segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ANÁTEMA, UMA MALDIÇÃO EVANGÉLICA



INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gálatas 1:6-12
1. Por que há muitas religiões diferentes seguindo a mesma Bíblia? Porque o evangelho verdadeiro é fácil de ser adulterado.
2. Por que as igrejas evangélicas tem doutrinas tão diferentes? Por que o evangelho bíblico é fácil de ser manipulado por ignorantes.
3. Por que há tantas discussões sobre temas bíblicos? Porque o evangelho é muito fácil de ser falsificado para enganar as pessoas e há muitas pessoas enganadas.

I.   ANÁTEMA E SEU SIGNIFICADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO E EM GÁLATAS 1:8-9
1. Anátema no Antigo Testamento: Na Septuaginta (LXX), o Antigo Testamento traduzido do hebraico para o grego, "anátema" era uma referência aos animais que deveriam ser mortos (Levítico 27:29); posteriormente passou a significar "condenado" (Josué 6:17) e "amaldiçoado" (Josué 7:12).
2. Anátema no Novo Testamento: Contemporâneos de Paulo usaram o vocábulo anátema como maldição (Atos 23:14).
3. Anátema nos escritos paulinos: O apóstolo Paulo usa o termo anátema com o sentido de pronunciar uma maldição sobre alguém ou colocar alguém sob maldição (Romanos 9:3; I Coríntios 16:22; Gálatas 1:8-9).

II. ANÁTEMA É QUEM FALSIFICA O EVANGELHO – Gálatas 1:6-8
1. Pessoas que falsificam o evangelho fazem com que os crentes abandonem a graça de Cristo para seguir suas próprias interpretações deturpadas.
2. Pessoas que anunciam outro evangelho ou mesmo um evangelho além da Bíblia deve ser anátema:
a) Anátema seja o pregador que na igreja, ou na praça, ou no rádio ou televisão manipular o evangelho anunciado por Cristo e pelos apóstolos.
b) Anátema seja o pastor ou padre que pregar o evangelho misturado com psicologia, filosofia ou tradições humanas.
c)  Anátema seja até mesmo se um anjo aparecer a alguém com evangelho adulterado.
3. Pessoas com grande poder religioso podem usar o exorcismo, a revelação, a cura (Mateus 7:22-23), a popularidade (Mateus 24:11) e sinais e milagres (Mateus 24:24) para enganar multidões com seu evangelho adulterado.

III. ANÁTEMA É QUEM PREGA O EVANGELHO FALSIFICADO – Gálatas 1:9-12
1. A maioria dos pregadores da atualidade torna o evangelho agradável às pessoas a fim de terem igrejas e bolsos cheios, que sejam anátemas!
2. A maioria dos pregadores da atualidade explora o evangelho para explorar as pessoas usando a persuasão e anunciando um evangelho segundo os homens, que sejam anátemas!
3. A maioria dos pregadores da atualidade não busca aprender da revelação de Jesus Cristo; mas movidos pela ganância e popularidade aprendem de estrategistas, marqueteiros, livros de auto-ajuda e administradores empresariais, que sejam anátemas!

CONCLUSÃO:
1. A mensagem do apóstolo Paulo não é palatável, devido a uma grande onda de falsificadores do evangelho em todo canto do mundo.
2. A mensagem do apóstolo Paulo não é apreciável, devido à familiaridade de grandes multidões interessadas num evangelho antropocêntrico (focado no ser humano), e não teocêntrico (focado em Deus).
a)   As pessoas querem um Jesus servo, não um Senhor Jesus.
b)  As pessoas querem um Jesus guarda-costas, não um Salvador.
c)   As pessoas querem um Jesus liberal, não um modelo moral a ser seguido.
3. A mensagem de Paulo não é agradável, porque seu objetivo não é agradar pessoas, mas a Cristo; ele não desejava ser reconhecido na terra, mas no Céu.

APELO:
1. Cuidado com o evangelho que você ouve! Estude bem a Bíblia para que ninguém te engane!
2. Cuidado com os comentaristas ou livros evangélicos que você lê! Conheça bem a Bíblia para que nem mesmo um anjo de engane!
3. Cuidado para não pregar um evangelho manipulado, adulterado e falsificado! Cuidado para não ser usado pelo grande enganador (Satanás). Permita que o verdadeiro Espírito Santo te use!
Pr. Heber Toth Armí

28 comentários:

  1. Gostaria de saber o significado de: Anátema, Jesus! em 1coríntios 12:3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trata-se de uma pessoa ambígua, que hora cre hora não cre. Leia assim o versículo, acho que fica claro:
      3 Por isso, eu afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: "Jesus seja amaldiçoado"; e ninguém pode dizer: "Jesus é Senhor", a não ser pelo Espírito Santo.

      Excluir
    2. Não entendo porque o titulo de" pastor"existe somente 1 JESUS CRISTO nós somos servos e santos a serviço do mestre e pastor pastor supremo JESUS CRISTO

      Excluir
  2. Preocupate em orar pra que Deus mude as pessoas, e que o Espirito Santo as toque haja de misericordia para com todos. Amaldiçõar não é algo que se refere e nem se deriva do amor. E Cristo veio pregar isso!
    Presta atenção em tuas palavras, pois você se amaldiçou ai meu caro jovem!

    E que o Senhor tenha misericordia de tua vida, e que Ele te perdoe. É oque oro em pesso em nome de Jesus!

    Deus, tende misericórdia de todos nós pois erramos, mesmo sem saber e somos pecadores! Perdoanos Pai!

    ResponderExcluir
  3. Tem gente que não gosta muito de alguns textos e significados para a vida dos ensinamentos bíblicos... Tenho pena destes!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog Pr. Heber. Visita o meu blog!

    ResponderExcluir
  5. Pastor aprendi que anátemas são coisas que Deus condena.
    Procede isso???

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!Por esta explicação tendo como base as escrituras sagradas. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  7. O Católicismo é um grande ánatema, pois muitas vezes deixaram a bíblia de lado e creram mais nos conceitos teológicos, dois "pais" da Época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, preguem o amor e não o ódio!

      Excluir
    2. Por favor, preguem o amor e não ódio! Deus é o amor!

      Excluir
    3. Meu objetivo não é pregar ou expôr o que as pessoas querem; não quero agradar ou alimentar a carnalidade pervertida do ser humano e depois vê-lo queimar no fogo do inferno pensando que iria para o Céu (II Timóteo 4:1-5). Jesus disse que devemos nos nutrir com toda a Palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:1-4). Um evangelho só de amor (João 3:16) sem apresentar o juízo (João 3:36) não é o verdadeiro evangelho eterno (Apocalipse 14:6-12). Portanto, será anátema por pregar um evangelho adulterado, parcial... quando Jesus pediu para ensinar todas as coisas (Mateus 28:19-20). O amor não é tão fortemente demonstrado se não for por meio do sacrifício por alguém que não merece. Aqueles que não aceitarem o único plano de amor sofrerá o furor e a ira de Deus (Apocalipse 19:15). É o que diz a Bíblia! Eu fico com a Bíblia!

      Excluir
    4. mas e se a bíblia foi escrita e adulterada pelo home?

      Excluir
  8. Deus abençoe a todos aqui. O pr. tem razao ao alertar-nos a repeito dos "evangelhos personalizados" por aí e com respeito ao que esperamos do nosso Deus. Somos servos e só precisamos mesmo da misericordia do Pai a cada minutos de nossas vidas. Obrigado pelos esclarecimentos. Em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. O evangelho de Cristo está sendo comercializado e milhões de almas estão se perdendo em função disso. O engano é devastador.
    Quero ser usado Senhor, contribuir para ajudar essas pessoas que estão sendo enganadas e exploradas levando o verdadeiro evangelho, o poder de Deus que transforma e liberta. Essa é minha oração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por isso que a bíblia é vendida e não doada

      Excluir
    2. Tem um grupo de cristão que trabalha com isso, em doação de bíblia do novo testamento . É um trabalho muito bonito , eles doam em escolas , hospitais , presídios .Então bíblia também é doada .

      Excluir
  10. é a confirmação de que, respiramos e adamos pelo espirito
    1-CORÍNTIOS 12 VERSICULO 1 A 3

    RESUMINDO

    O SENHOR É DEUS, FAZ O QUE QUER QUANDO QUER, COM QUEM QUISER.

    ROMANOS 1/19-20

    19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

    20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

    ResponderExcluir
  11. Deus abencoe Pr Heber e sua familia!...

    ResponderExcluir
  12. Como saber qual o verdadeiro evangelho então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro evangelho só pode ser o original. As traduções quanto mais distantes da época dos fatos são cheias de erros, como por exemplo a tradução de Almeida que sempre é revista e atualizada como se alguma verdade tivesse sido mudada.

      Excluir
  13. Senhor Pr Heber vejo que o senhor tem grande conhecimento bíblico, porém, sobre ANÁTEMA, existem muitas outras definições que gostaria de publicar, a fim de que se tenha um completo conhecimento sobre esse assunto.
    Que o nosso bom Deus te abençoe, te guarde e te conduza à luz eterna!
    Quem sacrificar a outros deuses, além de Javé, será entregue ao anátema. (Êxodo 22, 19)

    Aquilo que alguém consagrou a Javé como anátema não pode ser vendido nem resgatado, seja homens, seja animais ou campos de sua propriedade hereditária. O que foi consagrado como anátema é coisa santíssima que pertence a Javé. (Levítico 27, 28)

    Uma pessoa consagrada ao anátema não pode ser resgatada: deverá ser morta. (Levítico 27, 29)

    Tomamos posse de todas as suas cidades e sacrificamos cada uma delas, como anátema: homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhum sobrevivente. (Deuteronômio 2, 34)

    Nós as sacrificamos como anátema, assim como havíamos feito com Seon, rei de Hesebon: destruímos cada cidade, com homens, mulheres e crianças. (Deuteronômio 3, 6)

    Quando Javé seu Deus as entregar a você, você as vencerá e as sacrificará como anátema. Não faça aliança nenhuma com elas e não as trate com piedade. (Deuteronômio 7, 2)

    Portanto, não coloque uma coisa abominável dentro de casa: você se tornaria anátema como ela. considere essas coisas como imundas e abomináveis, pois elas são anátemas. (Deuteronômio 7, 26)

    você deverá passar a fio de espada os habitantes dessa cidade. Sacrifique-a como anátema, juntamente contudo o que nela existe. (Deuteronômio 13, 16)

    Em sua mão nada ficará do que for sacrificado como anátema. Desse modo, Javé deixará sua cólera, perdoará você, terá piedade e o multiplicará, como jurou a seus antepassados. (Deuteronômio 13, 18)

    sacrifique como anátema os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, conforme Javé seu Deus lhe ordenou, (Deuteronômio 20, 17)

    Filho de Carmi: Acar, que chamou a desgraça sobre Israel, porque violou a lei do anátema. (I Crônicas 2, 7)

    Eles comerão a oblação, o sacrifício pelo pecado e o sacrifício de expiação. A eles pertence tudo quanto se consagra como anátema em Israel. (Ezequiel 44, 29)

    Foram, então, procurar os chefes dos sacerdotes e os anciãos, dizendo: "Acabamos de jurar solenemente, sob anátema, que nada vamos comer enquanto não matarmos Paulo. (Atos dos Apóstolos 23, 14)

    Não acredite neles. Mais de quarenta homens estão de emboscada contra Paulo. Eles juraram, sob anátema, não comer nem beber enquanto não o matarem. Agora estão de prontidão e esperam que o Senhor dê o consentimento." (Atos dos Apóstolos 23, 21)

    Se alguém não ama o Senhor seja anátema. Marana-tá. (I Coríntios 16, 22)





    ResponderExcluir
  14. Pastor o senhor é de que igreja!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da igreja que não surgiu com discussões, brigas e ambições financeiras ou políticas. Sou da igreja que surgiu da profecia de Apocalipse 10, o povo que cumpriu na pele aquela profecia: A Igreja Adventista do Sétimo Dia! A igreja apontada na Bíblia que estaria sendo guiada por Deus em meio a tantas opções religiosas dos últimos dias!

      Excluir
  15. Pr.Heber,pode se dizer também que o alcorão também e um tipo de evangelho distorcido, porque no alcorão fala que um anjo falo com maoome sei lá se o nome dele é assim, e ele é o unico profeta diante de Deus,se de fato isso ouve isso foi coisa de satanás,porque eles comparam maoome como se se fosse o Senhor Jesus cristo, só de outra forma como se fosse só maoome que tive-se ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
  17. Ministro do Evangelho Vilton Fernandessegunda-feira, maio 19, 2014

    Amém, e assim que tem que ser Pastor, falar a verdade do evangelho, Jesus nos mostrou como pregar a verdade Jesus é a verdade, hoje não se tem mais ouvido este evangelho a cerca de Jesus , e até mesmo os mandamentos de Deus, não se prega mais sobre os mandamentos, obediência a Deus. Hoje e uma Teologia de prosperidade e muitos se perdendo, por falta de conhecimento da palavra, E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara a palavra de Deus e a verdade Jesus e nossa verdade que veio ensinar, como devemos pregar e viver o seu evangelho.

    ResponderExcluir
  18. Somente uma questão. O que entendi do texto e dos comentários é que devemos seguir a bíblia e o que ela nos ensina sobre Jesus, pois devemos ter cuidado com os enganadores que usam a bíblia. Mas, no entanto, não se sabe nem mesmo se a bíblia é correta, porque pelo que consta, ou o que estou cansado de ver nesses documentários é que os livros foram todos definidos pela própria igreja que já começou enganando manipulando a verdade e as informações históricas do momento. Hoje sinceramente tudo que temos sobre Deus é duvidoso, nada é certo, então é dificil, nenhuma fonte confiável.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana