INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gálatas 1:3-5
1. Graça e paz não é uma mera saudação apostólica geral irrefletida.
2. Graça e paz não era um cabeçalho usual das cartas nos dias de Paulo.
3. Graça e paz em Gálatas é a primeira expressão usada no Novo Testamento que ganhou espaço em todas as outras cartas apostólicas.
I. GRAÇA A VÓS DA PARTE DE DEUS PAI E DE JESUS CRISTO – Gálatas 1:3
1. Graça é uma das palavras mais repetida pelo apóstolo Paulo em suas epístolas.
2. Graça é uma palavra que não faltou em nenhuma das cartas de Paulo.
3. Graça é uma palavra usada por Paulo, o qual era um erudito do Antigo Testamento:
a) Graça não aparece em nenhum sermão de Jesus. “Graça” origina-se das Escrituras hebraicas haná, que significa “inclinar-se ou agachar-se” (Gênesis 6:8; Êxodo 33:12; Salmo 51:1).
b) Graça, no conceito de Paulo, é Deus se inclinando à humanidade como se a ponta da Torre Eiffel se inclinasse totalmente até a uma insignificante relva que cresce lá em baixo entre as rachaduras do calçamento.
c) Graça é favor imerecido. Jesus, sendo o justo Filho de Deus, humilhou-se como servo obediente, descendo ao lugar mais inferior da humanidade, o lugar do pecador e o lugar do condenado. A salvação oferecida por Jesus ao pecador não é mérito humano, mas resultado da graça divina.
II. PAZ DA PARTE DE DEUS PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO – Gálatas 1:3
1. Paz é uma palavra usada por Paulo extraída do Antigo Testamento, o qual era versado nessas Escrituras.
2. Paz é uma palavra hebraica (shalom) usada entre os judeus em suas saudações costumeiras; no entanto, Shalom está entre os termos teológicos mais importantes do Antigo Testamento.
3. Paz no hebraico tem um significado mais rico do que para a língua portuguesa:
a) Paz no conceito de Paulo não é a ausência de problemas e desafios, mas uma segurança, tranqüilidade e confiança em Deus mesmo diante das piores tempestades da vida.
b) Paz no livro de Gálatas não depende das circunstâncias ambientais e sociais, é confiar totalmente no braço estendido de Deus e na salvação oferecida por Cristo, mesmo diante de opositores injustos.
c) Paz para os cristãos não é uma química feita num laboratório, nem o resultado de técnicas psiquiátricas e nem o efeito de ioga; é um presente que só Deus e Jesus podem dar (I Crônicas 22:9; Números 6:24-26; João 14:27).
III. GRAÇA E PAZ DE DEUS E DE CRISTO REVELAM A ESSÊNCIA DO EVANGELHO EM GÁLATAS – Gálatas 1:3-5
1. Graça e paz. Primeiro a graça, depois a paz. Sem graça não haveria paz. A graça de Cristo promove a paz com Deus.
2. Graça e paz está sempre nesta ordem, pois a paz segue à graça. A paz é o resultado da graça de Cristo no coração de quem pecou contra Deus.
3. Graça e paz estão interligadas, assim é impossível ter paz no coração sem a graça de Deus e de Cristo em ação:
a) Somente quando Deus derrama Sua graça sobre o ser humano, perdoando seus pecados e cobrindo sua natureza pecaminosa com a natureza perfeita de Cristo, que este pode experimentar autêntica paz no coração.
b) Somente quando há graça existe paz. A plenitude da paz está enraizada na graça. Sem graça não há paz, e quem vive sem paz não tem graça.
c) Somente quando o pecador aceita a preciosa graça de Deus e de Cristo, o qual Se inclinou para oferecer este favor a quem não merece, experimentará a realidade da paz.
CONCLUSÃO:
1. Graça e paz são dons de Deus que resultam na libertação da escravidão do pecado e na salvação do pecador.
2. Graça e paz restauram o ser humano do pecado e o põe em harmonia com a vontade de Deus.
3. Graça e paz resumem toda a essência da mensagem da cruz denominada Evangelho.
APELO:
1. Não gaste dinheiro e tempo em coisas que não promovem a paz verdadeira.
2. Aceite que a graça divina é o único meio de apaziguar a tua alma.
3. Deixe a graça divina te envolver a fim de te libertar da escravidão do pecado e promover a paz em teu coração.
Pr. Heber Toth Armí
6 Comentários
Olá Pastor
ResponderExcluirRecebi seu e-mail. Gostei de seu blog. Quando escrevi Graça e Paz no Portal IAP - não consegui lembrar o texto para fundamentar. Mas sabia que foi uma antiga cumprimento de Paulo. E pela primeira fez, lí um texto que apresentou muitas verdades espirituais.
Em Cristo
Thiego Breno F. Riker
IAP- SANTARÉM, PARÁ
Maravilhoso,tremendo,fantástico...
ResponderExcluirEm uma conversa abençoada com um obreiro preguntei pra ele o que significava PAZ e discorremos a respeito da enormidade significativa dentro do contexto bíblico para esta pequena palavra; e sem ter o real conhecimento pude através de DEUS conceber a magnitude desta "saudação" de Paulo em suas epístolas,e aí depois de dois cultos que edificaram o meu espírito grandemente vim pra net procurar definição e achei esse blog super de DEUS, que "cimentou" aquilo que DEUS colocou em meu coração.
QUE deus abençoe rica e grandiosamente o seu ministério amado pastor Heber, e que muito mais pessoas possam ter o conhecimento do real valor do que na verdade hoje é considerada uma mera saudação...
Graça e paz da parte de Deus e de Jesus Cristo para voce e para todos os que as desejam...
JUNIOR O BEREANO
Muito grato pastor pelas explicações o povo adventista e muito bem informado sobre a sagrada escritura(BIBLIA).Que Deus lhe de muitas graças e paz,congrego na Congregação Cristã no Brasil.
ResponderExcluirFique com a paz de Deus nosso Senhor.
Bênção de mais. Graça e paz, qui Deus te abençoe
ResponderExcluirMuito obrigada pela explanação, foi muito elucidativa.
ResponderExcluirOlá amigos,entrei recentemente pra igreja e vi que eles se cumprimentam assim , sabia que era uma saudação de Paulo,mas não tinha noção da profundidade.
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: