ATENÇÃO DE DEUS DADA A VOCÊ

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Pedro 1:10-12

1. Os profetas do Antigo Testamento falaram da graça e da glória da salvação focando o Messias que viria e sofreria.

2. Os profetas do Antigo Testamento foram inspirados pelo Espírito de Cristo, e seus escritos foram a base da pregação dos apóstolos no Novo Testamento.

3. Os profetas e apóstolos receberam informações privilegiadas tão importantes que até os anjos são tomados de interesse por vê-las em desenvolvimento.

Na NVI diz que a graça é destinada a vocês, que as profecias messiânicas foram preditas a vocês, ministradas pelos profetas a vocês. Então, vamos entender o que nos foi concedido que os profetas ansiavam por saber mais, e até os anjos estão expectantes para pela execução dessas revelações.

I. DEUS PROVEU PROFETAS PARA APRESENTAR A GRAÇA A VOCÊ – I Pedro 1:10-11

1. Os profetas foram privilegiados para nos privilegiar com maravilhosas revelações de Deus: A salvação que resulta na herança imensurável quanto ao seu valor e durabilidade é fruto da graça de Deus (I Pedro 1:4), tanto quanto a revelação dessa herança.

2. Os profetas transmitiram informações privilegiadas: A revelação não era primariamente destinada aos profetas, mas aos ouvintes e leitores desses profetas; primariamente os contemporâneos de Pedro, e depois, a todos os cristãos de todos os lugares são abençoados com seus escritos. A graça da salvação foi proferida pelos profetas de um passado remoto, mas tinha você como destino.

3. Os profetas ansiavam pelas informações que hoje nós tempos: A temática da salvação atraiu a atenção dos profetas que receberam de Deus a revelação. Por isso, eles investigaram e examinaram intensamente a história da redenção.

a) Eles queriam saber detalhes quanto ao tempo apontado pelo Espírito de Cristo para o cumprimento das promessas.

b) Eles queriam conhecer as circunstâncias quanto ao sofrimento de Cristo e as glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos.

4. Os profetas nos proveram do evangelho provido por Deus a eles: O evangelho foi conduzido pelo Espírito Santo, foi revelado aos profetas e pregado pelos evangelistas visando alcançar pecadores do primeiro século, e também a nós que aguardamos a consumação dos séculos (Mateus 28:20).

II. DEUS PROVEU UM SALVADOR A FIM DE RESGATAR GRACIOSAMENTE A VOCÊ – I Pedro 1:11-12

1. Deus deu Seu Filho: Os sofrimentos de Cristo foram preditos pelos profetas a fim de libertar os condenados pelo pecado, em que você é beneficiado.

2. Jesus Se deu por nós: As glórias de Cristo que se seguiriam ao Seu sofrimento resultariam em salvamento dos condenados pecadores.

a) Os salvos são regenerados para uma vida esperança em uma maravilhosa herança (I Pedro 1:3).

b) Os salvos aguardam o cumprimento da esperança de uma herança (I Pedro 1:4).

c) Os salvos são protegidos pelo poder de Deus até o último século (I Pedro 1:5, 9).

3. Deus nos deu a revelação: As profecias dos profetas do Antigo Testamento apontavam para um Salvador que viria; os apóstolos no Novo Testamento apresentaram um Salvador que veio em cumprimento das profecias do Antigo Testamento. A Bíblia é fruto da generosa graça de Deus onde encontramos Seus atos graciosos, cujo ápice é o cume do monte Calvário.

III. DEUS PROVEU O EVANGELHO VISANDO ALCANÇAR VOCÊ – I Pedro 1:10-12

1. Deus quer que tenhamos interesse no que interessa a Ele: Se até os profetas, que receberam informações privilegiadas, investigaram e examinaram a fim de saber mais, quanto maior deve ser o teu e o meu interesse pela revelação a nós destinada. Tais informações devem ter nosso interesse também. Precisamos saber que: 

a) Os sofrimentos de Cristo têm como objetivo nos livrar do sofrimento causado pelo pecado. Sua morte é a garantia de vida eterna para nós que estamos condenados à morte, caso aceitamos Sua oferta.

b) As glórias que se seguiriam àqueles sofrimentos de Cristo têm a ver com Seu segundo advento, quando Ele retornar para buscar os que O aguardam para completar a salvação dos sofredores deste mundo (I Pedro 1:6-9).

2. Deus quer que tenhamos tanto interesse na salvação quanto os anjos tem mesmo sem precisarem da salvação que precisamos: Se até os anjos anseiam observar o desenrolar do plano da salvação, quanto mais deveria interessar a nós que somos os beneficiários do sacrifício de Cristo para livrar-nos da condenação.

CONCLUSÃO:

1. O evangelho não é exclusivo dos escritores inspirados do Cristianismo: Os profetas do Antigo Testamento profetizaram o que foi realizado no Novo Testamento. No Novo Testamento a promessa do Antigo Testamento tem seu cumprimento.  Precisamos nos deleitar nos escritos dos profetas tanto quanto eles tinham interesse em pesquisar mais sobre o plano da salvação. Devemos investir tanto em entender o desenvolvimento do plano da redenção como os profetas ou tanto quanto os anjos anelam perscrutar.

2. O evangelho não é exclusivo aos cristãos: Os cristãos que foram alvos dos pregadores do evangelho devem entender que todos os outros pecadores ainda precisam dessas informações privilegiadas. Todo cristão deve se empenhar em anunciar a todos os pecadores que a salvação tão ansiosamente esperada no Antigo Testamento tornou-se realidade com a morte e ressurreição de Cristo descrita no Novo Testamento.

3. O evangelho não é interesse apenas dos carentes de graça e salvação: Até mesmo os anjos anseiam ver a consumação do grande conflito que envolveu o Universo inteiro, inclusive atingiu em cheio ao Filho de Deus. Os sofrimentos de Jesus Cristo resultarão em glória a Ele e ao Universo quando, no juízo final, for colocado um ponto final no problema do pecado causado pelas forças do mal.

APELO:

1. Estude com afinco ao Antigo Testamento para compreender melhor o plano de Deus para você.

2. Analise o Novo Testamento tendo como base ao Antigo Testamento para que entendas o desenrolar do projeto divino para você.

3. Desfrute de todos os privilégios concedidos por Deus e Seu Filho preparados para você.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários