O ECUMENISMO QUE CRISTO ALMEJA PARA SUA IGREJA


 INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Efésios 4:1-6

1. Cristo deseja a unidade do mundo como sendo uma única igreja, isso está claro não apenas no livro de Efésios, como também é nítido na oração de Jesus antes de morrer na cruz (João 17:21-23). Todavia, algumas citações devem nortear nossa compreensão:

a) “Então ouvi outra voz do Céu que dizia: ‘Sai dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem de seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela [a Grande Babilônia] não os atinjam!’”, escreveu João (Apocalipse 18:4).

b) “Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que Eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor”, afirmou Jesus (João 16:16).

2. Cristo almeja reunir a humanidade que o pecado desuniu. Ele morreu para promover união onde o pecado causou desunião. Nisto reside a dignidade do cristão, humilde, dócil, paciente, tolerante e amoroso (Efésios 4:1-2).

3. Cristo anseia tanto pela união, que através do Espírito Santo inspirou o apóstolo Paulo a um apelo incisivo: “Façam todo esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Efésios 4:3).

I. UM SÓ CORPO – Efésios 4:4

1. A igreja é comparada a um corpo humano completo, com diversas partes diferentes.

2. A igreja como corpo é composta de todos os pecadores que se renderam a Cristo.

3. A igreja de Cristo é única, pois Jesus não tem muitos corpos. Embora existam muitas denominações cristãs alegando serem verdadeiras, só há um cristianismo correto.

II. UM SÓ ESPÍRITO – Efésios 4:4

1. O Espírito Santo precisa ser o enviado por Cristo, no dia de Pentecostes.

2. O Espírito Santo não é diferente em cada período da história, Ele é único.

3. O Espírito Santo é o único que tem poder para unir pessoas tão diferentes no corpo de Cristo, Sua Igreja. “O Espírito dissipa as divisões, as desarmonias íntimas que convertem a vida de muitos em verdadeiros campos de batalha. A desunião é um indício certo da ausência do Espírito Santo” (CBASD).

III. UMA SÓ ESPERANÇA – Efésios 4:4

1. A esperança bíblica é clara, mas pode ser confundida com outras esperanças alheias à Bíblia. “É a esperança da consumação final do reino que oferece uma base firme para a paz, alegria, coragem e bom ânimo” (CBASD).

2. A esperança pela qual somos chamados ao cristianismo é única, não existe diversas esperanças para diversos tipos de pessoas, nações ou etnias.

3. A esperança bíblica é única e une as pessoas em torno dela, fazendo o corpo de Cristo focar na mesma direção e caminhar juntos rumo ao futuro.

IV. UM SÓ SENHOR – Efésios 4:5

1. Cristo é o único Senhor, cabeça do corpo; Ele é o Supremo Pastor de Sua Igreja. “Este é o objeto supremo de lealdade. Aqueles que se submetem plena e fielmente ao mesmo Senhor não entram em inimizade uns com os outros” (CBASD).

2. Cristo como único Senhor, não aceita rivais; quando temos pessoas, instituições, partidos ou times como senhores que competem com Cristo, comprometemos nosso cristianismo.

3. Cristo como único Senhor deve receber nossa total submissão, independente da situação.

V. UMA SÓ FÉ – Efésios 4:5

1. A fé, se for múltipla, não produz unidade, mas desunião.

2. A fé verdadeira não conhece diversidade, ela é única. “Há apenas um meio de salvação: a fé” (CBASD).

3. A fé bíblica é um conjunto sólido de verdades absolutas, não relativas; focando Jesus como o único caminho, verdade e vida (João 14:6).

VI. UM SÓ BATISMO – Efésios 4:5

1. Existem várias formas de batismos, por aspersão, por efusão e imersão, porém, a Bíblia só reconhece o batismo por imersão como verdadeiro e válido.

2. Existe apenas um único batismo, que vem do verdadeiro arrependimento, e entrega total a Deus que une o pecador ao corpo do qual Cristo é o Cabeça. “Aqueles que passam a pertencer à igreja visível crescem juntos na semelhança da morte e ressurreição de Cristo (Rm 6:3-5)” (CBASD).

3. Existe um batismo válido no conceito do supremo Líder do cristianismo, do qual devemos todos passar por ele pelo menos uma vez para nos unir a Ele.

VII. UM SÓ DEUS – Efésios 4:6

1. Há vários deuses, tanto é que Deus os reconhece ao ordenar: “Não terás outros deuses diante de Mim” (Êxodo 20:3).

2. Há tantos deuses tentando a nossa devoção quanto há de religiões tentando nos atrair dos caminhos do verdadeiro Deus.

3. Há tantos deuses competindo com Deus verdadeiro, mas devemos ser radicais como exclusivo é o nosso Deus, que nos une como Pai de todos nós; pois Ele é sobre todos, por meio de todos e em todos. “O Pai comum é a fonte de toda unidade” (CBASD).

CONCLUSÃO:

1. O ecumenismo bíblico não pode acontecer em corações desprovidos das virtudes da humildade, mansidão, paciência, tolerância e amor; sem essas características resultantes da conversão em Cristo não é impossível trilhar pelo caminho da unidade no Espírito. Orgulho, arrogância, intolerância e petulância jamais promovem verdadeira unidade.

2. O ecumenismo cristão não pode acontecer à parte da verdade bíblica, a qual exclui todas as outras supostas verdades que não promovem a verdadeira unidade. Unidade real digna do verdadeiro cristianismo passa pela aceitação radical de que há um só corpo (igreja verdadeira), um só Espírito (Espírito Santo verdadeiro), uma só esperança (escatologia verdadeira), um só Senhor verdadeiro digno de submissão, uma só fé (doutrinas verdadeiras), um só batismo bíblico verdadeiro, e um só Deus Pai verdadeiro. Conforme Paulo deixa claro, é obvio que relatividade doutrinária (ou de crenças) não pode ser o caminho da unidade cristã. A unidade proclamada pela revelação de Deus deve...

a) Considerar a Bíblia como única regra de fé e doutrina, autoridade incondicional.

b) Considerar a Bíblia como a inspirada Palavra de Deus, normativa para todas as pessoas.

c) Considerar a Bíblia como fidedigna, a infalível verdade divina revelada pelo Espírito Santo.

3. O Ecumenismo verdadeiro “substitui a pátria, o clube e até a família humana como supremo objeto de afeição” (CBASD) pela verdade revelada em Cristo. Por isso, em Efésios 4, “é claramente apresentado o meio que [Cristo] designou para manter a unidade de Sua igreja, para que seus membros possam revelar ao mundo uma experiência religiosa saudável” (Ellen White).

APELO:

1. Lutemos por uma unidade fundamentada na verdade revelada na Bíblia.

2. Desprezemos qualquer unidade que não tiver a verdade bíblica como base.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários