INTRODUÇÃO: Texto Bíblico principal: Gênesis 3:15
1. Apocalipse: Do grego “Apocalypsis” significa “tirar o véu” ou “descobrir o que estava oculto”; ou seja, Apocalipse significa revelar ou revelação.
2. Necessidade de Apocalipse: Logo que entrou o pecado houve a necessidade de revelação a fim de trazer esperança aos desesperados pecadores.
3. Contexto do primeiro Apocalipse: Gênesis 3:15 é a primeira revelação de Deus ao casal pecador no Jardim do Éden. É a primeira profecia apocalíptica registrada na Bíblia e na história humana. É a primeira boa nova que trouxe esperança ao coração humano quando este se viu em desespero e continua consolando até hoje àqueles que crêem.
I. APOCALIPSE DE DEUS EM RELAÇÃO AO INÍCIO DO PECADO (Gênesis 3:15):
De certa forma Deus se dirige a um animal irracional, a serpente; porém por trás da serpente estava “o dragão... que se chama diabo e Satanás, que engana a todo mundo. Ele foi precipitado para a terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:9).
1. Deus desceu ao planeta terra a fim falar a Satanás: Deus não vai procurá-lo num abismo ou mesmo num lugar denominado inferno em algum ponto do Universo distante da terra; Deus vem à terra para encontrar ao enganador.
2. Deus desceu ao planeta terra para resolver um problema: Satanás induziu ao pecado àqueles que foram criados por Deus à Sua imagem e semelhança. Satanás tocou naqueles que eram frutos das obras mais importantes de Deus na terra. Deus desceu do Céu a fim de resolver esse problema com Satanás.
3. Deus desceu ao planeta terra para sentenciar a Satanás: Deus não dialoga com o Diabo. Deus apenas o sentencia à morte eterna que se daria no futuro.
II.O APOCALIPSE DE DEUS EM RELAÇÃO AO FIM DO PECADO (Gênesis 3:15):
A primeira profecia bíblica que trouxe esperança ao coração humano não foi uma direta promessa ao homem, mas uma sentença direta a Satanás.
1. Deus limita a atuação de Satanás no planeta terra: Deus coloca uma inimizade no coração humano para que este não aceitasse facilmente um pacto com o autor do mal a fim de que a rebelião contra Deus não piorasse ainda mais.
2. Deus informa até onde agiria Satanás: Ele, com seus descendentes, feririam o descendente da mulher que é Jesus; porém, apenas no calcanhar.
3. Deus pronuncia juízo sobre Satanás: Ter a cabeça esmagada é morte certa a Satanás. No futuro, o descendente da mulher (Jesus), esmagaria completamente a cabeça de Satanás a fim de destruí-lo completamente a fim de trazer paz ao Universo (Romanos 16:20).
CONCLUSÃO:
Destacamos três importantes objetivos do primeiro apocalipse bíblico:
1. Deus revela a Sua disposição de resolver o problema do pecado na terra.
2. Deus revela o desfeche final do conflito entre o bem o e mal e a vitória do bem sobre o mal.
3. Deus revela o futuro a fim de imprimir esperança ao coração humano de que um dia o mal será eliminado para sempre do Universo.
Pr. Heber Toth Armí
0 Comentários
Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: