RAZÕES PARA CELEBRAR CULTO DE AÇÕES DE GRAÇAS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: I Pedro 1:3-9
1. Definição de culto de ação de graças: É um culto de adoração no final do ano, geralmente realizado na igreja, com a finalidade de louvar e exaltar com exultação a Deus pelo que Ele fez no transcorrer do ano que termina.
2. Motivação para celebrar o culto de ação de graças: As pessoas vão à igreja com alegria celebrar as bênçãos recebidas de Deus.
3. Objetivo do culto de ação de graças: Reconhecimento de que Deus é dono de tudo e que tudo o que nos dá alegria, prazer e felicidade vem dEle.

I.  O CRISTÃO TEM NO CORAÇÃO UMA PROFUNDA GRATIDÃO PELA MORTE DO FILHO DE DEUS – I Pedro 1:3-4
1. A morte de Jesus, o filho de Deus, é a principal razão para celebrar um culto de ações de graças: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.
2. A morte e ressurreição de Jesus resultam da misericórdia de Deus oferecida a nosso favor, a qual compreende Seu divino interesse pelo bem-estar de todo ser humano.
3. A morte e ressurreição do Filho de Deus nos regeneram (transformam) de desesperados em esperançosos; pois, ao converter-se a Cristo, a pessoa contempla no fim da jornada cristã sua futura glorificação e sua herança celestial na casa do Pai.

II. O CRISTÃO DÁ GRAÇAS A SEU DEUS PELAS PROVAÇÕES DURANTE O ANO – I Pedro 1:5-8
1. A esperança viva do cristão é baseada na promessa de proteção com o poder de Deus através da fé, pois sua provação é fruto do compromisso com Jesus. Sem tal proteção em meio às aflições, ninguém alcançaria a herança guardada por Deus para os remidos (v. 5).
2. A esperança viva é uma força constante e poderosa que impulsiona o cristão a avançar para o Céu enfrentando os problemas da vida: “Nisto exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações” (v. 6).
3. A esperança viva do cristão enche o coração de alegria e ação de graças mesmo em meio às agonizantes provas da vida, pois sabe que Deus terá a última palavra no grande conflito entre o bem e o mal (vs. 7-8).

III. O CRISTÃO CELEBRA NO PRESENTE A GRANDE ESPERANÇA DA SALVAÇÃO – I Pedro 1:5-6 e 8-9
1. A fé em Cristo e em Seu plano é revelada na magnitude dos problemas que tal fé pode suportar; assim como o ouro, cada vez mais provado, mais valioso se torna.
2. A fé em Cristo e em Seu plano traz tão grande alegria ao cristão que transcende a compreensão dos incrédulos e supera a capacidade de descrição dos cristãos: “... crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (v. 8).
3. A fé em Cristo e em Seu plano é um tremendo motivo para a realização de um culto de ações de graças no final de um ano, pois o converso aguarda ansiosamente pela segunda vinda de Cristo, a qual marca o começo da glorificação do cristão.

CONCLUSÃO:
1. Apenas os cristãos exultam ao celebrar a seu Deus em um culto de ações de graças; pois, apesar das lutas e aflições que todos passam neste mundo injusto e mal, os cristãos as enfrentam com fé e esperança confiando na poderosa proteção de Deus.
2. Apenas os cristãos são provados por sua fé para amadurecer e refinar o caráter de modo que seu valor se manifeste plenamente e redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo quando vier buscar os salvos.
3. Apenas os cristãos têm razões concretas para render graças a Deus, pois é o próprio Deus quem dá tais razões.

APELO:
1. Seja um cristão genuíno rendendo graças a Deus pelas provações.
2. Seja um cristão agradecido pelo que Deus te deu, dá e dará através de Jesus.
3. Seja um cristão animado com as promessas de Deus àqueles que creem.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Pastor Heber Graça e Paz, tenho sido abençoado por seus sermões oro para que Deus em sua infinita Graça continue a lhe abençoar e prosperar seu ministerio e tudo quanto fizeres que o Senhor esteja convosco.

    Elias Alves
    Lider de Jovens Assembleia de Deus Jd. Amélia Pinhais Pr.

    ResponderExcluir
  2. estudo muito bom...para se meditar!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pastor Heber a paz.....que benção esse blog.Que nosso SEnhor o abençoe muito.....vida,família e Ministério...

    ResponderExcluir
  4. edificante...realmente aprendo muito com este estudo...amei.

    ResponderExcluir
  5. edificante este estudo...enriquece nossa alma !

    ResponderExcluir
  6. Oi.. Boa Tarde!!
    Tenho uma grande duvida em relação aos aniversário natalício.As únicas citações bíblicas que encontrei não aprovam e nem desaprovam comemorar o aniversário.
    Em fim quero saber se e certo ou não comemorá o aniversário?

    ResponderExcluir
  7. Joao carlos Diacono presbiteriana renovadasexta-feira, outubro 09, 2015

    Pastor saiba que Deus te Ama e muito. Vou me basear no que voçe transmitiu que o senhor seja contigo

    ResponderExcluir
  8. Edificante. Muito obrigada. :) Que o nosso Senhor abencoe sua vida e que venham mais e mais estudos como esses.

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor Jesus para todos os irmãos. Gostaria de saber, se é certo comemorar aniversário na igreja, com festa e tudo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Leia Mateus 21:12-13 e tire tuas próprias conclusões!

      Excluir
    2. Amado Pastor, na igreja onde congrego, está acontecendo exatamente isto. Por discordar dessa e de outras situações, fui colocado na disciplina por trinta dias. Obrigado de coração, pela pronta resposta. Que Deus o abençoe e a toda sua casa.

      Excluir
  10. A Graça e a Paz dada por Cristo Jesus sejam com todos os leitores. Deixo aqui registrado minha gratidão pela seriedade, competência e profundidade bíblica com as quais as perguntas são conntempladas.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: