INTRODUÇÃO – Texto Principal: Gênesis 1:1
Gênesis é o primeiro dos 66 livros da Bíblia, tem 50 capítulos, 1.534 versículos, 20.512 palavras no hebraico e 78.064 letras hebraicas. Estatisticamente o livro de Gênesis representa 6,85% do Antigo Testamento, é o segundo livro mais volumoso da Bíblia (o primeiro é Jeremias com 21.819 palavras representando 7,26% do Antigo Testamento).
I. O PODER DE DEUS EM CRIAR OS CÉUS E A TERRA (Gênesis 1:1):
Gênesis é o primeiro dos 66 livros da Bíblia, tem 50 capítulos, 1.534 versículos, 20.512 palavras no hebraico e 78.064 letras hebraicas. Estatisticamente o livro de Gênesis representa 6,85% do Antigo Testamento, é o segundo livro mais volumoso da Bíblia (o primeiro é Jeremias com 21.819 palavras representando 7,26% do Antigo Testamento).
- Autor: Gênesis, assim como o restante do Pentateuco – os cinco primeiros livros da Bíblia, e Jó foram escritos por Moisés, o líder usado por Deus para tirar Seu povo do cativeiro egípcio.
- Nome: O nome do livro em seu idioma original (hebraico) é BERESHITH que significa “No princípio” e corresponde à primeira frase do livro (ver Gênesis 1:1).
- Data e lugar em que foi escrito: Foi escrito por volta do ano 1500 a.C., em Canaã.
I. O PODER DE DEUS EM CRIAR OS CÉUS E A TERRA (Gênesis 1:1):
- Deus deu forma à Terra que era informe. Deus é o primeiro e único sujeito da primeira frase da Bíblia. Em Gênesis 1:1 Deus aparece como Elohim. Este é o genérico de Deus. “El” significa “poderoso”, o plural pode servir como um superlativo, significando “O Todo-poderoso”. Ele é Deus onipotente. Ele fala e as coisas acontecem. Ele é o transcendente, totalmente separado e por cima de Sua criação. Ele é o Infinito, o Criador Todo-poderoso e Soberano. Ele é Elohim.
- Deus deu volume à Terra que era vazia. A poder de Deus trouxe tudo o que há no Céu e na Terra à existência. Tudo o que era sem forma e vazio ficou cheio de diversas formas.
- Deus é o Criador poderoso que saiu da eternidade para inaugurar a história de nosso Planeta.
- Deus cria tudo a partir de Sua palavra. A Palavra de Deus tem poder. Neste ato o Deus Todo-poderoso, através de Sua palavra, chamou à existência, à vida e à essência da vida, tudo quanto existe (Salmo 33:6).
- Deus usa Sua palavra para dar ordens e assim todas as coisas passam a existir (Gênesis 1:3, 6, 14, 20, etc.; Salmo 33:9). O nada jamais poderia ser despertado do sono da irrealidade, pois vive o pesadelo eterno da existência. Nem o vácuo existencial pode ser assombrado pelo pesadelo eterno da existência. O vácuo existencial não pode ser assombrado pelo pesadelo da realidade e assumir o status dos fenômenos reais, pois é eternamente estéril. O nada é o vácuo existencial não criativo. Só Deus pode fazer as coisas sem presença de matéria prima.
- Deus cria tudo do nada. Antes da existência do mundo, de qualquer ser, de microorganismo, galáxias, planetas, estrelas, átomos ou partículas atômicas, havia o “nada”, o vácuo existencial. Deus trouxe tudo à existência. Deus não é uma hipótese da fé, mas uma verdade cientifica. Se eliminarmos Deus do processo criativo, eliminamos a própria existência, retornamos ao vácuo completo, imergimos na esterilidade tirânica do nada.
- Deus como Criador se revela. A Bíblia é o livro de Deus. É a Palavra de Deus que não apenas informa, mas transforma nossa vida vazia (Isaías 55:10-11). Ele não se ocultou, Ele se revelou. A Bíblia é a revelação que temos de Deus e Seus feitos.
- Deus o Criador dos Céus e da Terra criou a Bíblia. A Bíblia não é fruto da imaginação humana, mas fruto da poderosa revelação de Deus ao homem (2 Pedro 1:21).
- Deus como o Todo-poderoso se apresenta a nós em Seu precioso livro: A Bíblia Sagrada.
- Deus é poderoso. Ele criou os Céus e a Terra.
- Deus é poderoso. Ele criou tudo do nada.
- Deus é poderoso. Ele criou a revelação para termos informações e nossa vida transformada.
2 Comentários
Muito bom!Toda a Glória pertence ao Deus Todo Poderoso!
ResponderExcluirdeus.e.poderoso.e.criador
ResponderExcluirDê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: