MOTIVOS PARA ALEGRAR-SE DIANTE DAS DIFICULDADES

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Pedro 1:3-9

1. Cuidado para que ensinos e estímulos do secularismo e do pós-modernismo não tirem teu foco das verdades bíblicas reveladas por Deus a você.

2. Cuidado para que as pressões sociais, econômicas e políticas não tirem teu foco de viver os planos de Deus para tua vida.

3. Cuidado para que as situações promotoras de ansiedade não te desviem da esperança garantida aos que perseveram firmes na verdadeira fé cristã.

I. ENCONTRE MOTIVO PARA ALEGRAR-SE NA VIVA ESPERANÇA QUE SE TORNOU POSSÍVEL PELA RESSURREIÇÃO DE CRISTO – I Pedro 1:3, 6

1. Aqueles que decidem aceitar a mensagem da fatídica morte e deslumbrante ressurreição de Cristo têm sua vida regenerada; isto é, nascem de novo, tornando-se novas criaturas.

2. Aqueles que tomaram a decisão de seguir a Cristo estão salvos e pertencem a Cristo; são propriedades preciosas dAquele que deu a vida para resgatá-los.

3. Aqueles que desfrutam do privilégio da regeneração resultante da grande misericórdia de Deus exultam de alegria “ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação” (v. 6). Existe alegria em meio às diversas provações porque,

a) Deus regenera o pecador movido por Sua grande misericórdia por este mundo depravado (ver João 3:16).

b) Deus regenera o pecador a fim de que tenha uma esperança viva neste mundo desesperador.

c) Deus regenera o pecador “por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

1) O caráter de Deus ao nos dar Jesus para pagar o preço de nosso pecado é a razão da esperança cristã.

2) A ressurreição de Cristo revela a aceitação de Deus pelo sacrifício em favor do pecador.

3) O resgate operado por Deus através de Cristo e Seu grande sacrifício garantem o início de uma nova vida para quem se torna cristão.

II. PERCEBA A RAZÃO PARA SE ALEGRAR NA HERANÇA QUE ESTÁ RESERVADA NA PÁTRIA CELESTIAL – I Pedro 1:4, 6

1. Aqueles que decidem aceitar a mensagem do evangelho se tornam herdeiros de uma herança que jamais conseguiriam obter de outra forma. Após Sua ressurreição, Jesus ascendeu aos Céus a fim de preparar morada na casa de Seu Pai, aos que perseverarem em crer nEle apesar de passarem por situações turbulentas (ver João 14:1-3).

2. Aqueles que optaram por abandonar a vida promíscua podem ter certeza que a revelação de Deus quanto à morte e ressurreição de Cristo no passado oferece uma esperança segura quanto ao futuro. Tal herança valiosa “não pode ser tocada pela morte, não pode ser manchada pelo mal, não pode ser enfraquecida pelo tempo” afirma F. W. Beare.

3. Aqueles que tomaram a firme decisão de servir a Cristo de todo o coração são herdeiros de uma herança eterna, perfeita, valiosíssima e excelente, incomparável a qualquer outra coisa. A garantia da alegria do cristão se deve às seguintes certezas:

a) A herança celestial garantida por Deus jamais poderá perecer.

b) A herança celestial prometida por Deus jamais poderá macular-se.

c) A herança celestial reservada para o cristão jamais perderá o seu valor.

III. ALEGRE-SE NA CERTEZA DE SER CUIDADO POR DEUS ATÉ O CLÍMAX DO GRANDE CONFLITO – I Pedro 1:5-6

1. Aqueles que decidem pela fé depender de Cristo e Seu evangelho são guardados neste mundo até o dia de receber a maravilhosa herança, a qual está sendo guardada por Deus lá no Céu.

2. Aqueles que perseveram na fé bíblica enquanto atravessam as tristezas circunstancias desta vida, podem ter certeza da presença constante de Cristo durante a trajetória (ver Mateus 28:19-20).

3. Aqueles de decidiram crer no sacrifício, morte e ressurreição de Cristo devem sempre se lembrar de que possuem uma herança preparada e guardada para eles, da mesma forma em que eles são guardados e preparados por Deus para essa herança.

CONCLUSÃO:

1. A ameaça da perseguição, os ataques ferrenhos dos inimigos de Deus e os respingos de sangue do martírio podem até diminuir a alegria do cristão por pouco tempo, mas não podem extrair a alegria de um coração que exulta pela fé na herança que lhe aguarda no último tempo. Alguém disse que “um dos motivos pelos quais Deus nos deu uma nova vida em Jesus Cristo (v. 3) foi para que recebêssemos essa maravilhosa, perfeita e eterna herança” celestial.

2. Embora haja muita tristeza neste mundo sombrio tomado pelo pecado, os cristãos podem ter certeza de que na salvação que Deus nos preparou haverá muita alegria, a qual já começa a ser experimentada em meio às lutas e dificuldades desta vida, e será completa quando Jesus Cristo for revelado. Por isso, somos tomados de uma alegria indizível, indescritível; e consequentemente louvamos a Deus com todas as nossas forças, entendendo que não conseguimos demonstrar plenamente nossa gratidão ao nosso gracioso e glorioso Salvador.

3. Ainda que haja perigos neste mundo aflito, a herança do cristão é protegida; e os herdeiros são escoltados pelo poder de Deus a fim de que cheguem a desfrutar da herança conquistada por Cristo. Assim, “a esperança, do versículo 3, a fé do versículo 7, e o amor do versículo 8 se misturam na alegria indizível e cheia de glória que ainda está oculta” (F. B. Meyer). Perseverando firme na esperança celestial e na fé em Cristo, logo estaremos alcançando o alvo da nossa fé: A salvação de nossa alma (v. 9).

APELO:

1. Refugie-se na proteção divina que é segura e certa quando todo tipo de provação alcançar teu frágil e abatido coração.

2. Persevere na esperança da herança cristã guardada no Céu quando todo tipo de desespero bater à tua porta neste mundo hostil.

3. Observe os motivos que o Céu te dá para se alegrar quando o mundo te oferece tantos motivos para te entristecer.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários