COMO DEIXAR BOAS LEMBRANÇAS PARA O FUTURO


INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Provérbios 10:7
O provérbio na versão Vulgata Latina é: Memoria iusti cum laudibus, et nomen impiorum putrescet”. Sua tradução é: A memória do justo será acompanhada de louvores, e o nome dos ímpios apodrecerá”. Que lições há nestas poucas palavras, porém profundas? Quem entende e aplica à sua vida este sábio provérbio, será lembrado com respeito e dignidade no futuro.
1. O que as pessoas dizem sobre você?
2. O que as pessoas dirão sobre você depois de sua morte?
3. O que você está fazendo hoje para deixar um bom legado às gerações futuras?

I.  OS QUE PRATICAM A JUSTIÇA DEIXAM SUA VIDA COMO UM LEGADO ETERNO:
*  John Stott, nasceu em Londres em 1921, se converteu ao cristianismo aos 18 anos, se tornou pastor, conferencista internacional e teólogo. Além disso, em 1954 se tornou escritor. Com mais de 40 títulos e centenas de artigos Stott foi reconhecido como uma das grandes lideranças mundiais evangélicas. Dentre as suas obras, a de mais destaque é “Cristianismo Básico”, com mais de 2 milhões de cópias vendidas, traduzida para mais de 60 idiomas. Ele morreu no dia 27 de julho de 2011 aos 90 anos de idade.
*  O legado do Doutor em teologia, John Stott, é grande e sua memória é acompanhada de louvores. Billy Graham o identificou como o mais respeitável clérigo do mundo moderno. Um ano antes de sua morte a Revista Time classificou John Stott entre as 10 pessoas mais influentes no mundo em 2005.

II. OS QUE PRATICAM A IMPIEDADE SERÃO ESQUECIDOS SEM DEIXAR NENHUM LEGADO:
*  Amy Winehouse, nasceu em Londres em 1983, ela foi cantora e compositora britânica. Embora sua voz fosse maravilhosa suas músicas não influenciam a uma vida moral e justa. Amy era uma jovem promissora que andou pelas veredas da impiedade. Um de seus álbuns com certificação de diamante teve mais de 1.000.000 de cópias vendidas em apenas dois países. Porém, ela teve sérios problemas com a polícia por dirigir bêbada. além disso, pelo seu envolvimento com drogas, com 25 anos de idade Amy foi internada numa clínica de recuperação, mas não parou. Seu comportamento foi terrível e foi presa por agressão. Separou-se do marido Blake e se aventurou num romance com Reg Traviss. Enfim, no dia 23 de julho de 2011, com 27 anos, Amy foi encontrada morta, por overdose, em sua casa em Londres, Inglaterra.
*  Muitos outros como Amy, embora ricos, populares e famosos viveram uma vida atribulada, marcada por escândalos, internações e sofrimento; e, morreram cedo por causa das drogas. Como exemplo temos: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones, Kurt Kobain, Elvis Presley, Michael Jackson, Elis Regina. A perversidade faz com que a vida e o nome de pessoas promissoras apodreçam.

CONCLUSÃO:
1. Os que andam pelo caminho do amor à perversidade, imoralidade e injustiça vivem em contraste com os que trilham pelo caminho da justiça, retidão e moralidade.
2. Os que andam pelo caminho certo ou pelo caminho errado perceberão que a vida passa e chega ao fim; isso deve induzir qualquer pessoa a refletir sobre seus valores e motivações.
3. Os que destroem sua honra na perversidade precisam saber que seus nomes cairão na podridão e trará vergonha a sua família; porém os justos, mesmo depois de morto ainda fala (Hebreus 11:4).

APELO:
1. Saiba que a vida sem Deus é perversa; mas a vida com Deus leva à justiça, a qual não fará que seu nome caia na podridão e no esquecimento.
2. Saiba que existem apenas dois caminhos, duas atitudes e dois destinos, e que se você quiser deixar um bom legado às gerações futuras é preciso escolher a prática da justiça.
3. Saiba que a melhor forma de viver a vida é quando se investe em algo que ultrapasse a sua própria duração. Decida ser uma bênção para que sua lembrança também seja!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários