DEUS SE INTERESSA MESMO EM DÍZIMOS E OFERTAS?



INTRODUÇÃO: Texto bíblico Principal: Malaquias 3:6-12.
Algumas coisas devem ficar claras a fim de interpretarmos corretamente o que Deus está querendo nos falar nestes versos:
1. O foco deste texto não é finanças e nem dinheiro: Ainda que fale sobre dízimos e ofertas não é este o principal objetivo de Deus neste texto. O contexto revela o povo com a vida espiritual sem alegria, sem vida e sem sentido.
2. O ponto alto da mensagem de Deus não é dízimo e oferta: O povo de Deus estava longe dEle, tinha virado as costas para Aquele que dá a vida, a saúde, o trabalho, o sustento, a família, o alimento, em fim tudo...
3. O foco principal aqui não é Deus cobrando dinheiro de ninguém: A mensagem é um convite à restauração. Deus convida Seu povo a voltar-se para Ele, a questão principal é a vida espiritual do povo.


I.  DEUS CONVIDA SEU POVO A UMA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL BASEADO EM SUA FIDELIDADE (Malaquias 3:6):
1. A fidelidade de Deus resulta em imutabilidade: Deus não muda de opinião como fazem os seres humanos. Deus sempre é fiel!
2. A imutabilidade de Deus está ligada às Suas promessas: Deus cumpre o que fala ainda que Seu povo promete uma coisa e faz outra.
3.  As promessas de Deus são fundamentadas na graça e misericórdia: Deus não consome o povo infiel porque Sua graça e misericórdia interferem em Sua justiça; do contrario, deveríamos estar mortos em nossos delitos e pecados.

II. DEUS REVELA AMOR E GRAÇA AO CONVIDAR O POVO AO RELACIONAMENTO SÉRIO COM ELE (Malaquias 3:7):
1. Antes de convidar Deus chama o povo a reflexão: Deus revela que não abandonou Seu povo ainda que desde os antepassados já lhe tinham abandonado; e agora, apesar do tempo de apostasia Seu amor continuava o mesmo.
2. Ao convidar Seu povo Deus escolhe palavras cheias de paixão: O convite divino não é legalista. Deus não convida Seu povo a seguir regras, rituais ou decorar credos. Ele Diz: “Tornai-vos para mim...”. Deus quer comunhão, relacionamento íntimo, dinâmico e vivo.
3. Ao convidar Seu povo Deus se entrega apaixonadamente: Deus não está interessado em dinheiro, Ele está interessado em você. Antes de Deus falar sobre dízimos e ofertas Ele revela que o quê realmente importa. É isso que o povo da época não entendia; e, será que hoje entendemos?


III. ACEITAR O CONVITE DE RELACIONAR-SE COM DEUS IMPLICA EM COMPROMISSO TOTAL COM ELE (Malaq. 3:8-10):
1. Um relacionamento sério só funciona se houver compromisso de ambos os lados: Como no casamento não dá certo se apenas um dos cônjuges for fiel, o mesmo se dá no relacionamento com Deus. As bênçãos do relacionamento são bloqueadas pela infidelidade tanto no casamento quanto na vida espiritual.
2. Um relacionamento sério só dá certo se houver entrega total de ambos os lados: Deus revelou-se disposto a uma entrega total se o povo assim o fizer. Quem ama a Deus não lhe nega nada, nem mesmo o salário. Quem entrega o coração a Deus não terá dificuldades de entregar apenas a décima parte da renda, isso é compromisso assumido!
3. Um relacionamento sério com Deus tem benefícios que supera qualquer outro relacionamento: Deus é o dono da casa do tesouro, Ele não precisa de 10% de teu mísero salário; entretanto, como você não tem nada para oferecer-Lhe que Ele não tenha, Ele mesmo criou o sistema de dízimos e ofertas para facilitar a você demonstrar-Lhe Seu real compromisso. Por isso, quem rouba a Deus é porque não O ama, não confia nEle, ou seja, não mantém um relacionamento sério com Ele. Ir à igreja com ofertas e dízimos é como uma namorada que visita o namorado com um presente para demonstrar seu tão grande amor.


IV. DEUS REVELA AS VANTAGENS DE ACEITAR O CONVITE DE RELACIONAR-SE FIELMENTE COM ELE (Malaquias 3:10-12):
1. Ao ir à casa de Deus, assumindo um compromisso total e real com Ele, levando os dízimos e ofertas, o mais beneficiado será você: As janelas do Céu se abrirão a você; você receberá não 10% das bênçãos, mas elas carão sem medidas sobre você; os devoradores de seu salário serão repreendidos por Deus; e, a tua vida será mais feliz, dinâmica e com propósito.
2. Ao ir à casa de Deus reconhecendo, através das poucas ofertas e dízimos, que Ele é dono de tua vida, você sairá satisfeito: Deus pede que você O coloque à prova em tudo o que Ele diz, porque Ele anseia por um relacionamento sério, apaixonado e real com você. Isso te trará satisfação imensa no coração e na alma!
3. Ao relacionar-se intensamente com Deus a tua vida será transformada, reavivada, restaurada e melhorada: Nada te fará melhor do que viver fielmente um compromisso de relacionamento íntimo com Deus. Até as pessoas notarão algo diferente em você muito mais do que se nota nos jovens que estão intensamente apaixonados!


CONCLUSÃO:
1. Hoje Deus te convida a restaurar o relacionamento com Ele.
2. Hoje Deus te desafia a viver um relacionamento com Ele que não se compara a nada neste mundo.
3. Hoje Deus te chama a um compromisso sério, total e fiel e te diz que o mais beneficiado será você! 


APELO:
1. Como reagirás ao convite apaixonado de um Deus cheio de amor por ti?
2. Como você vai ficar parado diante de uma proposta tão boa e maravilhosa como a que Deus está te fazendo?
3. Como não se voltar apara Deus hoje, agora mesmo, e viver em pleno relacionamento com Ele?
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários