BÍBLIA, PAPEL ACEITA TUDO!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: II Timóteo 3:16-17
1. Qual a origem da Bíblia? Deus!
2. Como surgiu a Bíblia? Inspiração!
3. Por que a Bíblia foi escrita? Necessidade!
Muitos usam o argumento que "papel aceita tudo" para desacreditar a Bíblia; eu, porém, uso para dizer o contrário: "Ainda bem que papel aceita tudo, pois, se não aceitasse, como a Palavra de Deus se tornaria acessível a nós?". Embora a Bíblia originalmente não foi escrita em papel, veja algumas verdades sobre a Bíblia:

I. O AUTOR E ORIGINADOR DA BÍBLIA É O SOBERANO DEUS – II Timóteo 3:16
1. Antes do pecado não havia necessidade da Bíblia: Antes do pecado Deus falava pessoalmente com as pessoas.
2. Antes da invenção da escrita não havia lógica ter as Escrituras: Depois do pecado Deus falava com alguns poucos seres humanos que transmitiam oralmente as Suas Palavras. Não havia nenhum sistema de escrita, ninguém entenderia se Deus pedisse para escrever.
3. As Escrituras Sagradas vieram depois da criação de caracteres que representam os sons das palavras: Depois da invenção da escrita Deus usou homens para que escrevesse as Suas Palavras a fim de que todos pudessem ter acesso a ela. Assim, a Bíblia é o pensamento de Deus transmitido ao mundo.
ü Abraham Linconln e a Bíblia: “Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus deu ao homem. Todos os benefícios do Salvador do mundo é comunicado a nós através desse livro”.
ü Isaac Newton e a Bíblia: “Existem marcas mais seguras de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana”.

II. O PROCESSO USADO POR DEUS PARA CRIAR A BÍBLIA É A REVELAÇÃO E A INSPIRAÇÃO – II Timóteo 3:16
1. O método usado por Deus não é o ditado de palavra por palavra: Deus não anulou a personalidade, linguagem e nem o estilo literário de nenhum dos cerca de 40 escritores da Bíblia. A Bíblia é um livro de muitos escritores, mas de um só autor.
2. A forma usada por Deus para transmitir Sua Palavra é a revelação: Deus revelou Sua vontade àqueles que foram escolhidos para escrever; eles não foram pena ou caneta de Deus, mas escritores da mensagem transmitida por Deus.
3. A metodologia da revelação está vinculada à inspiração: Deus escreve Suas Palavras através dos profetas, que são porta-vozes dEle.
ü Atenágoras e a Bíblia: Atenágoras de Atenas do século II d.C. disse que Deus usou os escritores Bíblicos como instrumentos, como um flautista faz soar a flauta.
ü S. T. Coleridge e a Bíblia: “Sei que a Bíblia é inspirada porque me conduz a maiores profundidades do meu ser do que qualquer outro livro”.

III. O OBJETIVO DA BÍBLIA É RESTAURAR O PECADOR À IMAGEM DE DEUS – II Timóteo 3:16-17
1. A Bíblia é útil para transformar o estrago que o pecado fez no ser humano: Ensinar, repreender, corrigir e instruir tem a ver com transformação de caráter.
2. A Bíblia tem a finalidade de conduzir o perdido pecador à salvação: Deus deseja salvar o pecador da condenação e da morte, por isso deixou a Bíblia que apresenta o plano de libertação.
3. A Bíblia visa a perfeição do pecador arruinado pelo pecado: O ideal de Deus ao pecador é que este seja tão transformado e liberto do pecado a ponto de ser útil para Ele, conduzindo outros à salvação com a vida e com a Bíblia.
ü D. L. Moody e a Bíblia: “A Escritura é o instrumento que o Espírito usa para convencer”.
ü Matthew Henry e a Bíblia: “Há algo nas Escrituras apto para cada caso. Oh, que possamos amar mais nossas Bíblias e manter-nos mais perto delas”.

CONCLUSÃO:
1. Pelo fato de papel aceitar tudo, não existe textos na Bíblia cuja autoridade seja maior do que outros, ela é fruto da criação de Deus.
2. Pelo fato de papel aceitar tudo, a Bíblia toda é a revelação de Deus sem nenhuma parte mais sagrada do que outra, toda ela é completamente inspirada!
3. Graças a que papel aceita tudo é que temos recebido no mundo um livro diretamente de Deus, sem manipulação da vontade humana.

APELO:
1. Tome a Bíblia como a inspirada Palavra de Deus.
2. Incorpore em tua vida as sábias Palavras Sagradas.
3. Deixe que o poder da Bíblia transforme teu caráter.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários