DEUS AINDA DESEJA FALAR...

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Hebreus 1:1-3
  1. O livro de Hebreus começa descrevendo Deus como comunicador, Ele sempre tem buscado se relacionar com Seus filhos, mesmo após o pecado.
  2. Deus criou o mundo através de Sua palavra falada (Hebreus 11:3). A palavra de Deus tem poder e é o meio de comunicação que Ele tem usado para Se revelar a nós através dos séculos, e faz o que for preciso para chamar nossa atenção (Hebreus 12:26).
  3. O Deus da Bíblia é ativo, é vivo e não é mudo. Ele falou, fala e ainda falará...
  4. Ainda hoje Deus quer se comunicar com os que estão dispostos a ouvi-lO (Hebreus 3:7). O dia é hoje, o momento é agora.

I. DEUS FALA MUITAS VEZES AO HOMEM NA HISTÓRIA (Hebreus 1:1):
Está escrito: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes... aos pais, pelos profetas”. Sempre Deus se esforçou para restaurar o relacionamento perdido com o ser humano após a ruptura causada pelo pecado. Veja:

  1. Deus falou com Adão e Eva antes e mesmo depois do pecado quando tentaram fugir e se esconder dEle (Gênesis 3:8-9).
  2. Deus falou com Noé, orientando-o a fazer uma grande arca para salvar a si mesmo, sua família e os animais (Gênesis 6:11-14).
  3. Deus falou com os patriarcas Jó, Abraão, Isaque e Jacó.
  4. Deus falou com os profetas Elias, Isaías, Jonas, Miquéias, Ageu, Sofonias, Malaquias, etc.
II. DEUS FALA DE MUITAS MANEIRAS DIFERENTES (Hebreus 1:1):
Está escrito: “... Deus... falado... de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Deus usa diferentes meios a fim de comunicar-se com Seus filhos aqui neste mundo. Nunca devemos limitar a comunicação de Deus a uma única forma. Veja:
  1. Deus falou com voz audível como fez com os profetas (Hebreus 4:3).
  2. Deus falou com símbolos, figuras, parábolas e objetos. Temos como exemplos o caso da sarça ardente com Moisés (Êxodo 3:3-4) e Josué com o Príncipe do Exército do Senhor (Josué 5:13-15)
  3. Deus falou com sinais e prodígios (Hebreus 2:4), como no caso da abertura do Mar Vermelho, o maná, a nuvem de dia e a coluna de fogo à noite, etc.
  4. Deus falou através de sonhos à noite e visões de dia (Números 12:6).
III. DEUS FALA NOS ÚLTIMOS DIAS ATRAVÉS DE SEU FILHO (Hebreus 1:2-3):
Embora Deus tenha muitas maneiras de se comunicar, há uma mais direta e mais clara. Veja:
  1. Jesus é o Emanuel: Deus conosco! (Mateus 1:23) Viveu e falou como homem, sendo Deus.
  2. Jesus é o resplendor por excelência da glória de Deus a nós (Hebreus 1:3).
  3. Jesus se fez carne e habitou entre nós: Quem vê Jesus vê ao Pai (João 14:9).
  4. Jesus é a expressão exata do Ser de Deus (Hebreus 1:3).
CONCLUSÃO:
  1. Certamente Deus sempre desejou um relacionamento estreito e íntimo com aqueles que foram criados à imagem e semelhança dEle. Você permite que Deus se relacione com você?
  2. Certamente Deus se comunica com o homem de diversas maneiras, mas a maior e a mais autêntica revelação de Deus ao homem se encontra na pessoa, no caráter e na essência da vida de Jesus aqui no Planeta Terra. Você está disposto a ouvir a Deus de diversas formas?
  3. Certamente Deus deseja relacionar-se com o homem ainda hoje. Deus demonstra Seu grande anseio de se comunicar com cada um de nós continuamente ao deixar-nos a Bíblia, que é toda Palavra que sai de Sua boca. Você quer ouvir a Deus hoje através da Bíblia?
  4. Certamente Deus quer falar a você hoje, agora. Abra teus ouvidos e coração e atente para aquilo que Deus quer te dizer. DEUS QUER SER OUVIDO!

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: