O LÍDER CRISTÃO LIDERA DE FORMA DIFERENTE

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Filipenses 2:3-4

1. Um grande líder escreve sobre liderança com base na sua própria experiência: Paulo foi um grande líder. Ele tinha uma equipe. Ele liderou evangelismo. Ele discipulou líderes. Ele escreveu três livros (cartas) no Novo Testamento especificamente sobre liderança: I e II Timóteo e Tito.

2. O conceito de liderança que a Bíblia apresenta difere drasticamente do conceito que o mundo propaga: Jesus fez um contraste claro quanto ao conceito de liderança egoísta, orgulhosa e vaidosa pregada pelo mundo e a sua visão de liderança (Mateus 20:20-28).

3. A liderança de Jesus, o maior líder que já existiu, convida-nos a refletir profundamente sobre o tipo de liderança exercemos. Paulo desenvolve conceitos preciosos em Filipenses 2:3-4. Mas antes, considere uma citação interessante, de Cindy Tutsch:

“Se você é cristão, então é líder! Parte da nossa responsabilidade como seguidores de Jesus é usar nossa influência para levar outros a seguir Jesus. Fazemos isso de diferentes maneiras, de acordo com nossos dons espirituais. Alguns de nós podem ser administradores, muitos são pais, alguns são professores, alguns são idealizadores e outros têm talentos extraordinários para a hospitalidade, a oração ou para concertar coisas. A verdade é que sempre há pessoas ao seu redor, a menos que esteja vivendo numa caverna isolada nos últimos dez anos e não tenha visto ninguém durante esse tempo. Por isso, qualquer que seja sua esfera de influência – família, sala de aula, comunidade, local de trabalho ou mesmo a arena global –, conhecer princípios de liderança vai ajuda-lo a ser um melhor líder”.

a) Infelizmente muitos líderes espirituais nunca leram nenhum livro sequer sobre liderança. Alguns leem apenas sobre liderança secular.

b) Infelizmente muitos líderes da igreja nunca estudaram sobre o conceito de liderança bíblico.

c) Infelizmente muitos exercem uma liderança contrária à Bíblia no lar, no trabalho, e também na igreja. O pior é acreditar que o conceito de liderança bíblico não funciona, por isso não o seguem. Paralelamente a isso, criticam a desaprovam àqueles que intentam aplicar a filosofia de liderança inspirada na Palavra de Deus.

Dito isto, vamos analisar apenas três princípios que Paulo nos ensina em Filipenses 2:3-4.

I. EM CONTRASTE COM A AMBIÇÃO DESENFREADA, O LÍDER CRISTÃO PRATICA A HUMILDADE – Filipenses 2:3

1. Muitos modelos de liderança secular promovem uma ambição individualista, onde o líder busca maximizar seus próprios ganhos e sucesso, e faz isso muitas vezes à custa dos outros. Era assim que fazia Zaqueu antes de Jesus entrar em sua casa e mudar sua vida. Tira vantagens dos outros para benefício próprio. Porém, promover a autoafirmação e destaque individual como meio de sucesso, é parte do conceito secular, não bíblico de liderança.

2. Filipenses 2:3 enfatiza a humildade, encorajando a colocar os interesses dos outros acima dos próprios interesses. Não explora os outros, explora os dons que Deus deu para abençoar os outros, a promover unidade, o crescimento e desenvolvimento de todos.

II. EM VEZ DE COMANDO AUTORITÁRIO, O LÍDER CRISTÃO FOCA NO SERVIÇO VOLUNTÁRIO – Filipenses 2:4

1. Muitos modelos de liderança secular enfatizam um estilo de liderança baseada na autoridade, no poder, na superioridade, onde o líder dá ordens e espera que os outros obedeçam sem questionar. Envolve uma abordagem autoritária, onde a autoridade é exercida de cima para baixo.

2. A liderança conforme o apóstolo Paulo escreve em Filipenses 2:4 destaca o serviço aos outros. Os líderes cristãos são encorajados a considerar as necessidades dos liderados antes que as próprias.

III. EM LUGAR DE BUSCAR INTERESSES EGOÍSTAS, O LÍDER CRISTÃO BUSCA INTERESSES ALTRUÍSTAS – Filipenses 2:3-4

1. Em muitos modelos de liderança secular, a liderança é associada a alcançar metas pessoais e sucessos individuais, muitas vezes enfatizando a ambição pessoal. As decisões e ações desse tipo de líder são egocêntricas. Neste modelo, prioriza-se mais os interesses da organização, empresa e negócio em detrimento dos interesses e necessidades das pessoas. Usa-se a necessidade das pessoas para benefício próprio.

2. Conforme o Espírito Santo apresenta através de Paulo em Filipenses 2:3-4, o líder transformado pelo poder do evangelho e regido pelos ensinamentos bíblicos, coloca os interesses dos outros acima dos seus próprios interesses, descartando a ambição egoísta. Por isso,

a) O líder cristão nada faz por ambição egoísta ou vaidade.

b) O líder cristão age humildemente considerando os outros superiores a si mesmos.

c) O líder cristão não cuida apenas de seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

CONCLUSÃO:

1. A liderança cristã destaca a humildade como alicerce essencial, onde líderes são chamados a se colocarem em segundo plano, buscando a supremacia e elevação dos outros em vez de buscar a própria exaltação.

2. O modelo de liderança cristã se fundamenta no serviço desinteressado, desafiando a mentalidade secular que muitas vezes promove o individualismo e a exploração dos outros.

3. A liderança bíblica ressalta a importância da orientação divina. Diferente do meio secular, a liderança à luz da Bíblia, é mais sobre servir que dominar, é mais sobre promover os outros do que a si mesmo. Como nossa natureza é deploravelmente corrompida, precisamos sempre meditar nas Escrituras para não sermos regidos pela nossa cultura egoísta, vaidosa e gananciosa.

APELO:

1. Considere com mais atenção o conceito bíblico de liderança.

2. Busque poder do Espírito Santo a fim de praticar o conceito de liderança espiritual em lugar da liderança corrompida pelo egoísmo e orgulho.

3. Ore para Deus nos moldar a sermos todos líderes conforme o padrão bíblico.

                                                                                                                         Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários