A DOR DA SOLIDÃO TEM SOLUÇÃO

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Eclesiastes 4:9-12

1. A amizade verdadeira é uma bênção proporcionada pelo Deus que nos criou para relacionamentos. Contudo, com a entrada do pecado, o egoísmo, o orgulho e a vaidade se tornam empecilhos para desenvolver verdadeiras amizades.

2. A amizade precisa ser cultivada tendo a ciência de que mais importante que desejar ter bons amigos é aspirar por ser um bom amigo para com as pessoas com quem convivemos.

3. A amizade deve ser prezada na comunidade cristã; é na igreja que a comunhão deveria ser mais bem desenvolvida. Jesus mesmo orou pela unidade de Seus seguidores.

I. A SOLIDÃO NÃO ESTAVA NOS PLANO DO CRIADOR – Eclesiastes 4:9

Está escrito: “É melhor ter companhia do que estar sozinho”; esta sentença corrobora com aquilo que foi dito no contexto de perfeição do jardim do Éden: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). A solidão nunca foi algo bom, nem mesmo antes do pecado.

1. Dotados de capacidade relacionais, pode-se dizer que Deus nos fez com carência de relacionamentos; eles são essenciais para o bom desenvolvimento de nossa existência.

2. Dotados da capacidade de relacionar-se, precisamos prezar por bons relacionamentos; principalmente no contexto de pecado, quando nossa natureza espinhosa muitas vezes nos leva a perder muitos amigos.

3. Dotados de capacidade racional, devemos nos empenhar ao máximo para manter a unidade na sociedade; viver em comunidade deve ser o papel do cristão, ainda que a desunião seja promovida por Satanás.

a) “A cooperação é muito valiosa e o isolamento é perigoso (comparar com o envio dos discípulos em Lc 10:1). Companheirismo e alegria mútua num empreendimento bem feito são bênçãos dignas de serem vividas (At 13:2; 14:27)” (CBASD, v. 3, p. 1219).

b) “Em todas as adversidades e decepções da vida, poucas coisas proporcionam satisfação mais real e duradoura do que a verdadeira amizade. Um amigo é um conforto na necessidade e uma ajuda nas dificuldades” (Duane A. Garrett, Manual Bíblico Vida Nova, p. 406).

II. A SOLIDÃO SE DESFAZ DIANTE DOS BENEFÍCIOS DA AMIZADE VERDADEIRA - Eclesiastes 4:9-12

O texto mostra que tendo companhia, o salário é mais compensador, a jornada da vida é mais gratificante, os invernos da existência se tornam mais suportáveis, e as vitórias se tornam mais garantidas.

1. O salário é melhor aproveitado quando usado para promover relacionamentos em vez de usá-lo para nutrir o egoísmo, a vaidade e o orgulho que conduzem ao individualismo, à busca por superioridade e em última instância à infelicidade da solidão – os quais enchem o coração de insatisfação. Por isso, “maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas” (Eclesiastes 4:9). Um pensamento judaico ilustra muito bem o significado destes versos: “Uma pessoa sem amigos é como a mão esquerda sem a mão direita”. Imagina lavar a mão suja sem a existência da outra mão?

2. A queda pode acontecer em qualquer lugar com qualquer pessoa, por isso a necessidade constante de ter companhia: Imagina cair numa valeta sem possibilidade alguma de sair dali sem ajuda! “Imagine o problema de um trabalhador que cai da escada sem ninguém por perto para prestar socorro” (William MacDonald, Comentário Bíblico Popular, p. 603). Além da queda física, pode acontecer quedas espirituais, morais, onde o pecador precisa de uma mão estendida diante de tantos dedos condenadores e acusadores e tantas palavras ferinas (Gálatas 6:1-2; Tiago 5:19-20). Por isso, o texto é claro que é melhor não estar só, porque “se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:10).

3. A vida neste mundo não tem apenas primaveras, muitas vezes o inverno da existência nos leva a provar suas frias e sombrias agruras. Portanto, tendo alguém para nos aquecer física, emocional e espiritualmente, a vida se torna mais agradável. O texto é claro: “Se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como porém, manter-se aquecido sozinho?” (Eclesiastes 4:11). Duane A. Garrett observa que: “o versículo 11 não se refere a relações sexuais, mas ao calor compartilhado por dois companheiros de viagem em uma noite fria e solitária. Ao mesmo tempo, pode estar subentendido que o melhor amigo para a vida deve ser o cônjuge” (Manual Bíblico Vida Nova, p. 406).

4. O destino almejado pode ser garantido se, durante a trajetória, verdadeiras amizades são preservadas. Neste mundo de alta periculosidade devido à crueldade humana, e pela incessante investida do Diabo que anda ao derredor buscando alguém para devorar (1 Pedro 5:8), o apoio dos amigos é mais do que um remédio contra a solidão. “As condições de viagem nos tempos antigos eram repletas de perigos devido aos precários meios de transporte e aos ladrões. Dois poderiam fazer uma viagem em segurança quando um sozinho poderia falhar” (CBASD, v. 3, p. 1219). “A ideia principal se refere aos benefícios e às alegrias da amizade e do convívio social que o solitário desperdiça em sua vida de isolamento” (William MacDonald). Diante disso, precisamos ter em mente que “um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se” (Eclesiastes 4:12).

III. A SOLIDÃO SE RESOLVE NA UNIÃO QUE PROMOVE COMUNHÃO – Eclesiastes 4:12

      Está escrito: “Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.

1. Quanto mais amigos verdadeiros tivermos, melhor será nossa existência. Imagine celebrar o aniversário sem companhia! Ou comemorar uma conquista mas não ter com que dividir a alegria! Ou ter de enfrentar grandes problemas da vida sem ter com quem contar, sem ter apoio ou com quem se aconselhar? “Três cordões unidos são três vezes mais resistentes que três cordões separados” (William MacDonald).

2. A comunhão com amigos faz bem ao coração, mas a solidão faz um grande mal. A solidão deve ser combatida com a comunhão. Warren W. Wiersbe destaca que no texto: “Salomão começa com o número um (v. 8) e termina com o número três (v. 12). Trata-se de um recurso típico da literatura hebraica (Pv 6:16; Am 1:3, 6, 9). Um cordão pode ser rompido com facilidade; dois cordões exigem mais força; mas se três cordões forem trançados, dificilmente se rompem. Se é melhor viajar em dois do que sozinho, melhor ainda é viajar em três. Salomão não está pensando apenas em números, mas também na união de três cordões entretecidos – que bela imagem de amizade” (Comentário Bíblico Expositivo, v. 3, p. 747).

3. A comunhão entre os irmãos, biológicos ou da comunidade de fé, é tão importante, gratificante e relevante que o Salmo 133 tem apenas 3 versículos, mas sua mensagem é de uma profundidade incrível:

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

É como óleo precioso derramado sobre a cabeça que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola de suas vestes.

É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião.

Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.

CONCLUSÃO:

1. Cristianismo é relacionamento. Igreja é o ajuntamento dos fieis que se unem para adorar, e também para se relacionar. O cristianismo combate o individualismo, o exclusivismo, o materialismo, o egoísmo e tudo aquilo que o pecado deturpou.

2. Cristianismo é convivência; a igreja é uma comunidade onde a irmandade busca cada vez mais a unidade que Cristo orou intensamente: “Minha oração não é apenas por eles [os discípulos daquela época]. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (João 17:20-21).

3. Cristianismo tem sua essência no amor, o qual é a essência do caráter divino: Em 1 João 4:8 diz: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. E, em João 13:34 e 35 Jesus é categórico ao dizer: “Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

APELO:

1. Procure ser bom amigo para teus amigos, conhecendo intimamente a Deus.

2. Invista na unidade da comunidade da fé, promovendo um ambiente de amor.

3. Atraia mais pessoas para o círculo do amor cristão que combate a solidão.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários