PURIFICADOS E PROTEGIDOS OU CONDENADOS PELA BÍBLIA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Provérbios 30:5-6

1. A Palavra de Deus é a Bíblia, pura, perfeita, sagrada e santa.
2. A Palavra de Deus neste mundo impuro e corrupto é como pérola jogada aos porcos.
3. A Palavra de Deus absorvida pelo ser humano impuro o torna puro e o livra do juízo final.

I. A PALAVRA DE DEUS É PURA PARA UM MUNDO IMPURO – Provérbios 30:5

Agur encontrou nas páginas sagradas as puras Palavras de Deus, e viu nelas o que não viu em nenhum outro lugar, sendo ele um exímio observador e leitor. Neste mundo poluído moral e fisicamente ele viu nas reveladas Palavras divinas uma fonte de pureza total.
1. A sociedade seria purificada caso aplicasse a pura Palavra de Deus a sua vida imunda.
2. A humanidade seria transformada caso a Palavra de Deus fosse mais apreciada e aplicada na vida diária.
3. A pecaminosidade, corrupção e imoralidade diminuiriam se a maioria das pessoas deixasse ser reavivada, orientada e purificada pela pura Palavra de Deus.

II. A PALAVRA DE DEUS PROTEGE ÀQUELES QUE CONFIAM EM DEUS – Provérbios 30:5-6

Agur experimentou por si mesmo que as puras Palavras de Deus reveladas ao homem nas Sagradas Escrituras oferecem proteção e segurança contra a contaminação e corrupção deste mundo impuro e desta sociedade perversa.
1. A Palavra de Deus é a bússola que aponta o caminho seguro e o rumo da felicidade plena a todo aquele que confia em Deus.
2. A Palavra de Deus é um escudo contra os ataques aterrorizantes da vida neste mundo, sejam heresias, doutrinas espúrias, atalhos perigosos, prazeres ilegítimos, filosofias demoníacas, etc.
3. A Palavra de Deus também protege da condenação que será decretada aos que ignoraram a verdade pura da Palavra de Deus, por causa da falsidade com aparência de verdade traçada pelo gosto pervertido e pela razão corrompida dos pecadores deturpados.

III. A PALAVRA DE DEUS É O PADRÃO DO JULGAMENTO DIVINO – Provérbios 30:6

Agur compreendeu quão imundo é o mundo ao comparar com o padrão moral estabelecido por Deus em Sua Palavra; e, percebendo, então, a situação social previu o que será daquele que desprezar ao ato da infinita graça divina de enviar um livro inspirado e puro para este mundo impuro.
1. Deus revelou Sua Palavra pura porque neste mundo impuro tudo é tão impuro que a mais intelectual mente humana pode desvirtuar a pureza.
2. Deus mostrou que Sua Palavra deve ser preservada pura, em nossas pregações, explicações e comentários que fazemos dela ou sobre ela.
3. Deus zela tanto por Sua Palavra que aquele que a usar incorretamente será repreendido no dia do juízo e achado mentiroso.

CONCLUSÃO:

1. A Bíblia é o puro alimento espiritual nutritivo que saciará nossa alma e purificará nossa mente e nosso coração da poluição moral deste mundo.
a) A Bíblia purifica pensamentos impuros;
b) A Bíblia purifica sentimentos negativos;
c) A Bíblia purifica intenções corruptas;
2. A Bíblia é o escudo que protegerá nossa vida do poder do mal, das armadilhas do diabo, das falsas teorias, dos atalhos com placas para a vida mas que conduzem à morte e, nos livrará da condenação oriunda do justo tribunal celestial.
3. A Bíblia é o padrão de verdade pelo qual devemos observar todo o resto; qualquer coisa contrária a tal revelação divina deve ser classificada como imunda, corrupta e imoral; portanto, deve ser desprezível.

APELO:

1. Dedique-se a purificar a tua vida absorvendo no íntimo cada uma das puras Palavras de Deus.
2. Decida-se a zelar destemidamente pela pureza da pura Palavra de Deus e serás protegido e guardado por Ele.
3. Determine a proclamar a pura Palavra de Deus a fim de apontar o caminho da pureza, felicidade e salvação àqueles que estão destinados ao juízo final a fim de que se arrependam e vivam.

Pr. Heber Torh Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Algumas coisas não consigo compreender... Como podemos ser purificados? Se nossa natureza é impura?
    Já li que é através da graça.
    Mas como isso acontece se a nossa natureza não muda?
    Vejo q nas tentativas de viver longe do pecado... Sempre aparece um erro... Uma falha... Como se por mais que tentasse não é possível viver de forma pura. Isso é angustiante. Queria estudar mais sobre isto.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: