DESCOBERTAS NA PRIMEIRA PÁGINA DA BÍBLIA

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Gênesis 1:26-31

1. A Bíblia é muito mais que um livro literário antigo, é a Palavra de Deus para toda a humanidade.

2. A Bíblia contas coisas surpreendentes de antes da existência dos curiosos seres humanos.

3. A Bíblia tem 66 livros ao todo, e seu primeiro livro se chama Gênesis, que significa começo, onde revela a origem do mundo e da humanidade.

a) O escritor de Gênesis era alguém versado na literatura da época, seus estudos foram nas universidades egípcias, mas melhores de seu tempo.

b) O escritor de Gênesis tinha comunhão com o Deus que Se revela, seus pais eram piedosos e tementes a Deus e até os doze anos foi ensinado a servir a Deus.

c) O escritor de Gênesis é Moisés, que fora educado para ser um grande faraó, mas Deus tinha um plano maior para ele.

I. QUEM LÊ A PRIMEIRA PÁGINA DA BÍBLIA DESCOBRE QUE NINGUÉM É FRUTO DO ACASO – Gênesis 1:26

1. Você não é resultado de uma explosão: A criação revelada por Deus que foi o Criador e esteve presente no processo da criação apresenta perfeita organização em cada ato criativo.

2. Você não é estilhado do big bang, nem de algum acidente do espaço sideral: Explosões e acidentes interestelares cósmicos não resultam em vida. São fragmentos aleatórios espalhados para todos os lados.

3. Você não é fruto da teoria popular chamada de evolução: Além da Bíblia deixar bem claro que Deus criou homem e mulher, Ellen White afirma que o texto de Gênesis estabelece claramente “a origem da raça humana; e o relato divino refere tão compreensivelmente que não há lugar para compreensões errôneas. Deus criou o homem à Sua própria imagem. Não há aqui mistério. Não há lugar para supor que o homem evoluiu, por meio de morosos graus de desenvolvimento, das formas inferiores da vida animal ou vegetal. Tal ensino rebaixa a grande obra do Criador ao nível das concepções estreitas e terrenas do homem”.

II. QUEM LÊ A PRIMEIRA PÁGINA DA BÍBLIA PERCEBE QUE A ORIGEM HUMANA FOI DIVINAMENTE PLANEJADA – Gênesis 1:26-27

1. Para criar a humanidade houve uma convocação de um concílio da Divindade: Só depois de transformar o caos em um lugar paradisíaco Deus disse: “Façamos o homem...”

2. Para criar a humanidade Deus partiu de Si mesmo como modelo: Tanto o homem como a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Essa expressão “imagem e semelhança” visa não deixar dúvidas de que os seres humanos foram criados e formados para serem parecidos com Deus no aspecto espiritual, emocional, moral e físico.

3. Para criar a humanidade, Deus planejou torná-la autoridade acima de todo o Planeta: Diferindo da classificação da biologia secular, a Bíblia não considera a raça humana pertencente ao reino animal. Animais e plantas foram subordinados aos seres humanos. Ellen White destaca que: “Depois que a Terra com sua abundante vida animal e vegetal fora suscitada à existência, o ser humano, a obra coroadora do Criador, e aquele para quem a linda Terra fora preparada, foi trazido em cena”.

III. QUEM LÊ A PRIMEIRA PÁGINA DA BÍBLIA ENCONTRA INFORMAÇÕES QUE DÃO VALOR AOS SERES HUMANOS – Gênesis 1:28-31

1. Deus criou a raça humana distintamente do restante da criação: Deus não disse “haja seres humanos”, como fez ao criar tudo o que criara antes da humanidade. Deus não deu ordens, Ele colocou a mão na massa, modelou o barro e soprou o fôlego de vida (Gênesis 2:7, 21-23). A mulher foi criada da costela de Adão, de forma espetacular.

2. Deus criou a raça humana para relacionar-se com seres celestiais, inclusive com a Divindade: Os seres humanos foram os únicos a receberem orientações de Deus; eram as únicas criaturas cuja “natureza estava em harmonia com a vontade de Deus”. Isto é: “A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência a Sua vontade”, analisa Ellen White.

3. Deus criou a raça humana para representá-lO na administração do Planeta: Homem e mulher receberam capacidade intelectual e habilidade administrativa para gerenciar e coordenar toda a criação perfeita de Deus.

CONCLUSÃO:

1. Aquele que lê a primeira página da Bíblia deve ficar encantado com o que o texto revela sobre nossa nobre e divina origem.

2. Aquele que lê a primeira página da Bíblia deve perceber que Seu valor foi dado pelo próprio Criador que o fez à Sua imagem e semelhança.

3. Aquele que lê a primeira página da Bíblia deve perceber seu elevado propósito diante do plano original de Deus, e mesmo depois do pecado deve surtir efeito ainda hoje; por isso, foi revelado por Deus e registrado por Moisés.

APELO:

1. Leia várias vezes a cada mês as primeiras páginas de Gênesis.

2. Creia que sendo Deus o único presente na origem do mundo, é o único que pode dizer como tudo começou.

3. Reconheça teu nobre valor para Deus e ajude outras pessoas a redescobrirem que são valiosíssimas para o Criador também.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários