldado mostra que o cristão no serviço militar celestial se consagra sem reservas na causa do Mestre; não foca nas riquezas materiais nem se empenha em ocupações seculares. Seu único objetivo é agradar a Quem lhe deu o privilégio de lutar e o incumbiu de revelar às pessoas o acesso às riquezas da vida eterna.

APELO:

1. Decida-se a ser um bom soldado de Cristo, apesar do sofrimento e os desafios da batalha.
2. Aliste-se para ser o soldado que abre mão de tudo o que impede de se empenhar na grande missão de erguer a bandeira do cristianismo neste mundo em declínio.
3. Empenhe-se em ser fiel a fim de satisfazer plenamente ao Comandante Fiel, Jesus Cristo, que levará Seu exército à vitória total sobre o mal.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom o artigo me ajudou muito a querer melhorar em nossa vida espiritual, devemos esquecer as coisas do mundo pois elas são passageiras e se ligar mais na vida espiritual em agradar nosso criador como um verdadeiro soldado.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: