quinta-feira, 15 de maio de 2014

QUEM VOCÊ É PARA JULGAR E CRITICAR OS OUTROS?


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Tiago 4:11-12

1.   Criticar, difamar e julgar desvaloriza e despreza os outros.
2.  Criticar, difamar e julgar aos outros despreza e desvaloriza a lei.
3.  Criticar, difamar e julgar aos outros desonra e desrespeita a Deus.

I. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É TRANSGRESSÃO DA LEI DIVINA – Tiago 4:11

1. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar foi decretado por Deus ser errado deste a antiguidade: Levítico 19:16; Provérbios 16:28.
2. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar leva pessoas à perdição, isso foi declarado por Jesus em Seu primeiro sermão: Mateus 7:1; cf. 7:26; 12:37.
3. Criticar, caluniar, fofocar, difamar e julgar ignora e despreza o mandamento de Deus.

II. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É PECADO GRAVÍSSIMO – Tiago 4:11

1. Crítica construtiva não existe na mente de Deus, apenas na mente daquele que quer justificar seu espírito crítico.
2. Criticar para ajudar é uma ilusão tão grande que a Bíblia diz que falar mal do irmão é a mesma coisa que falar mal da lei, que é perfeita.
3. Criticar é o ato de colocar-se como Juiz, juiz da lei, ignorando que a atitude certa é ser observador da lei, a qual ordena não falar mal dos irmãos da fé.

III. BIBLICAMENTE, FALAR MAL DOS OUTROS É TOMAR O LUGAR DE DEUS – Tiago 4:12

1. Satanás falou mal de Deus no Céu e enganou a terça parte dos anjos, falou mal de Deus na Terra e enganou 100% dos seres humanos; quem fala mal dos outros promove a obra de Satanás até na igreja.
2. Satanás quis o lugar de Deus e foi expulso do Céu; os que criticam, difamam, etc. tentam usurpar o lugar de Deus, o Legislador e Juíz. Estes, não serão expulsos de lá, pois perecerão sem nunca pisar em solo celestial.
3. Satanás tem adeptos em todos os lugares, fora e dentro da igreja. Porém Deus, com objetivo de te salvar, colocando-te em teu devido lugar, te pergunta: “Quem és tu, que julgas o próximo?”

CONCLUSÃO:

1. O objetivo divino de inspirar o apóstolo Tiago a escrever contra a crítica é te conscientizar de que deves parar de julgar, difamar, ou seja, falar mal dos outros.
2. O objetivo de Satanás de destruir às pessoas pela crítica deve ser substituído pelo objetivo de Deus de restaurar as pessoas com palavras positivas, esperançosas e cristocêntricas.
3. O objetivo de Deus em te alertar é que Ele visa te salvar das obras de Satanás a fim de que sejas um instrumento dEle na obra de salvar pessoas, assim também te salvarás.

APELO:

1. Preste atenção às palavras da revelação de Deus por meio de Tiago.
2. Pare de difamar, criticar, acusar, caluniar, julgar, fofocar, pois tudo isso é obra do diabo.
3. Peça a Cristo Seu perdão e experimente a restauração; assim trocarás a crítica do diabo pela prática da mensagem de Tiago (capítulo 4:9-10).

Pr. Heber Toth Armí

Um comentário:

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana