SEM AMOR A VIDA PERDE TODO VALOR


Não existe truque mágico ou feitiço, droga, hipnose, suborno, tortura ou coação que seja ao menos semelhante à eficácia da mudança despertada no coração humano pelo toque do amor verdadeiro. Sendo o amor verdadeiro um sentimento divino, seu poder transformador é extremamente perceptível. Embora invisível, as experiências mais arrebatadoras da vida são aquelas onde o amor puro e verdadeiro está reinando.
O ser humano responde positivamente ao amor. O amor é o maior dos professores, pois nele não há autoridade instigadora, poder mais hipnótico ou paralisante, conselho mais sábio, mensagem mais desejada de ser ouvida, mestre mais fácil de ser seguido e obedecido, por quem largaríamos tudo.
Quando tentamos falar em amor, filosofamos; mas o amor não é uma filosofia. Há milhares de definições de amor, pois ele é inexplicável. No entanto, nenhuma delas é completa, pois o amor é irracional, sobrenatural e divino. Nossa mente não o compreende, pois ele é maior que nossa intelectualidade. Ele nem foi considerado na teoria da evolução, pois nesse emaranhado de idéias o amor é inconcebível.
A Bíblia fala do amor. Ela exalta o amor. Declara que o amor verdadeiro é um dom divino, mais importante que qualquer outro dom do Espírito Santo. Em I Coríntios 13:1-3 há uma ênfase no amor, por isso este texto está inserido no conhecido capítulo do amor. Destes três versículos extrairemos algumas pérolas para quem vive na correria do século XXI.
Em termos e frases modernas o Apóstolo Paulo nos está dizendo:
ü  Se eu falasse todos os idiomas do mundo inteiro e se fosse possível até mesmo falar a língua falada no Céu (dos anjos), sem amor eu não passaria de um metal rígido e frio que apenas tine como um sino.
ü  Se eu tivesse os dons mais impressionantes do Espírito Santo tal como o de profecia para revelar o futuro, sem amor eu não teria nenhum valor.
ü  Se eu tivesse inúmeras formações acadêmicas acompanhadas de vários diplomas de mestrados, doutorados e pós-doutorados e alcançasse o mais alto grau do conhecimento que um ser humano pode alcançar, sem amor eu não teria um mínimo valor diante de Deus.
ü  Se eu tivesse até mesmo uma fé extraordinária que impressionasse as pessoas ao meu redor com acontecimentos sobrenaturais, sem amor eu não seria nada diante de Deus e causaria o mau para o mundo.
ü  Se eu fosse o ser humano mais rico, dono da maior riqueza mundial, conquistasse o maior território em metros quadrados e se até mesmo sobrasse para ajudar os necessitados, se o amor não tiver em meu coração nada disse faria sentido.
ü  Se eu fosse o melhor pregador de todos os tempos e levasse o maior número de pessoas ao batismo, e até fosse martirizado por causa disse, se não tivesse amor, nada valeria a pena.
ü  Se eu fosse premiado com todos os dons e habilidades possíveis e não possuísse a habilidade de amar meu semelhante serei completamente sem valor à vista do Deus que é amor!

Depois de reflexionarmos sobre a importância do amor destacaremos três princípios de I Coríntios 13:1-3:
1.   O amor, quando ignorado, desvaloriza todas as outras coisas: A ausência do amor é uma das coisas mais terríveis que pode acontecer a alguém. Sem amor tudo perde o sentido, a razão e a motivação. Tudo o que fizermos não vale nada sem amor. Namorar, casar, presentear, visitar, trabalhar, festejar, viver, comer, etc., perde o valor sem amor. O amor dá valor àquilo que realizamos em qualquer lugar, por menor que seja. Viva a vida com muito amor! Dê valor ao teu viver!
2.  O amor deve controlar toda nossa vida para dar-lhe sentido e valor: Se o amor não estiver no topo de nossas características nada do que façamos valerá a pena. Sem amor a vida perde o valor. Sem amor a vida perde o sentido. Sem amor a vida é sem graça. Dê um centímetro de teu coração ao amor e ele abarcará toda a tua vida num piscar de olhos. Deixe-o dominar tudo o que fizeres para que tua vida seja transformada radicalmente.
3.  O amor é superior a qualquer coisa importante na vida, no trabalho, na escola e na igreja: Nada se compara ao amor. O Dr. Emmet Fox escreveu: “Se você tiver bastante amor, será a pessoa mais feliz e poderosa do mundo”. O contrário também é verdade, se você não tiver amor serás a pessoa mais infeliz e sem nenhuma influência no mundo; por isso a ideia do Apóstolo Paulo é: Sem amor você não terá nenhum valor. Como Deus é amor, você só terá o verdadeiro e puro amor indo a Deus. Busque a Deus diariamente, deixe o amor divino penetrar em tua alma. Experimente a vida com muito amor no coração!
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários