QUANDO NÃO DÁ PARA SER FIEL A DEUS


Que Deus é fiel não é novidade, até mesmo alguns caminhoneiros pedem para escrever “Deus é fiel” em seus caminhões. A questão é: Você é fiel a Deus? A mensagem de Jeremias 35 apresenta a fidelidade requerida por Deus a Seu povo ilustrado na vida cotidiana dos recabitas. Embora muitos não sejam fieis quando provados, os recabitas não cederam mesmo em face à pressão. Enquanto os recabitas não desobedeciam a voz de seu ancestral, os israelitas, mesmo sem serem pressionados desobedeciam descaradamente a Deus. Neste espaço farei uma reflexão inversa: Ao invés de apontar como ser fiel a Deus, defenderei “quando não dá para ser fiel a Deus”.

1. Não dá para ser fiel a Deus quando não temos convicção de Sua existência pessoal: Para aqueles  em que Deus não passa de uma teoria, uma abstração teológica, uma filosofia ou uma mera crença, se torna impossível ser fiel quando são pressionados a agir de maneira contrária aos princípios bíblicos e divinos. A Palavra de Deus assim expressa: “sem fé é impossível agradar a Deus... aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe...” (Hebreus 11:6). O aproximar-se é um ato pessoal diante de um Deus pessoal, para isso é preciso acreditar que Ele existe. A fé acrescenta certeza e convicção naquilo que crê.

2. Não dá para ser fiel a Deus sem um conhecimento correto sobre Ele: É impossível confiar a vida em quem não se conhece. É muito fácil desviar o foco da verdadeira forma de conhecimento de Deus. Porém, Deus não é uma filosofia para ser estudado, nem um objeto para ser examinado, nem uma teoria para ser analisado, mas é uma pessoa que para conhecê-lO é necessário relacionamento. Tal relacionamento se constrói através da oração constante como se conversa com um amigo que está perto (Isaías 55:6).

3. Não dá para ser fiel a Deus sem confiança em Suas palavras: Há muitas promessas bíblicas maravilhosas (por exemplo: Salmo 37:5, Mateus 6:33, Filipenses 4:19, etc); porém, sem convicção nelas, haverá dúvidas e insegurança, resultando na infidelidade a Deus. Alguém escreveu, “Eis o que descobri a respeito da religião: ela lhe dá coragem para as decisões que deve ser tomada numa crise e depois a confiança para deixar o resultado para um poder superior”. Assim, confiar nas promessas de Deus é tão importante quanto confiar no próprio Deus, pois Ele mesmo cumpre Suas palavras (Hebreus 10:23).

4. Não dá para ser fiel a Deus sem acreditar que Ele sabe o que é melhor: É mais fácil alguém acreditar que sabe o que é melhor para si mesmo do que acreditar que Deus sabe melhor o que é melhor para cada um. Porém, como uma criança diante de um pai amoroso e responsável, aquele que confia em Deus e compreende Seu amor e sua sabedoria aceita que os planos de Deus são melhores e promove o bem (Romanos 8:28). O apóstolo Paulo declara: “Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Romanos 8:32).

5. Não dá para ser fiel a Deus sem a convicção de que Suas orientações são mais importantes que qualquer outra coisa: Esse é o auge do relacionamento com Deus, o qual só é atingido por uma pessoa quando acredita na existência pessoal de Deus, adquire conhecimento correto sobre Ele, confia plenamente em Suas palavras e acredita em Seu amor e sabedoria. Foi desta forma que John Huss, na Idade Média, antes de morrer queimado em praça pública na cidade de Constança, Alemanha, por causa de sua fé, chegou à plena confiança e fidelidade a Deus a ponto de declarar com todas as suas forças quando exortado a retratar-se: “Com que cara, pois, contemplaria eu os Céus? Como olharia para as multidões de homens a quem preguei o evangelho puro? Não! Aprecio Sua salvação mais do que este pobre corpo, ora destinado à morte”. John Huss avaliou que nem mesmo a vida vale mais que os ensinamentos e orientações de Deus.

Ser fiel não é uma questão de crença, mas de relacionamento com Deus. Conheça a Deus e sejas mais fiel de agora em diante! Em suma: aprenda fidelidade dos recabitas e não a infidelidade dos israelitas (Jeremias 35:16-19).

Pastor Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários