INTRODUÇÃO: Texto bíblico do sermão: Provérbios 2:1-10
1. Falta de sabedoria: Decepções, tristezas, altos e baixos, aflições e angústia caracterizam a vida de quem não tem a verdadeira sabedoria.
2. Importância da sabedoria: Há um convite fervoroso na Bíblia, escrito por Salomão que apresenta a importância de ser sábio para se viver bem.
3. Procure a sabedoria: Em um ambiente social de injustiças, imoralidades e ignorância se torna desafiadora a busca pela verdadeira sabedoria, mas todos a podem encontrar. E, como diz um provérbio chinês “Uma jornada de mil léguas começa com o primeiro passo”.
I. A SABEDORIA REQUER PESQUISA INTENSA – Provérbios 2:1-4
O sábio rei Salomão declarou que apesar da sabedoria estar à disposição de todos e ser a melhor aquisição realizada por alguém, ela é fruto de muito esforço e perseverança.
1. A busca pela sabedoria requer muito esforço, devido a tanta ignorância entre os seres humanos (versos 1 e 2).
a) Devido à ignorância atual nos seres humanos, a negligência nesta busca é evidente. Por isso, o alvo de muitas pessoas é adquirir riquezas, mas não sabedoria.
b) Devido à negligência de esforçar-se por adquirir sabedoria, há uma universal conformação com a ignorância; todavia, não percebem que ser rico sem ser sábio é pura loucura.
c) Devido à exigência da sabedoria, muitos seres humanos atrofiam seus cérebros na superficialidade do mero conhecimento humano a ainda se gabam orgulhosamente do pouco que sabem. Eis a maior prova de tamanha ignorância!
2. A busca pela sabedoria deve começar cedo na vida e exige toda a habilidade e força jovial para clamar em alta voz por ela (verso 3).
3. A busca pela sabedoria é comparada a escavar profundamente com a perseverança de quem procura ouro e diamante (verso 4).
II. A SABEDORIA É UM DOM DE DEUS – Provérbios 2:5-6
Tudo o que é bom vem de Deus. Como a sabedoria é melhor que prata e ouro ela é de Deus e vem de Deus. Desta forma, os seres humanos podem adquirir sabedoria, porém não independentes de Deus nem de Seu sagrado livro, que é Sua revelação da sabedoria verdadeira.
1. A natureza revela sabedoria e é a criação de Deus: “A criação não apenas existe, ela também destila verdade” (Von Rad). Quando o ser humano deseja aprender sabedoria, ele recorre à ciência e à natureza, que refletem a sabedoria do Criador; pois Ele a criou num contexto de sabedoria. Quando a ciência chega em seu limite, só Deus tem a resposta; assim, quem se esforça, persevera e clama pela sabedoria verdadeira entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus (verso 5).
2. A Bíblia é fonte da mais pura sabedoria e é revelação de Deus: Muitos cristãos fazem leituras bíblicas superficiais, rápidas, sem pesquisa e sem estudo intenso. Apenas para o ávido pesquisador que se aventurar e se aprofundar nas Sagradas Palavras da Bíblia verá um universo de sabedoria celestial se abrir para ele. As pessoas podem obter informações científicas, mas a menos que obtenham conhecimento da Bíblia e de Deus não possuem a verdadeira sabedoria.
3. A sabedoria pertence a Deus e Ele a dá a quem realmente deseja obtê-la: Quando arrogantemente o ser humano se jacta de seu conhecimento ou quando elimina Deus de suas teorias, passa-se a acreditar em coisas absurdamente ridículas; pois, a verdadeira sabedoria está infinitamente além da sabedoria mundana, e esta só Deus tem para doar.
III. A SABEDORIA RESULTA EM GRANDES RECOMPENSAS – Provérbios 2:7-10
1. A busca pela sabedoria traz o conhecimento de Deus: A superficialidade sapiencial não leva a Deus, mas quem se aprofunda na busca pela sabedoria encontrará a certeza da existência de um Deus poderoso.
2. A aquisição da sabedoria não se compara com as riquezas das minas terrestres: Não há dúvidas que a prata e os tesouros da terra são valiosos, mas a sabedoria divina supera em valor a qualquer riqueza deste mundo.
3. A sabedoria protege o ser humano das burrices da vida: A busca pela verdadeira sabedoria fortalece a memória, estimula o intelecto mais do que qualquer outra coisa. O estudo da Bíblia e o encontro com Deus tornam as pessoas corretas, virtuosas, sensatas, justas e alegres (versos 7-10).
CONCLUSÃO:
1. A verdadeira busca pela sabedoria leva o pesquisador ávido pela verdade ao conhecimento de Deus (verso 5).
2. A verdadeira busca pela sabedoria conduz o pesquisador pelas veredas da justiça, da retidão e da santidade que o livrará das conseqüências da perversidade, corrupção e imoralidade (versos 7-8) .
3. A verdadeira sabedoria obtida por quem a procura perseverantemente enobrecerá o caráter e a vida do sábio (versos 9-10).
APELO:
1. Atente à sabedoria o teu ouvido, e verás que vale a pena (verso 1).
2. Incline o coração ao entendimento, e serás inteligente, intelectual (verso 2).
3. Busque sabedoria mais do que riquezas, e serás ricamente sábio (verso 4).
Pr. Heber Toth Armí
3 Comentários
O texto foi muito interessante, me edificou e me estimulou a buscar mais. By: Obr.(a) Cátia Regina
ResponderExcluirMuito bom o texto. Nos direciona para sabermos o que buscar e aonde buscar o que de verdade importa! Hoje com tantas facilidades do meio comunicativo social, acessos as informações (superficiais), entretenimentos e entre outros juntamente com a tecnologia, fica praticamente nula para muita gente a busca pela sabedoria, aquela que realmente vem de Deus... Então achar tais pessoas que ainda têm essa preocupação de serem sábias é admirável e com certeza essas pessoas terão um diferencial que só o Senhor pode dar
ResponderExcluirMuito bom o texto mostra a importância da sabedoria como algo a ser aplicado na vida do homem,. Tenho notado que a riqueza sem a sabedoria gera avareza, e o conhecimento sem a sabedoria gera a soberba, ambos destroem a alma.
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: