O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE ATÉ A RAZÃO DESCONHECE


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Jeremias 17:5-10
1. Na hora da dificuldade o coração pede para recorrer às próprias forças para livrar-te rapidamente do sofrimento.
2. Nos períodos de angústia o coração suplica ajuda de alguém mais forte do que nós, pessoas mais experientes, mais talentosas, mais estudadas, que possuam mais recursos, etc.
3. Nos momentos críticos o coração precisa ser dominado pela razão e estar ciente de que tua vida depende de onde você deposita tua confiança.

I. QUAL A DESVANTAGEM DE VIVER LONGE DE DEUS? ACARRETA MALDIÇÕES – Jeremias 17:5-6
1. Toda a pessoa que tenta viver a vida à sua maneira sofrerá as terríveis consequências, pois quem vive à própria moda impede as bênçãos de Deus; consequentemente, as maldições resultam de uma vida sem Deus.
2. Toda a pessoa que deposita sua confiança em qualquer coisa ou em qualquer pessoa que não seja em Deus, terá uma vida sem vigor, sem paz, vazia e péssima: angústia no coração.
3. Toda vez que uma pessoa luta para sobreviver à parte de Deus brota no coração a arrogância, o orgulho, o egoísmo, a autossuficiência que promovem a descrença e a desgraça, ou seja, maldição.

II. QUAL A VANTAGEM DE VIVER PERTO DE DEUS? ATRAI GRANDES BÊNÇÃOS – Jeremias 17:7-8
1. Toda pessoa que confia no Senhor será forte como árvore frondosa plantado junto as águas, diferente de quem confia no coração!
2. Toda pessoa que espera no Senhor viverá profundamente enraizado nas Suas maravilhosas promessas, para isso terá que dizer "não" para o coração!
3. Toda pessoa que confie e espera no Senhor não teme os verões e os invernos da vida, nem deixa de produzir bons frutos quando há racionalização deles.

III. POR QUE NÃO É BOM CONFIAR NO CORAÇÃO? – Jeremias 17:9
1. O pecado surge no coração, incentiva os desejo, sensibiliza os sentimentos, bloqueia a razão e parte para a ação destrutiva.
2. O coração é tão enganos que suas melhores intenções tende a destruir seu dono, ou seja, ele é a fonte dos desejos pecaminosos e destrutivos.
3. O coração tem suas razões que a própria razão desconhece, pois ele age por instinto e seu instinto está corrompido e contaminado com o pecado que o arruinou.

IV. POR QUE É MELHOR CONFIAR EM DEUS DO QUE NO CORAÇÃO? – Jeremias 17:10
1. Deus é o único que faz um Raio X verdadeiro do coração humano e diz que não há concerto, que é incorrigível.
2. Deus e não o homem que julga e analisa o coração humano e declara que é mais enganoso e corruto de tudo o que há na terra.
3. Deus não é corrupto como o coração e nem enganoso; além disso, Ele dá a cada um segundo os seus caminhos:
a) Se você caminhar sem Deus colherás os frutos de suas ações pecaminosas: Maldição.
b) Se você caminhar com Deus colherás os frutos concedidos por Ele: Bênçãos.

CONCLUSÃO:
1. Cuidado ao fazer as coisas que te agradam, atente para as coisas que agradam a Deus. Não confie no teu coração, ele engana e não duvide!
2. Cuidado onde você deposita tuas esperanças, pois Cristo é a única esperança real para todo e qualquer ser humano. Não confie no coração, ele está corrompido!
3. Cuidado em diagnosticar teu próprio coração, ele pode enganar até a ti mesmo, pois só Deus pode diagnosticá-lo corretamente. Não siga o teu coração, ele falsifica sentimentos e desejos que irão te trair e destruir!

APELO:
1. Creia em Deus, mais do que em teu coração.
2. Confie em Deus, mais do que em tuas próprias forças.
3. Espere em Deus, mais do que em qualquer outra coisa.

Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários