terça-feira, 10 de maio de 2011

DEUS E AS ROUPAS MASCULINAS E FEMININAS


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Deuteronômio 22:5
1. Deus não é interesseiro, mas demonstra interesse até em nos ajudar a se vestir.
2. Deus não é autoritário, mas tem autoridade sobre nós e toda Sua criação.
3. Deus não é ditador, mas apresenta princípios aos que aceitam refletir-lhe o caráter.

I. A MULHER NÃO DEVE USAR ROUPAS DE HOMEM – Deuteronômio 22:5
1. Moisés, quem escreveu esse texto, não fala de calça. Pois não existia calça masculina e nem feminina na época. Homens e mulheres se vestiam com longos vestidos semelhantes.
2. Moisés fala sobre a maneira da mulher se vestir: com roupa de mulher. Embora pequenas as diferenças, o povo daquela época sabia quais roupas eram femininas e quais eram masculinas. Hoje, numa época e cultura diferentes existem roupas femininas e masculinas, é necessário saber as diferenças das calças, camisas, camisetas da cada sexo.
3. Moisés, inspirado pelo Espírito Santo, aponta para o princípio de que a mulher deve ser diferente do homem, pois foi criada por Deus diferente; por isso deve se caracterizar como mulher, feminina desde as suas vestes.

II. O HOMEM NÃO DEVE USAR ROUPAS DE MULHER – Deuteronômio 22:5
1. Deus fez o homem bem diferente da mulher, portanto não deve se vestir como mulher, mas varonil, vigoroso e robusto.
2. Deus conhece e respeita as culturas, sabe que a moda muda, mas Seus princípios permanecem, pois sempre existiu a diferença da roupa do homem para a roupa da mulher, e os homens devem comprar e usar apenas roupas do sexo masculino.
3. Deus deseja que o homem seja distinto da mulher apenas em olhar para ele, da mesma forma com a mulher; independente da raça, da cultura e da época.

III. USAR ROUPAS DO SEXO OPOSTO É ABOMINÁVEL – Deuteronômio 22:5
1. A intenção principal desta lei instituída por Deus, além de refrear a imoralidade e a prática idólatra das culturas pagãs, tinha que ver com a santidade da distinção divina dos sexos, criados distinta e nobremente por Deus na criação.
2. A intenção desta lei não é a modéstia, decência e bom senso; é caracterizar o homem e a mulher como seres diferentes, cujos propósitos e comportamentos são diferentes. Desta forma, desconsiderar essa distinção é abominação, um insulto vergonhoso contra a ordem estabelecida por Deus.
3. A intenção desta lei instituída por Deus é para honrar o homem e a mulher como seres que foram criados para refletir à imagem e semelhança de Deus. É abominável a Deus refletir a imagem do mal, da imoralidade e do pecado.

CONCLUSÃO:
1. Quem aceita viver como povo de Deus deve respeitar Sua vontade e Sua glória na vida diária, e não os costumes e modas vãs do mundo.
2. Quem aceita viver como povo de Deus deve representar bem caracterizado sua sexualidade criada por Deus, começando pelas indumentárias.
3. Quem aceita viver para glorificar, honrar e exaltar a Deus deve fazê-lo seguindo Suas santas e nobres orientações expostas nas eternas Sagradas Escrituras.

APELO:
1. Não reflita o caráter mundano, pecaminoso e imoral, mas o caráter de Deus, em seu comportamento e vestimentas.
2. Não questione a Deus e Suas eternas palavras, mas questione a tua maneira de representá-lO diante das pessoas que não O conhecem.
3. Não ignore as orientações de Deus, por mais insignificantes que pareçam elas revelam que Deus se importa com você até nos mínimos detalhes de suas roupas.
Pr. Heber Toth Armí

12 comentários:

  1. Pr. Heber.
    Tenho uma dúvida.
    Sou homem, mas minha dúvida é sobre a indumentárias femininas.
    É errado usar decotes ou calças onde está passando a sensualidade mais que a femininilidade?
    Essas calças extra coladas no corpo por exemplo? Passa mais sensualidade, as curvas do corpo... Perante à palavra de Deus isso é errado?

    tiago.btt@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A essência do texto não aborda em nada a questão levantada sobre a sensualidade. No entanto, a Bíblia é claríssima sobre a forma de uma mulher de Deus se vestir. Em I Timóteo 2:9 tem três princípios:
      1. As vestes devem revelar modéstia,
      2. As roupas devem ser descentes, e,
      3. As indumentárias devem ser usadas com bom senso.
      Qualquer coisa que ficar aquém ou ir além disso vai contra o que Deus diz na Bíblia; portanto, é considerado pecado tudo o que fere os princípios divinos!

      Excluir
  2. Homens só deve andar de calça e camissa de Manga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Bíblia for o padrão, não é errado usar bermudas e camisa sem manga. Agora, se a mente de algum irmão for padrão de certo ou errado, então os homens só devem usar calca e camisa de manga. Jesus nunca usou calça e nem camisa de manga. Ele é meu padrão!

      Excluir
    2. pelo padrao da biblia pastor teriamos todos que usar tunica entao

      Excluir
    3. pelo padrao da biblia pastor deveriamos todos usar tunica entao

      Excluir
    4. pelo padrao da biblia pastor deviamos todos usar tunica entao

      Excluir
  3. a paz do senhor meu amigo .pr.heber.discordo com pr. porq esse testo biblico de DT 22.5 ESTAR CLARO nao devemos fazer nada q seja disigual vc dis q e normal? olha amigo e por isso q hoje estamos tendo grandes poblemas na igreja com esse oq e q tem .infelismente muito pastores estar liberando muitas coisa q outrora era bons custume hoje e exluido das igreja. ...usar calça; usar .brinco .maquiagem.corrente etc isso e decente pra uma mulher crente/?meu amigo se eu nao for exemplo pra este mundo quem vai ser? nosso testemunho nossa maneira de viver tende a ser exemplo pra esse mundo.mas oq vemos hoje muitos q dizem ser crente e vivem uma vida de qualquer jeito .se eu disser.irmao isso nao e legal o irmao sai e vai pra outra igreja q seja laite entende.. entao melhor e ser cafona como muito dis doq viver de maneira facil e nao agradar a papai do ceu.. meu abraço ..amigos e irmao...vejam oq dis 1.timoteo2.9.10...1.pedro 3.1a5.e reflita com carinho ta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendam irmãos que o Senhor Jesus analisa o seu coração. Durante muito tempo eu vivi em uma igreja cheia de doutrinas, onde nada se podia e mesmo assim eu era vazia. Não conhecia verdadeiramente a Deus. Quando fui obrigada a mudar de igreja devido a uma mudança de estado, o Senhor me levou à uma igreja onde as pessoas se vestem de modo simples, decente e modesto. Tudo baseado na palavra de Deus, E vc sente a unção do Senhor desde o momento em que vc põe o pé na porta. Roupa não salva ninguém, não adianta usar uma saia no pé e ter o coração sujo diante de Deus. Não adianta usar somente saia, e colocar um micro saia. Se vestindo com decência, e tendo um coração puro, assim agradaremos ao Senhor. Fiquem na Paz do Senhor

      Excluir
  4. TEMOS QUE TER BOM SENSO E EQUILIBRIO.TUDO QUE DEUS CRIOU ,CRIOU NUMA MEDIDA NEM + NEM -;PORTANTO QUEM CONHECE A PALAVRA DE DEUS COM CERTEZA SABERÁ SE VESTIR,USAR UMA JOIA.A OBEDIENCIA A DEUS NÃO TEM LIMITES,TUDO QUE EU FISER NO SENTIDO DE AGRADAR A DEUS MELHOR SERÁ.A PAZ...

    ResponderExcluir
  5. segundo o manual bíblico editado pela CPAD , a diferença das vestes do homem e das vestes da mulher está em que as vestes do homem pode ser acima dos joelhos e as vestes da mulher tem que ser quase chegando aos tornozelos e algumas outras coisas mais, como cor e adereços por cima das vestes.

    ResponderExcluir
  6. Cresci numa igreja evangélica ouvindo sempre esse assunto e até hoje ñ entendo porque só dão enfâse a este versiculo de Dt.,e todas as outras leis e mandamentos do mesmo livro passam desapercebidos, se fossemos observar todos voltariamos ao tempo da lei ,ainda bem que estamos no tempo da Graça do nosso amado Jesus.Paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer. Elogie ou critique respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda:

Postagens mais acessadas nesta semana