DO NASCIMENTO À MORTE É TEMPO DE MUITAS DECISÕES!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Eclesiastes 3:1-8
1. Tempo não é dinheiro, é um presente de Deus dado a quem recebe dEle o dom da vida. 
2. Tempo não é um presente dado para ser gasto deixando-o passar, mas para ser aproveitado.
3. Tempo e vida estão interligados, juntos formam a história, a nossa história. Atitudes decisivas são importantes para isso:
a) Decisões implicam que não existe determinismo;
b) Decisões mostram que há livre-arbítrio, cada um escolhe o quê, quando e a forma de realizar;
c) Decisões revelam que não há destino fixo nos astros, nem nas cartas, etc.

I. HÁ TEMPO PARA AS ATIVIDADES PRODUTORAS – Eclesiastes 3:2-3
1. É preciso saber o momento certo de gerar filhos e de plantar; de matar o mato ou os predadores; derrubar florestas para construir e/ou replantar.
2. Ter filhos, plantar, derrubar, matar, curar ou colher nas horas e lugares errados (fora de tempo) implica cultivar o fracasso.
3. É sábio viver dentro do tempo de cada coisa estabelecida por Deus, cada planta tem o seu tempo de produzir e de amadurecer o seu fruto, tempo que não pode ser ignorado.

II. HÁ TEMPO PARA AS ATIVIDADES EMOCIONAIS – Eclesiastes 3:4
1. É preciso saber o tempo certo de chorar e de rir para não dar gargalhadas em velórios e chorar lamentosamente em festas onde todos estão felizes.
2. Ter comportamentos estranhos ou exagerados dão a impressão que tais pessoas precisam de internamento para doentes emocionais.
3. É sábio curar-se de desequilíbrios emocionais. A vida melhora e os relacionamentos são bons sem problemas psicológicos.

III. HÁ TEMPO PARA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS – Eclesiastes 3:5
1. É preciso saber o tempo certo de espalhar e recolher pedras, é perigoso e pode ser desastroso sair sem rumo atirando pedras ao léu.
2. Ter compreensão das coisas antes de fazê-las é muito importante; neste verso, comentaristas judeus têm visto as pedras como uma metáfora à relação sexual, sendo assim, ligado à expressão abraçar ou deixar de abraçar.
3. É sábio respeitar as pessoas, ter gestos gentis; porém, tudo com equilíbrio, do modo e no momento certo, respeitando sempre os limites.

IV. HÁ TEMPO PARA OS BENS MATERIAIS – Eclesiastes 3:6
1. É preciso saber o tempo certo de buscar coisas e de jogar fora o que é inútil, para não guardar entulhos que atrapalham a liberdade de viver.
2. Ter discernimento de quando adquirir coisas e quando desfazer-se delas é o segredo da leveza da vida, que resultam em tranquilidade e paz.
3. É sábio ter coisas sem apegar-se demasiadamente a elas. Muitas vezes é preciso mudar ou trocar algo para melhorar tudo.

V. HÁ TEMPO PARA AS ATIVIDADES ESPIRITUAIS – Eclesiastes 3:7-8
1. É preciso ter hábitos espirituais que fortalecem na hora da dor e conduzem à paz ao sofredor. Hábitos que fazem parar e refletir, crescer, aprender para avançar em amor e paz.
2. Ter atitude que põe fim à guerra, produz paz; isso só é possível por meio do Deus que concede paz aos habitantes deste mundo em conflito.
3. É sábio buscar o Deus de amor a fim de aprender a odiar o mal (o pecado) e amar pessoas que causam guerras e conflitos em nossa vida. Só assim, a vida pode terminar em paz, como termina a lista no verso 8 invertendo "paz" no lugar de "guerra".

CONCLUSÃO:
1. Quem não respeita o tempo das coisas, cujo período foi determinado por Deus, sofre terríveis consequências e desastres na vida.
2. Quem sabiamente busca compreender os tempos, as estações e o que fazer em cada momento da vida, certamente será muito mais feliz. Harmonia com a vontade de Deus resulta em uma vida harmoniosa.
3. Quem reconhecer que Deus estabeleceu “um tempo para cada propósito debaixo do sol”, que Ele fez “tudo formoso em seu tempo”, e que não “pode [por si só] descobrir a obra que Deus fez desde o princípio” (v. 11), irá depender e submeter-se ao Criador que “pôs a eternidade no coração humano”.

APELO:
1. Não desperdice tempo vivendo sem observar o tempo certo para tudo o que você fizer.
2. Aproveite bem o teu tempo vivendo em harmonia com os formosos propósitos de Deus.
3. Invista tempo em Deus, pois viver sem Ele é viver perdendo tempo; a vida só tem paz quando se vive em harmonia com os planos divinos.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: