DEUS PROTEGE A IGREJA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO

INTRODUÇÃO: Apocalipse 7:1-8
1. Esta porção profética está inserida na profecia dos sete selos, o qual revela o conflito entre Cristo e Satanás (Apocalipse 6-8:1).
2. Esta porção profética está localizada entre o sexto e o sétimo selo, referente à grande tribulação no tempo do fim (Apocalipse 6:12-17; 8:1).
3. Esta porção profética está registrada para responder a pergunta preocupante de Apocalipse 6:17 – “Quem poderá subsistir durante a grande tribulação?” A resposta é: Só poderá subsistir diante da ira do Cordeiro quem tiver o selo do Deus vivo na testa (Apocalipse 7:1-8). Convido você a estudar essa profecia tão importante para os dias atuais.

I.  NO TEMPO DO FIM AS TRAGÉDIAS SE MULTIPLICARÃO NO MUNDO INTEIRO – Apocalipse 7:1-3
1.  A totalidade das tragédias e catástrofes que danificarão o mar e a terra é simbolizada pelos quatro ventos (Jó 1:6-19; Daniel 7:2-3).
2.  A totalidade do planeta terra é simbolizada pelos quatro cantos da terra – os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste.
3.  A totalidade da proteção de Deus é simbolizada pelos quatro anjos:
a)  Os anjos estão limitando o desejo dos poderes das trevas de destruir toda a terra.
b)  Os anjos soltarão os quatro ventos da terra, a proteção de Deus será retirada e Satanás poderá atuar com total liberdade.
c)  Os anjos retirarão os limites das forças das trevas, e haverá grande tribulação da qual nunca houve na história (Apocalipse 7:13-14; 12:12).

II. NO TEMPO DO FIM OS SERVOS DE DEUS SERÃO SELADOS – Apocalipse 7:3-8
1.  O selamento com o selo de Deus é o sinal de garantia de sobrevivência na grande tribulação. O selo na época do apóstolo João tinha três utilidades importantes:
a)  Indicava o proprietário.
b)  Indicava autenticado.
c)   Indicava inviolável.
2.  O selamento com o selo de Deus é para garantir a proteção dos servos de Deus, dos quais há três declarações no texto:
a)  Eles são servos de Deus, já eram servos antes do selo; portanto, já possuíam o Espírito Santo.
b)  Eles receberam o selo na testa por serem servos de Deus, se converteram antes de serem selados.
c)   Eles foram enumerados por Deus em 144.000. Simbolizando a igreja simétrica, perfeita e harmoniosa foi usado o número 144.000 (12 x 12 x 1000 = 144.000). Esse número aponta para o plano de Deus para Sua igreja quando refletirá um caráter puro e transformado (Efésios 5:25-27).
3.  O selamento nos ajuda a entender que os “servos de Deus” não são os de nacionalidade judaica, mas a igreja de Deus, o Israel espiritual (Romanos 2:28-29; 9:6-7; Apocalipse 1:1-2). Os 144.000 não pode ser literal porque:
a)  Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é plena de simbologia: Quatro ventos, quatro cantos, quatro anjos, anjo do oriente, selo na testa  e inclusive o número 144.000.
b)  Todo o povo de Israel sofreu com a Diáspora, foram espalhados e misturados por toda a terra. Não existe nenhuma tribo pura hoje.
c)   Toda a lista é perfeita: 12.000 de cada uma das 12 tribos, isso implicaria predestinação limitada. Deus não limita a salvação apenas a alguns.
d)  Toda a profecia de Apocalipse 7:1-8 é completada e ampliada com a profecia de Apocalipse 7:9-17, na qual João viu não 144.000, mas uma “grande multidão, que ninguém podia contar, que vieram de todas as nações, tribos, povos e línguas... Estes são os que vieram da grande tribulação” (vvs. 9, 14). Deus não limita a salvação apenas aos judeus e nem apenas a 144.000 pessoas.

III.  NO TEMPO DO FIM A IGREJA DE DEUS ESTARÁ PROTEGIDA – Apocalipse 7:1-4
1.  As tragédias sobrevirão sobre o mundo quando os anjos retirarem sua proteção. Porém Deus faz distinção de quem Lhe pertence e o sela antes da grande tribulação.
2.  As calamidades sobrevirão para destruir o mundo inteiro: terra e mar. Porém Deus poupará Sua igreja composta de todos os Seus servos, de todas as nações.
3.  As catástrofes sobrevirão ao mundo, mas a igreja de Deus será indestrutível.

CONCLUSÃO:
1. Diante da tantas tragédias no mundo, a profecia dos quatro anjos, nos quatro cantos da terra, segurando os quatro ventos, destina-se a reavivar a confiança dos verdadeiros cristãos.
2. Diante das catástrofes que sobrevirão ao mundo, a profecia do selamento dos servos de Deus destina-se a avivar a esperança de que Deus está no controle e cuida de todos os Seus servos.
3. Diante da grande tribulação que se aproxima do mundo, a profecia dos 144.000 destina-se a encorajar os servos de Deus com a promessa de que eles subsistirão durante a grande tribulação (Apocalipse 6:17 – 7:1-4).

APELO:
1. Seja um verdadeiro servo de Deus e de Sua igreja desde agora até a volta de Jesus Cristo.
2. Se prepare para receber o selo de Deus a fim de que sejas protegido. Avalie e mude seu estilo de vida, caso seja necessário.
3. Seja perseverante em buscar forças de Deus a fim de que permaneças em pé na grande tribulação. Só Deus tem poder para preservar Seus filhos diante da grande tribulação!

Sermão preparado pelo Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários