NO MUNDO A VIDA CRISTÃ É DIFÍCIL, MAS CONTA COM AJUDA DO CÉU


INTRUDUÇÃO: Texto Bíblico: Apocalipse 1:9-12

1. Nem sempre o fiel cristão está livre de sofrer tribulações: Todos os discípulos apóstolos de Cristo foram torturados, presos e matados por anunciarem a salvação em Cristo Jesus; exceto João, que foi exilado em Patmos.
2. Nem sempre a vida do cristão piedoso será blindada diante das provações: Dominiano, o imperador romano que governou de 81 a 96 d.C. baniu João à acidentada Ilha de Patmos, no mar Egeu, onde eram exilados alguns condenados.
3. Nem sempre o servir a Deus trará proteção nas aflições: O apóstolo João estava exilado em Patmos por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Onde servia de colônia penal romana; os prisioneiros levados ali eram açoitados, algemados, com poucas roupas, pouca comida, para dormir ao relento.

I. PATMOS ILUSTRA O SOFRIMENTO RESULTANTE DE UMA VIDA A SERVIÇO DE CRISTO – Apocalipse 1:9

1. Ninguém é melhor que ninguém ou pior para sofrer mais que outros: João se identifica como irmão (não como superior) e, coparticipante (companheiro) na aflição.
2. Ninguém deve tornar-se cristão pensando ser livre das tribulações para não viver uma decepção: A intimidade que João tinha com Cristo nunca foi apelo a Deus por livramento, pois Jesus já tinha advertido que neste mundo Seus discípulos teriam aflições (João 16:33).
3. Ninguém deve crer que pelo fato de crer em Jesus será blindado de qualquer dificuldade: A perseverança no reino da graça é militante até chegar ao reino triunfante.

II. PATMOS REPRESENTA O MUNDO EM QUE OS CRISTÃOS VIVEM AO PROCLAMAREM VERDADES INTRAGÁVEIS – Apocalipse 1:9

1. Quando a verdade é pregada onde impera a falsidade e a iniquidade, oposições se levantam para impedir seus propagadores: João foi dura e severamente perseguido antes de ser jogado na ilha de Patmos.
2. Quando a verdade é anunciada até o mais humano, educado e amoroso cristão padece perseguição: João, o discípulo do amor, não sofreu por ser um malfeitor, mas por amor ao Salvador e, por apresentar aos perdidos o plano da redenção.
3. Quando a verdade ilumina, o príncipe das trevas move grandes impérios a fim de que não sejam expostas suas artimanhas diabólicas: Pregar a verdade no mundo nunca foi coisa fácil, pois este mundo jaz no maligno (I João 5:19), e, o mal odeia o bem.

III. PATMOS REVELA QUE NÃO IMPORTAM AS CIRCUNSTÂNCIAS, JESUS SE FAZ PRESENTE – Apocalipse 1:10-12

1. Não importam o lugar e a circunstância que vive o cristão, Cristo sempre estará presente: Às vezes é preciso passar pela experiência de João a fim de ter a visão da presença do Senhor onde parecia que só havia solidão.
2. Não importam o tamanho da perseguição nem a imensidão da tribulação, a voz poderosa de Cristo atrai a atenção do cristão: Só em meio à tribulação fica claro que ao opor-se ao mundo, Cristo se torna um aliado. Todo cristão que enfrenta oposição como João, tem em Cristo a sua segurança.
3. Não importa a intensidade da luta, a perseverança é fundamental para manter a fé que conduz à vitória final: No exílio da dor, o cristão, como João, sente a presença de Cristo, seu Salvador.

CONCLUSÃO:

1. Ser cristão não é sinônimo de ser livre da dor, aflição e provação; pelo contrário, as hostes demoníacas se erguem para perseguir aos servos do Senhor como aconteceu com o apóstolo João. Entretanto, em meio às aflições, Cristo sempre vem com palavras de esperança.
2. Ser cristão é sinônimo de paciência, perseverança e esperança; é confiar na presença de Cristo no presente e esperar Sua manifestação em glória no futuro. A atitude cristã correta entre a tribulação e o reino dos Céus é a paciência que produz perseverança.
3. Ser cristão não é fácil, mas até mesmo os mais fracos, velhos e rejeitados na sociedade encontram em Cristo poder para vencer as mais intensas provações. O resultado final de ser cristão é a expectativa de todo perseverante: o Céu é o lar de todo crente fiel.

APELO:

1. Se você é cristão, saiba que o inimigo quer a tua destruição, mas Cristo é a tua salvação.
2. Se você se diz cristão e não padece perseguição, reavalie o teu conceito de cristianismo.
3. Se você ainda não é cristão, saiba que ainda haja perseguição em ser cristão, em Cristo você tem um aliado que vencerá toda oposição.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários