14 PROVISÕES EVIDENTES NO SALMO 23


O Salmo 23 é profundo e intrínseco, por muitos meses tenho estudado e analisado esse tão precioso e importante salmo. Num ponto de vista reflexivo e homilético destaco 14 provisões do Pastor do Salmo à ovelha de Cristo, a qual se submete exclusiva e inteiramente às Suas sábias instruções:
  1.  Comida – “pastos verdejantes”.
  2.  Calma – “águas tranqüilas”.
  3.  Consolo – “refrigera minha alma”.
  4.  Condutor – “guia-me por amor de Seu nome”.
  5.  Companhia – “Tu estás comigo”.
  6.  Coragem – “não temerei mal algum" .
  7.  Correção – “vara e cajado”.
  8.  Comunhão – “preparas uma mesa”.
  9.  Confiança – “perante meus inimigos”.
  10.  Comissão – “unges minha cabeça”.
  11.  Contentamento – “o meu cálice transborda”.
  12.  Certeza – “certamente a bondade e o amor me seguirão”.
  13.  Completude – “todos os dias de minha vida”.
  14.  Casa – “habitarei na casa do Senhor”. 
·    Todas as expressões do salmo 23 apresentam um Deus vivo, dinâmico e presente: Esse Deus é pessoal, se importa com cada um de Seu rebanho. Esse Deus é poderoso, supre cada uma das necessidades daqueles que O seguem. Esse Deus é onisciente, sabe das condições de cada uma de Suas ovelhas.
·    Todas as palavras do salmo 23 dão certeza e segurança aos servos do Deus-pastor: Nenhuma outra porção bíblica proporcionou tanta tranquilidade, animosidade e esperança ao povo de Deus quanto os poéticos versos do conhecido salmo 23.
·    Todas as linhas do salmo 23 mostram que Deus não é remoto, ausente e insensível: Os pronomes pessoais encontrados no salmo expressam a experiência relacional percebida por cada pessoa, que humildemente como uma indefesa e frágil ovelha encontra segurança e proteção junto aos cuidados do Pastor Jesus Cristo.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom, caro Pr. Heber.
    Como diz aquela expressao Inglesa "SHORT AND SWEET"- (Curta e Doce ). Deus te abencoe.

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: