AS ORAÇÕES LEVAM DEUS A MUDAR AS COISAS NO MUNDO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Mateus 7:7-8
1. Não é preciso entender tudo sobre a oração para começar a orar, pois orar sempre será um mistério para a mente humana.
2. É preciso saber que as ações de Deus começam no mundo quando há fervorosas orações na terra.
3. É preciso saber que por mais distante que sejam os Céus da Terra, as orações proferidas aqui chegam até o trono do Deus todo poderoso.

I.   DEUS PODE OUVIR A TODOS OS QUE ORAM – Mateus 7:7
1. Deus não fica confuso ou se perde se todos O buscarem ao mesmo tempo.
2. Deus não pede para ninguém esperar numa fila, ou pegar uma senha. A linha da oração nunca está ocupada e nem dá sinal de espera. Deus está pronto a te ouvir.
3. Deus ouve cada oração de toda e qualquer pessoa que se dirigir a Ele. Disse John Calvino: “Nada é melhor para nos levar à oração de que a convicção plena de que seremos ouvidos”.
a) Deus ouve as orações daquele que clama humildemente do corredor da morte.
b) Deus ouve o balbuciar de um alcoólatra que implora por misericórdia.
c) Deus ouve a mulher desesperada que sofre por causa do marido ou mesmo dos filhos.
d) Deus ouve adolescentes injustiçados, molestados e feridos que clamam por socorro do Céu.
e) Deus ouve você... que simplesmente levanta os olhos suplicante ao Céu...

II. DEUS PEDE QUE AQUELE QUE PRECISA PEÇA, BUSQUE E BATA PARA QUE SEJA ATENDITO – Mateus 7:7-8
Não que Deus não saiba o que precisamos, nós é que precisamos saber o quanto precisamos de Deus. Por isso, um dos ensinamentos mais profundos desse texto é que Deus espera que reconheçamos nossa necessidade, e, dependamos dEle.
1. Pedi: Este ato é uma demonstração de reconhecimento de nossa limitação, impotência e incapacidade de vencer sem o auxílio de Deus.
2. Buscai: Esta é a atitude que Deus espera dos que oram, ter mais interesse em encontrá-lO do que em receber Suas bênçãos.
3. Batei: Deus está esperando para dar-nos boas-vindas em Sua câmara de audiências, sendo assim, admitidos na mais íntima comunhão com o maior Ser do Universo.
Jesus, “pelas três repetições, ‘pedir, buscar e bater à porta’ quer ilustrar a oração perseverante e sincera” (Fritz Rienecker).

III. DEUS PODE ATENDER A TODOS EM TODOS OS LUGARES – Mateus 7:8
Veja o aspecto inverso das palavras de Jesus: Aquele que não pede, não recebe; o que não busca, não encontra; ao que não bate, não se lhe abre. – Ou seja, Deus simplesmente espera que você tome atitude, seja humilde e sincero ao orar.
1. Deus não está limitado à igreja, Ele ouve de todo e qualquer lugar do mundo. Ele ouviu Jonas quando estava no fundo do mar dentro do ventre de um peixe (Jonas 2:1-2).
2. Deus não está limitado a uma religião, a uma raça ou a uma classe social especial, pois Deus não tem filhos prediletos e nem atenção e amor exclusivos e/ou diferenciados.
3. Deus não está limitado nem pelo tempo, nem pela geografia; Ele tem condições de atender a todos em todo e qualquer lugar.
Esse texto está escrito e foi dito por Jesus “para ser aplicado a todos os que oram bem; todo o que pede, recebe, seja judeu ou gentio, jovem ou velho, rico ou pobre, alto ou baixo, amo ou servo, douto ou indouto, todos por igual são bem-vindos ao trono da graça, se forem com fé” (Matthew Henry).

CONCLUSÃO:
1. Através da oração você recebe sabedoria divina para lidar com os desafios da vida doméstica e profissional.
2. Através da oração você adquire forças para perseverar na esperança que motiva o crente a lutar a batalha espiritual.
3. Através da oração Deus te dá poder para viver Seus planos maravilhosos para tua vida e vencer os obstáculos do dia a dia.

APELO:
1. Peça, e receberás.
2. Busque, e encontrarás.
3. Bata, e te lhe abrirá.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Deus é o único caminho. Deus é meu criador. Sem o Senhor nada sou. Quando todos entenderem isso, até milagres ocorrerão a sua frente, tudo no tempo de Deus. Obrigado meu Deus, por todas as bençãos que me destes. Pelos milagres que fizestes em minha vida, pela cura de minha mãe. Do impossível ao homem, mostrastes tua força. Te amo Senhor, para sempre.

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom o estudo simples de entender
    me ajudou bastante
    que a paz do SENHOR JESUS esteja com vc e que continue com esse lindo trabalho

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: