LIÇÕES ESPIRITUAIS EXTRAÍDAS DO URIM E TUMIM


 INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Êxodo 28:29-30

1. As encruzilhadas da vida exigem que saibamos tomar as decisões certas para não errar no destino almejado: Infelizmente, muitos tomam certos atalhos ilusórios que de certa forma os satisfazem, como o horóscopo, quiromancia, tarôs, búzios, numerologia, cartomancia, bolas de cristal, etc.

2. Os desafios da existência nos chamam à responsabilidade ao fazer escolhas para evitar sofrimentos intensos no futuro: Os emaranhados de problemas da vida nos levam à entender a grande necessidade de saber escolher para não se enredar numa complexidade tal que tira o prazer de viver, a paz do coração e deixa o indivíduo no fundo de uma cama mergulhado nas profundezas da depressão.

3. Os dilemas deste mundo nos mostram nossa carência por algo que ultrapassa a visão, a inteligência e a sabedoria humanas: A complexidade da existência nos leva a entender nossa gritante necessidade de ajuda externa para decidir e agir acertadamente.

I. PRIMEIRA LIÇÃO: SEM REVELAÇÃO SOBRENATURAL, NÃO DÁ PARA TOMAR DECISÕES CERTAS – Êxodo 28:29-30

1. Antes do pecado era fundamental a revelação divina: Mesmo Adão e Eva, criados perfeitos, vivendo o matrimônio perfeito, com cérebro e intelectos perfeitos, possuindo discernimento e percepção perfeitos, sem natureza pecaminosa, tendência e inclinação para o mal, ainda assim precisavam da revelação e orientação de Deus para não tomar decisões erradas.

2. Depois do pecado tornou ainda mais necessária a revelação divina: Com a entrada do pecado, nossa percepção embotou, nossa capacidade mental arruinou, nossa sabedoria diminuiu radicalmente, nossos desejos se deturparam, tornando assim ainda mais difícil acertar em nossas escolhas e decisões sem a revelação de Deus.

3. No início da revelação de Deus foram necessárias várias estratégias para comunicar orientações aos pecadores: Deus foi revelando Sua vontade gradativamente. Vários meios foram por Ele utilizados, da comunicação oral e escrita ao Urim e Tumim. Estas duas pedras engastadas no peitoral do sumo sacerdote foram necessárias quando começava a revelação de Deus para os pecadores.

a) A Bíblia informa: “Toda vez que Arão entrar no Lugar Santo, levará os nomes dos filhos de Israel sobre o seu coração no peitoral de decisões, como memorial permanente perante o Senhor. Ponha também o Urim e o Tumim no peitoral das decisões, para que estejam sobre o coração de Arão sempre que ele entrar na presença do Senhor. Assim, Arão levará sempre sobre o coração, na presença do Senhor, os meios para tomar decisões em Israel” (Êxodo 28:29-30).

b) O Dicionário Bíblico Adventista explica: “O Sumo sacerdote usava esses dois objetos [Urim e Tumim] para certificar-se da vontade de Deus em questões duvidosas que envolvessem o bem estar da nação, geralmente quando requisitados por seus líderes (cf. Nm 27:21; 1Sm 22:10). A Bíblia não deixa claro o meio pelo qual esses objetos certificavam a vontade divina. Depois de Deus ter rejeitado a Saul como rei, Ele Se recusou a responder-lhe por meio desse método (1Sm 28:6)”.

c) Ellen G. White esclarece: “À direita e à esquerda do peitoral havia duas grandes pedras de grande brilho. Estas eram conhecidas por Urim e Tumim. Por meio delas fazia-se saber a vontade de Deus pelo sumo sacerdote. Quando se traziam perante o Senhor questões para serem decididas, uma auréola de luz que rodeava a pedra preciosa à direita, era sinal do consentimento ou aprovação divina, ao passo que uma nuvem que ensombrava a pedra à esquerda, era prova de negação ou reprovação” (Patriarcas e Profetas, p. 351).

II. SEGUNDA LIÇÃO: A REVELAÇÃO SOBRENATURAL PARA NOSSO BEM VEM DO CORAÇÃO DE DEUS – Êxodo 28:29-30

1. As pedras de Urim e Tumim no coração do Sumo Sacerdote revelam que as respostas de Deus surgem de Seu coração: Deus ama revelar Sua perfeita vontade aos imperfeitos pecadores. Deus preza pelo bem de Seus amados que O consultam para conhecer a melhor decisão a ser tomada. Deus anseia ver Seus filhos desfrutando de felicidade e paz neste mundo complicado.

2. As pedras de Urim e Tumim no coração indicam que as respostas de Deus são pautadas pelo amor: Deus é amor (1 João 4:8); Ele amou ao mundo de tal maneira que deu Seu filho para morrer por nós a fim de dar-nos a vida eterna (João 3:16); Ele, que não poupou Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós (Romanos 8:32) oferece respostas baseadas no amor desejando o melhor para nós.

3. As pedras de Urim e Tumim no coração revelam que as orientações de Deus são confiáveis: Deus não quer o mal para ninguém; Ele sempre almeja o bem. Sendo assim, quando Lhe consultamos, certamente nos dará instruções que valem a pena seguir ainda que possam parecer sem lógica humana.

III. TERCEIRA LIÇÃO: A REVELAÇÃO DE DEUS COMPLEMENTA O DISCERNIMENTO HUMANO – Êxodo 28:29-30

1. Deus é o Legislador Soberano do Universo que deseja reger a vida de todo pecador: Em Números 27:21 claramente notamos que o Sumo Sacerdote usava o Urim e Tumim para consultar o Legislador, para obter conhecimento da vontade de Deus, para saber qual direção tomar, para buscar orientação divina para certas questões que envolvia a nação de Israel.

2. Deus como Legislador responde sobre o procedimento correto a seguir sobre qualquer questão: Em 1 Samuel 14:41-42 notamos que Deus aponta para a revelação de algo desconhecido, que precisa ser esclarecido a fim de que se pratique a justiça. Das coisas simples às mais complexas, Deus entende nossa necessidade por conhecer a orientação correta.

3. Deus, sendo o Legislador, orienta ao pecador sobre o viver santo: Embora fomos criados com capacidade moral, sem a busca e compreensão pela vontade de Deus viveremos na imoralidade. O termo “peitoral do juízo” deixa isso bem claro. O Urim e Tumim ficavam nesse peitoral também chamado de peitoral do julgamento ou das decisões; pois, era por meio do Urim e Tumim que Deus dava os vereditos. “O sumo sacerdote era o juiz do povo e fazia suas resoluções servindo-se destas pedras. Simbolizavam poder e sabedoria na tomada de decisões” (Comentário Bíblico Beacon).

CONCLUSÃO:

1. Ciente da necessidade, Deus está sempre disposto a contribuir com informações para o bem de Seu povo: A pré-disposição de Deus em responder perguntas revela Sua intenção de auxiliar aos pecadores em suas decisões. “O peitoral era para as vestes do sumo sacerdote o que o propiciatório era para o santuário. Em ambos, Deus revelava Sua glória e vontade (cf. Êx 25:22; Sl 80:1; Is 37:16)”, declara o Comentário Bíblico Adventista.

2. Ciente de nossa condição, Deus providenciou não apenas comunicação, mas também solução para nós: O Dicionário Bíblico Adventista observa que “os dois termos hebraicos [Urim e Tumim] começam com a primeira e a última letra do alfabeto, respectivamente”. R. Alen Cole sugere que as duas pedras podem “ter sido usadas no sentido de ‘alfa e ômega’, princípio e fim (Ap 1:8) já que os dois nomes começam respectivamente com a primeira e a última letras do alfabeto hebraico” (Série Cultura Bíblica). Jesus é a resposta de Deus para nossos problemas.

3. Ciente de que mesmo com a Bíblia carecemos de instrução e orientação, Jesus age como nosso Sumo Sacerdote junto ao Pai: Em Hebreus, Jesus é reconhecido como Rei e Sumo Sacerdote. Nele, realeza e sacerdócio estão vinculados, como acontecia quando Israel vivia num sistema de Teocracia. Suas funções estavam ilustradas na figura do sumo sacerdote do santuário do Antigo Testamento (Hebreus 8:1-7). O julgamento da humanidade foi entregue em Suas mãos (João 5:22; 8:16). Sua entrega como oferta de sacrifício possibilitou atender a todo aquele que O busca para obter orientação em qualquer situação (Hebreus 7:28; 4:14-16).

APELO:

1. Busque orientações em Jesus: A orientação de Deus está à nossa disposição à distância de uma oração ao Sumo Sacerdote que intercede no Céu por nós.

2. Estude intensamente a Bíblia: A orientação divina para nós hoje está na revelação deixada por Deus nas páginas das Sagradas Escrituras.

3. Dependa constantemente de Deus: Não é nada sábio ignorar a revelação para confiar em nossas ingênuas opiniões; então estudemos as revelações de Deus!

Pr. Heber Toth Armí.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Achei recentemente esse blog e me gostei muito, quero agradecer por compartilhar esses estudos, muito obrigado! Espero que você continue compartilhando conosco esses estudos maravilhosos

    ResponderExcluir
  2. muito bom o conteudo ta de parabens

    ResponderExcluir
  3. Muito esclarecedor e sábio Pr, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: