ENCORAJAMENTO DIVINO PARA O SOFRIMENTO HUMANO

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Pedro 1:3-9 

1. Pedro escreveu a cristãos que sofreram perseguições devido à fé, que sofriam pela dispersão ocasionada pela perseguição nas províncias romanas e teriam de enfrentar desafios ainda maiores.

2. Pedro usa a verdadeira teologia bíblica para orientar os crentes que sofrem, sua abordagem está em sentido oposta à teologia da prosperidade e outras teologias modernas popularmente divulgadas em nossa sociedade.

3. Pedro fala abertamente sobre o sofrimento, dificuldades cristãs e hostilidades adversas; e, através dos problemas, procura fortalecer a fé, orientar e animar aos cristãos sofredores.

I. ENCORAJAMENTO PELAS LEMBRANÇAS DO PASSADO – I Pedro 1:3

A carta de Pedro é “o meio de reanimar o ânimo e fortalecer a fé daqueles que estavam sofrendo provas e aflições, e de renovar as boas obras dos que, assediados por tentações de toda ordem, estavam em perigo de perder seu apego a Deus” (Ellen G. White). Para isso, ele mostra que o primeiro passo é ativar a memória de fatos históricos.

1. Lembrar de que o bendito Deus vivo nos ofereceu Sua grande misericórdia nos ajuda a enfrentar as desafiadoras dificuldades da vida.

2. Lembrar que Deus nos regenerou graciosa e miraculosamente, nos deu nova vida, nos fez nova criatura, fortalece-nos quando tudo a nossa volta tenta nos desfalecer.

3. Lembrar da ressurreição de Cristo dentre os mortos aviva a certeza do crente neste mundo de incertezas, lutas e sérias dificuldades:

a) Jesus destronou a morte e pode ressuscitar aqueles que perdem a vida por causa da fé.

b) Jesus venceu os mais fortes inimigos do ser humano, para lhes conceder a vitória.

c) Jesus abriu o caminho para uma viva esperança da qual cada crente pode se beneficiar ao enfrentar cada adversidade na jornada rumo ao Lar Celestial.

II. ENCORAJAMENTO PELAS EXPECTATIVAS DO FUTURO – I Pedro 1:4-5

Pedro sabia que na “esperança de uma herança segura na Terra renovada rejubilavam-se os primeiros cristãos, mesmo em tempos de severa prova e aflição”, diz Ellen G. White. Por isso usou desse recurso para orientar e fortalecer a fé dos cristãos que sofrem por causa de Cristo.

1. Conhecer o que Deus tem reservado aos fieis, fortalece a fé diante das adversidades (v. 4):

a) Uma herança que jamais poderá perecer, cuja duração é eterna.

b) Uma herança perfeita que jamais poderá macular-se, deteriorar-se.

c) Uma herança valiosíssima que nunca será desvalorizada. 

2. Saber que Deus guarda o que está reservado nos enche o coração de convicção, expectativa, segurança e determinação em permanecer firme em meio às dificuldades.

3. Ter ciência do que espera no final da jornada da salvação nos fará olhar com desprezo para as riquezas e prazeres efêmeros e insignificantes oferecidos por esse mundo que vai de mal a pior (vs. 4-5).

a) A herança está guardada no Céu para os crentes de todas as épocas, não há risco de perdê-la; portanto, está garantida.

b) Os herdeiros no mundo são protegidos pelo poder de Deus assim como é protegida a herança celestial.

c) O momento especial para usufruir dos privilégios da herança é quando a salvação for completada na revelação do último tempo, no segundo advento de Cristo.

III. ENCORAJAMENTO PELA REALIDADE DO PRESENTE – I Pedro 1:6-9

Pedro revela que viver a viva esperança “torna possível para o cristão exultar-se espiritualmente em meio às duras provas, na certeza de que Deus terá a última palavra no grande conflito” (Comentário Bíblico Adventista).

1. O crente verdadeiro deve saber que sua jornada neste mundo não é isenta de inúmeros perigos, contudo, pode contar com o cuidado de Deus; tal cuidado inspira alegria ao aflito coração do cristão (v. 6, ver também v. 5).

2. O crente fiel deve saber que ainda que tenha de enfrentar todo tipo de provação, elas estão com os dias contados: O sofrimento dura pouco tempo (v. 6).

3. O crente determinado em Seu compromisso com Cristo deve saber que Deus tem um propósito com o sofrimento na vida do cristão:

a) Deus sabe o que é e o que não é necessário para provar a fé a fim de purificá-la de tudo o que não provém de fé (v. 6).

b) Deus sabe que a fé provada no fogo da aflição será purificada e sairá muito mais valiosa que o mais puro ouro refinado (v. 8).

c) Deus sabe que a experiência da fé purificada, fortalecida e genuína resultará em louvor, glória e honra quando Jesus for revelado no último tempo (v. 7):

1) O amor do cristão a Cristo é pela fé, por ainda não tê-lO visto (v. 8).

2) A confiança do crente em Cristo é pela fé, pois não o podem ver agora (v. 8).

3) A exultação do cristão em meio à provação pelos privilégios do passado, do presente e do futuro cria uma alegria indescritível e gloriosa; pois, a cada dia vivido pela genuína fé nos conduz ao alvo da fé: A plenitude da salvação (v. 9).

CONCLUSÃO:

1. Precisamos exercitar nossa memória para olhar ao passado, quando Deus, em Sua grande misericórdia, deu Jesus, que, mesmo sendo justo pagou com Sua morte nossa culpa e ressuscitou para nos regenerar (transformar) e nos garantir uma herança eterna, livre de todas as consequências corrosivas e destrutivas do pecado.

2. Precisamos observar as provações da vida pelas lentes da revelação de Cristo nas páginas da Bíblia, elas são necessárias para propósitos importantes em nossa experiência a fim de tornar nossa fé mais firme e genuína; nesse processo, Deus está no controle e cuidando de cada detalhe a fim de que o cristão não perca sua herança.

3. Precisamos viver neste mundo sombrio na expectativa da glória celestial. Isso nos enche da mais pura esperança e da mais ousada confiança, promovendo a mais robusta perseverança. Deus tem uma herança guardada para os salvos, e guardam os salvos para essa herança, garantindo que nossa expectativa será alcançada.

APELO:

1. Deixe-se encorajar pela lembrança resultante da morte e ressurreição de Cristo.

2. Deixe-se encorajar pela fé no cuidado de Deus, que te conduzirá até a tua herança.

3. Deixe-se encorajar pela certeza do cumprimento das promessas de Deus em tua vida.

Pr. Heber Toth Armí


Postar um comentário

0 Comentários