CARÁTER NOBRE: O PADRÃO IDEAL PARA MORAR COM DEUS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Salmo 15
1. Aplicação específica: O israelita aproximava do Templo e cantava a pergunta do verso 1 deste salmo, um sacerdote à porta respondia cantando os versos 2 a 5. Ai está esboçada a condição de caráter apto para entrar no templo.
2. Aplicação geral: O cristão busca a Deus para saber como é possível viver e permanecer na presença de um Deus santo, ilustrada pelo Santuário.
3. Aplicação escatológica: Os que anelam o Céu querem saber qual o caráter daqueles que entrarão nas eternas moradas celestiais; o próprio Deus apresenta o alto padrão do caráter de quem estará no Céu e que nunca será abalado.

I.  O CARÁTER DIGNO DO CÉU É REVELADO NAS ATITUDES DIÁRIAS – Salmo 15:2
1. Integridade: Do hebraico “tamim” significa inteiro, completo, perfeito. O caráter precisa ser perfeito para ter lugar no Céu (Mateus 5:48). Tal perfeição só é possível através de um íntimo relacionamento diário com Deus (Gênesis 17:1).
2. Justiça: A justiça humana é defeituosa e falha, por isso deve ser descartada (Isaías 64:6; Mateus 5:20). É preciso permitir que Cristo cubra com Seu manto de salvação, que é o manto da retidão – justiça (Isaías 61:10).
3. Sinceridade: O comportamento de quem tem caráter é diferente do sem caráter. Para quem tem caráter, atitudes, palavras e intenções se harmonizam (Efésios 4:25). Hipocrisia, falsidades, mentiras e fingimento não condiz com o comportamento do Céu.

II. O CARÁTER DIGNO DO CÉU É REVELADO NAS PALAVRAS DO COTIDIANO – Salmo 15:3
1. Não difama: Fofoca, falatórios, boatos e tudo o que difama seja cristão ou não, Deus reprova; pelas palavras, as pessoas serão justificadas ou mesmo condenadas (Mateus 12:37) para não entrar no Céu.
2. Não prejudica: A língua é comparada a uma navalha afiada, pois ela pode ferir e até matar, mas Deus não permitirá que pessoas que usam palavras para ferir o próximo morem com Ele no Céu (Salmo 52:2-5).
3. Não calunia: O Talmude afirma que na morada de Deus não pode habitar um caluniador, é esse o sentido do salmo 15.

III. O CARÁTER DIGNO DO CÉU É REVELADO NAS CONVICÇÕES – Salmo 15:4
1. Reprova o pecado: Reprovar o pecado não é desprezar o pecador. O cristão de caráter suspira e geme por causa das abominações praticadas pelos perversos e maus, ele não omite sua indignação contra o pecado (Ezequiel 9:4).
2. Aprova os justos: O cristão de caráter valoriza, respeita e honra a atitude dos que temem ao Senhor. Honrar significa aprovar e recomendar o comportamento dos justos.
3. Prova suas palavras: Deus está mais preocupado com o seu caráter do que com o seu conforto; por isso, o cristão de caráter leva a sério seus compromissos, mesmo que as circunstâncias alterem e impliquem em prejuízos.

IV. O CARÁTER DIGNO DO CÉU É REVELADO NA FORMA DE LIDAR COM DINHEIRO – Salmo 15:5
1. Não empresta com usura: O cristão de caráter digno de ir para o Céu não tira vantagens dos outros, mas está disposto a ajudar os necessitados sem pedir nada em troca.
2. Não aceita suborno: O cristão de caráter não é subornável, não aceita nada de ninguém para que mude de opinião ou de decisão. Não tem preço que pague a fidelidade.

CONCLUSÃO:
1. A graça divina sempre esteve disponível desde os rituais de sacrifícios, passando pelos rituais do Santuário e chegando até o sacrifício de Cristo para perdão dos pecados e purificação do caráter.
2. O poder divino sempre esteve disponível para todo aquele que o reclamar a fim de obter forças para libertar-se do poder do pecado e viver em santidade diante de Deus.
3. A perfeição de caráter é mais do que uma norma ideal ou uma virtude elevada a ser conquistada; é o próprio caráter de Deus impresso pelo Espírito Santo na alma de quem anda intimamente com Cristo e se submete com humildade à Sua vontade.

APELO:
1. Se você não tem caráter, permita que o Espírito Santo imprima o caráter de Cristo em você.
2. Se você não tem caráter digno do Céu, permita que a graça de Cristo modele um novo caráter em você.
3. Sem você já possui caráter, permita que o poder de Deus impulsione tua vida para a santidade até o dia em que entrares no Céu.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários