SUFICIÊNCIA DO MINISTÉRIO DE CRISTO EM NOSSO FAVOR

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Hebreus 7:25-28

1. O Sacerdote tinha a função de interceder, representando o indivíduo diante de alguém importante. A palavra “interceder” no contexto bíblico “era usada como referência a uma petição submetida a um rei em nome de outra pessoa”, explica a Bíblia de Estudo MacArthur.

2. O Sacerdócio de Cristo tem importante relevância, a qual se deveria dar maior atenção. A intercessão de Cristo no Santuário Celestial é “um importante tema bíblico, por vezes negligenciado, é o que Jesus está fazendo pelos cristãos hoje: Intercedendo por eles em Sua função de sumo sacerdote no Santuário Celestial”, instiga o comentário da Bíblia Andrews.

3. O Sacerdócio de Cristo no Céu é de suma importância, tanto quanto Seu ministério terrestre e Seu sacrifício na cruz do Calvário. “A salvação que Cristo oferece é ligada a Sua obra de intercessão a favor dos pecadores. Não bastava Cristo ter sofrido na cruz. É preciso que os méritos deste sacrifício histórico sejam aplicados a cada pecador individualmente [...]. É a morte de Cristo que garante nossa justificação. Mas é Sua intercessão que torna possível nossa santificação”, declara Siegfried J. Schwantes.

I. A NATUREZA SUPERIOR DO SACERDÓCIO DE CRISTO SE DEVE À SUA ABSOLUTA CAPACIDADE DE SALVAR – Hebreus 7:25

1. Diferentemente dos sacerdotes de antigamente do Santuário/templo que atuavam por um período, o sacerdócio de Cristo é permanente.

2. Diferentemente dos sacerdotes que morriam, Jesus venceu a morte e vive para todo o sempre; então Seu sacerdócio não conhece interrupção.

3. Diferentemente dos sacerdotes que eram pecadores e atuavam em um santuário feito por homens, cópia do modelo celestial, Jesus assumiu o Santuário verdadeiro; por isso, Ele é capaz de salvar definitivamente àqueles que por meio dEle se aproximam de Deus.

II. A NATUREZA SUPERIOR DO SACERDÓCIO DE CRISTO INCLUI SUA PERFEITA ADAPTAÇÃO A NOSSA NECESSIDADE – Hebreus 7:26

1. Os emblemas, rituais, animais e sacerdotes do Santuário Terrestre não poderiam salvar ninguém do poder do pecado e da morte; era necessário algo muito maior.

2. Os emblemas, rituais, animais e sacerdotes no Antigo Testamento apontavam para Cristo; eram o evangelho ilustrado, mas a realidade ainda estava para concretizar com a vinda do Messias.

3. Os emblemas, rituais, animais e sacerdotes que tiveram importância até a morte do Cordeiro de Deus, agora dão lugar para Jesus; O qual é adequado para pagar o preço de nosso pecado e interceder por nós. Sua superioridade se deve a que Ele foi e é: 

a)   Santo, em relação a Deus.

b)  Inculpável, em relação à raça humana.

c)   Puro, em relação a Si mesmo.

d)  Separado dos pecadores, não tinha natureza pecaminosa que pudesse contaminá-Lo.

e)   Exaltado acima nos céus, superior a tudo e a todos.

III. A NATUREZA SUPERIOR DO SACERDÓCIO DE CRISTO RESULTA TAMBÉM DO FATO DE SER DEFINITIVO – Hebreus 7:27

1. Os sacerdotes antes da morte de Cristo sacrificavam pelo menos duas vezes ao dia, além de sacrificarem por si mesmos – por serem pecadores; isso é diferente com Jesus.

2. Os sacerdotes não deviam parar de sacrificar até que Jesus Se tornasse o sacrifício supremo.

3. Os sacerdotes foram substituídos por Jesus, que, além de ser a vítima é Aquele que ministra no Santuário Celestial como Sumo Sacerdote os benefícios de Sua morte. 

a) Ao Jesus ser única vez sacrificado já foi suficiente para pagar pelo pecado de toda humanidade.

b) Ao Jesus ser sacrificado, O tornou digno de nos representar perante o Pai Celestial, sem nenhuma necessidade de repetição de Seu sacrifício.

c) Ao Jesus ser sacrificado uma vez, já O tornou definitivamente apto para salvar a toda a humanidade que aceitar Seu Sacrifício.

IV. A NATUREZA SUPERIOR DO SACERDÓCIO DE CRISTO SE DÁ, FINALMENTE, PELO FATO DELE SER SELADO PELO JURAMENTO DE DEUS PAI – Hebreus 7:28

1. Os sacerdotes terrenos possuem fraquezas, porém Jesus é perfeito.

2. Os sacerdotes do Santuário Terrestre atuaram simbolicamente, mas Jesus é a realidade apontada por esses símbolos.

3. Os sacerdotes antes da morte de Cristo foram chamados por Deus, mas Jesus foi selado pelo juramento de Deus Pai que O constituiu Filho perfeito para sempre.

CONCLUSÃO:

1. O sacrifício de Cristo na cruz foi perfeito e de valor infinito por ser Ele o Filho de Deus, sem defeito algum e sem pecado; portanto, não há necessidade alguma de que seja repetido. Seu sacrifício é único, mas é eficiente e eficaz para salvar pecadores das garras do diabo.

2. O sacrifício de Cristo suplanta os sacrifícios de animais e a instituição do sacerdócio arônico; pois, estes eram imperfeitos e interinos até que viesse o perfeito Filho de Deus e Se entregasse como perfeito sacrifício para salvar perfeitamente àqueles que O buscam para interceder junto ao Pai.

3. O sacrifício perfeito de Cristo deu o direito dEle ser o Sumo Sacerdote perfeito para interceder perante o Pai como representante perfeito da humanidade. Sua autoridade é inigualável e, Sua capacidade é incontestável.

APELO:

1. Vamos valorizar mais o sacrifício de Cristo juntamente com Sua intercessão no Santuário Celestial?

2. Vamos estudar mais e conhecer mais a fundo essas duas etapas do plano da salvação provido por Deus?

3. Vamos compartilhar mais com outras pessoas que ainda não possuem esse conhecimento tão importante para a vida delas?

Pr. Heber Toth Armí

 

Postar um comentário

0 Comentários