O INFINITO PODER CRIADOR DE DEUS

INTRODUÇÃO – Texto Principal: Gênesis 1:1
Gênesis é o primeiro dos 66 livros da Bíblia, tem 50 capítulos, 1.534 versículos, 20.512 palavras no hebraico e 78.064 letras hebraicas. Estatisticamente o livro de Gênesis representa 6,85% do Antigo Testamento, é o segundo livro mais volumoso da Bíblia (o primeiro é Jeremias com 21.819 palavras representando 7,26% do Antigo Testamento).
  1. Autor: Gênesis, assim como o restante do Pentateuco – os cinco primeiros livros da Bíblia, e Jó foram escritos por Moisés, o líder usado por Deus para tirar Seu povo do cativeiro egípcio.
  2. Nome: O nome do livro em seu idioma original (hebraico) é BERESHITH que significa “No princípio” e corresponde à primeira frase do livro (ver Gênesis 1:1).
  3. Data e lugar em que foi escrito: Foi escrito por volta do ano 1500 a.C., em Canaã.
Gênesis 1:1 nos introduz diretamente à presença de Deus. Não há nenhum argumento para provar Sua existência. Deus é o único sujeito da primeira frase, não só do livro de Gênesis mas de toda a Bíblia. É Ele quem domina todo o capítulo um. São 32 referências a Deus em 31 versículos.

I. O PODER DE DEUS EM CRIAR OS CÉUS E A TERRA (Gênesis 1:1):
  1. Deus deu forma à Terra que era informe. Deus é o primeiro e único sujeito da primeira frase da Bíblia. Em Gênesis 1:1 Deus aparece como Elohim. Este é o genérico de Deus. “El” significa “poderoso”, o plural pode servir como um superlativo, significando “O Todo-poderoso”. Ele é Deus onipotente. Ele fala e as coisas acontecem. Ele é o transcendente, totalmente separado e por cima de Sua criação. Ele é o Infinito, o Criador Todo-poderoso e Soberano. Ele é Elohim.
  2. Deus deu volume à Terra que era vazia. A poder de Deus trouxe tudo o que há no Céu e na Terra à existência. Tudo o que era sem forma e vazio ficou cheio de diversas formas.
  3. Deus é o Criador poderoso que saiu da eternidade para inaugurar a história de nosso Planeta.
II. O PODER DE DEUS EM DAR FORMA AOS CÉUS E A TERRA (Gênesis 1:1):
  1. Deus cria tudo a partir de Sua palavra. A Palavra de Deus tem poder. Neste ato o Deus Todo-poderoso, através de Sua palavra, chamou à existência, à vida e à essência da vida, tudo quanto existe (Salmo 33:6).
  2. Deus usa Sua palavra para dar ordens e assim todas as coisas passam a existir (Gênesis 1:3, 6, 14, 20, etc.; Salmo 33:9). O nada jamais poderia ser despertado do sono da irrealidade, pois vive o pesadelo eterno da existência. Nem o vácuo existencial pode ser assombrado pelo pesadelo eterno da existência. O vácuo existencial não pode ser assombrado pelo pesadelo da realidade e assumir o status dos fenômenos reais, pois é eternamente estéril. O nada é o vácuo existencial não criativo. Só Deus pode fazer as coisas sem presença de matéria prima.
  3. Deus cria tudo do nada. Antes da existência do mundo, de qualquer ser, de microorganismo, galáxias, planetas, estrelas, átomos ou partículas atômicas, havia o “nada”, o vácuo existencial. Deus trouxe tudo à existência. Deus não é uma hipótese da fé, mas uma verdade cientifica. Se eliminarmos Deus do processo criativo, eliminamos a própria existência, retornamos ao vácuo completo, imergimos na esterilidade tirânica do nada.
III. O PODER DE DEUS EM REVELAR-SE AOS SERES HUMANOS (Gênesis 1:1):
  1. Deus como Criador se revela. A Bíblia é o livro de Deus. É a Palavra de Deus que não apenas informa, mas transforma nossa vida vazia (Isaías 55:10-11). Ele não se ocultou, Ele se revelou. A Bíblia é a revelação que temos de Deus e Seus feitos.
  2. Deus o Criador dos Céus e da Terra criou a Bíblia. A Bíblia não é fruto da imaginação humana, mas fruto da poderosa revelação de Deus ao homem (2 Pedro 1:21).
  3. Deus como o Todo-poderoso se apresenta a nós em Seu precioso livro: A Bíblia Sagrada.
CONCLUSÃO:
  1. Deus é poderoso. Ele criou os Céus e a Terra.
  2. Deus é poderoso. Ele criou tudo do nada.
  3. Deus é poderoso. Ele criou a revelação para termos informações e nossa vida transformada.
Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

2 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: