NOS FARÁ BEM LEMBRAR OS ATOS DE JUSTIÇA DE DEUS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Miqueias 6:5

1. Lembrar repetidamente o que Deus fez por nós provoca nas células cerebrais uma espécie de polarização em sentido determinado, ou seja, traçam-se no cérebro sulcos por onde fluem os pensamentos.
Portanto, cuidado para não pensar errado sobre Deus: “Deus não oprimiu a Seu povo, como eles implicitamente se queixavam, pelo contrário, Deus havia lidado com eles tão bondosamente desde sua fundação que a única resposta razoável deles deveria ter sido um compromisso sincero com Ele” (Bruce Waltke, em Nuevo Comentário Biblico Siglo XXI).
Parece que os israelitas haviam se esquecido de duas coisas: De que Deus os...

a) ...libertara miraculosamente da escravidão do Egito (vs. 3-4).
b) ...guiara pelo deserto por 40 anos até cumprir a promessa de entregar-lhes a Terra Prometida.

 Contudo, apaixonada e bondosamente Deus ajudou Seu povo a relembrar atos históricos específicos a fim de atrair Seus filhos junto de Si. O mesmo Ele quer fazer conosco!

2. Lembrar os atos de Deus em nossa história e na do mundo será útil para nossa confiança e dependência de Deus hoje e no futuro.

3. Lembrar quem é Deus nos fará cada vez mais dedicados a Ele e mais consagrados a viver Sua vontade neste mundo dominado pela injustiça, hipocrisia e maldades.

I. DEUS QUER QUE SEU POVO SE LEMBRE COM URGÊNCIA DE CERTAS COISAS DO PASSADO PARA NÃO CAIR NA IGNORÂNCIA DE QUEM ELE É – Miqueias 6:5 

A mensagem aqui não é destinada aos pagãos ignorantes da existência do verdadeiro Deus. “A controvérsia do Senhor foi com Seu povo, 6.1-8, pois eles haviam esquecido Suas misericórdias do passado e a prática da piedade para com todos” (Manual Bíblico Unger, p. 333).

1. Por causa da memória curta que temos, Deus precisa relembrar-nos das bênçãos recebidas. Deus não Se esqueceu que abençoou ao povo que esqueceu dEle e de Suas bênçãos.
2. Por causa da facilidade de esquecer os atos de Deus, precisamos ouvir pregações, hinos e ler sobre a história sagrada; senão, cairemos na ignorância e viveremos ansiando independência de Deus. Quem vive como se Deus não existisse deve lembrar que tudo vem dEle e tudo é Sua propriedade, inclusive Seu povo.
3. Por causa de nossa memória estragada pelo mau uso e pelo pecado, deveríamos, com urgência, dedicar tempo para meditar na razão e no Autor de nossa existência. Deus diz: “Povo meu, lembra-te agora...”, para que Seu povo não se esqueça de seu Deus. 

II. DEUS REGISTROU EM SUA PALAVRA EVENTOS EM QUE ELE ATUOU PARA QUE EXPERIÊNCIAS PASSADAS FOSSEM ÚTEIS NO PRESENTE – Miqueias 6:5 

“Sitim foi o último ponto de parada dos israelitas antes de atravessarem o Jordão (Js 3:1) e Gilgal, o primeiro acampamento na terra de Canaã (Js 4:19). Em sua viagem de Sitim a Gilgal, eles atravessaram o Jordão e viram a intervenção maravilhosa de Deus em favor deles (Js 3, 4)” (CBASD, v. 4, p. 11-32). Contudo, por mais impactantes, parece que os atos de Deus não são marcantes na vida de Seu povo. 

1. A frustração de grandes planos de grandes reis inimigos foram atos divinos registrados na Bíblia visando promover a existência de um povo que preservasse a crença no Deus verdadeiro. “Lembra-te... do que maquinou Balaque, rei de Moabe”.
2. A frustração de quem desejava o mal para o povo de Deus é um ato divino que deve levar o povo a consagração diária da vida a esse Deus. “Lembra-te... do que respondeu Balaão, filho de Beor”.
3. A frustração de grandes exércitos sendo derrotados miraculosamente revela o cuidado intenso de Deus por Seu amado povo. “Lembra-te... do que aconteceu desde Sitim até Gilgal”. Reviver os atos de Deus no passado gera em nós confiança e dependência nEle no presente.

III. DEUS DESEJA QUE CONHEÇAMOS E RECONHEÇAMOS SEUS ATOS DE JUSTIÇA NESTE MUNDO DOMINADO PELA INJUSTIÇA – Miqueias 6:5 

É importante para nós sabermos e lembrarmos os atos de Deus na história. Observe: “Se Deus salvou miraculosamente a Israel da aflição do Egito e Moabe, não poderá Ele libertar a seus descendentes da tirania de Satã em qualquer disfarce que ele aparecer? E, não poderá ele fazer atos similares para Seus servos através da história?” (Bruce Waltke, em Nuevo Comentário Biblico Siglo XXI).

1. Ao relembrar os atos de justiça de Deus no passado teremos confiança para aguardar um futuro justo, vivendo neste mundo injusto, corrupto e imoral.
2. Ao relembrar as experiências proporcionadas por Deus seremos motivados a buscar ainda mais a Deus a fim de vivermos mais experiências miraculosas no presente.
3. Ao relembrar os miraculosos feitos de Deus nossa mente e coração desejará viver cada vez mais intensamente na prática da justiça, da piedade e da santidade.

“Como Israel, nós fomos libertos da casa da servidão com infinito amor, mas como fomos inconstantes e obstinados!” (F. B. Mayer. Comentário Bíblico, p. 432).

CONCLUSÃO: 

1. Deus é tão amoroso e quer tanto o bem e a salvação de Seu povo que faz um esforço gigantesco para atraí-lo, relembrando como o povo que não era nada tornou-se tudo o que é.
2. Deus quer que, às vezes, paremos para dar uma olhada no retrovisor da vida para que vejamos de onde Ele nos resgatou e onde nos colocou agora, a fim de que O reconheçamos como Deus em todas as horas.
3. Deus quer nos lembrar sempre do que Ele fez a fim de gerar em nós um coração dedicado a Ele e a Seus filhos espalhados pela face da Terra. Nossas atitudes com nosso próximo revelam quão distante ou quão próximo estamos de Deus.

APELO:

1. Pare para pensar no que Deus fez por você.
2. Relembre a história sagrada para que reconheças a mão de Deus em tua história.
3. Escreva tuas experiências com Deus e de tempos em tempos leia-as; então, te surpreenderás com o resultado.
Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários