DEMÔNIOS CRENTES OU CRENTES DEMÔNIOS?

INTRODUÇÃO: Texto bíblico: Tiago 2:14-26

1. Por mais importante que seja a fé, somente a fé verdadeira no alvo certo é que vale para o Deus verdadeiro.

2. Por mais correta que seja a crença de uma pessoa, tal crença só terá valor no cristianismo caso for pautada por uma fé viva, dinâmica e atuante.

3. Por mais que muita gente alega crer em Deus, o próprio Deus mostra que tem crente que não vai além da crença dos demônios.

I. A FÉ VERDADEIRA VAI ALÉM DO CONTEÚDO INTELECTUAL – Tiago 2:14-18

1. O conhecimento intelectual é importante para a fé, mas não deve ser um fim em si mesmo, a fim de não idolatrarmos o conhecimento.

2. O conhecimento é importante; entretanto, se não o assimilarmos às nossas decisões diárias, nossa indiferença será uma das maneiras de revelar nossa descrença escondida no coração.

3. O conhecimento é fundamental, mas devemos ir além de informações sobre Deus. É essencial conhecer que, a) Deus existe, b) Jesus se fez homem, c) morreu vicariamente e ressuscitou para nos libertar da morte, e, d) Seu sacrifício garante nossa absolvição no dia do juízo; mas tudo isso só será útil caso permitamos que essas crenças desenvolvam uma fé salvífica, que transforme radicalmente nossa vida.

II.A FÉ VERDADEIRA VAI ALÉM DA ACEITAÇÃO MENTAL – Tiago 2:19

1. Os demônios creem, aceitam fatos da fé: Hernandes Dias Lopes comenta que “a fé dos demônios atinge o intelecto e também as emoções. Os demônios têm um estágio mais avançado de fé que muitos crentes. A fé dos demônios não é apenas intelectual, mas também emocional. Eles creem e tremem! Crer e tremer não é uma experiência salvadora. Você não conhece uma pessoa salva pelo conhecimento que adquire nem pelas emoções que demonstra, mas pela vida que vive (Tg 2:18)”.

2. Os demônios creem por terem visto Deus: Eles estiveram no Céu, conviveram na gloriosa presença de Deus, presenciaram Jesus e o Espírito Santo em Suas múltiplas atividades, inclusive conhecem detalhes do evangelho; eles não são ateus, pois creem no que viram; consequentemente, eles creem e estremecem. “Ninguém duvida de que os demônios creem na existência de Deus. Sua crença pode ser intelectualmente correta, contudo, continuam sendo demônios. Com base nisso, ninguém dirá que o conhecimento da teologia correta produz fé genuína. A fé que salva transforma a vida” (Comentário Bíblico Adventista).

3. Os demônios sabem que é possível um crente estar perdido mesmo possuindo perfeita compreensão teológica: Eles sabem que fé envolve muito mais que mera concordância mental diante da revelação da Palavra de Deus; e, sabem também que é verdade tudo o que está entre a primeira e a última página da Bíblia; mas isso não os torna salvos. Vivendo como os demônios, muitos crentes estão iludidos com sua salvação, trilhando o caminho da perdição.

III. A FÉ VERDADEIRA TEM A VER COM CONFIANÇA TOTAL NA PESSOA CERTA – Tiago 2:20-26

1. A fé requer relacionamento amoroso, vivo e de confiança com Deus: “Abraão foi declarado justo porque confiou nas palavras de Deus e aceitou com alegria a promessa do Redentor. A evidência culminante de que ele confiava em Deus foi revelada em sua disposição de oferecer Isaque em sacrifício quando Deus ordenou, ato que aparentemente teria anulado as próprias promessas divinas. Essa ordem justificou a declaração de Deus sobre a dignidade do patriarca” (Comentário Bíblico Adventista).

2. A fé salvadora envolve muito mais do que se convencer de que algo é verdade: “Raabe decidiu ficar ao lado do povo de Deus e demonstrou sua fé no Deus de Israel, arriscando sua vida para salvar os espias. Tiago deixa implícito que, se ela tivesse professado fé no Deus de Israel e, contudo, não tivesse escondido os espias, sua fé seria estéril e morta” (Idem).

3. A fé que salva leva a pessoa a amar a verdade: Isso é mais do que simplesmente aceitar a Cristo, é ter prazer em viver dependendo dEle em todos os momentos da vida. O Comentário Bíblico Adventista recomenda: “A genuidade transparente da confiança de Abraão em Deus é um exemplo que todos devemos imitar”.

CONCLUSÃO:

1. Fé verdadeira está atrelada à realidade da vida: Os escritores do Livro de Deus não pregam um mundo fantasioso aos crentes; eles não estão cheios de distorções teológicas alegando que a fé nos leva a escapar dos problemas – quem faz isso são os pregadores influenciados pelos demônios. Tomadas de fé deturpada, quando as pessoas descobrem inesperadamente que precisam enfrentar a fria realidade do dia a dia (doenças, acidentes, catástrofes, desemprego, divórcio, etc.) essa fé se abala, fraqueja, esmorece e muitas vezes dá lugar à incredulidade – eis o alvo dos demônios para as pessoas!

2. Fé verdadeira está focada na Palavra e Seu Autor: Se estivermos desfocados da revelação divina expressa na Bíblia; sem confiança plena em Jesus; e, se pensarmos que Deus prometeu uma vida de prosperidade, desprovida de sofrimento, desgraças, doenças e tragédias, ao nos depararmos com tais situações problemáticas; certamente sofreremos uma crise de fé e poderemos até pensar que Deus nos abandonou – essa é uma das estratégias dos demônios para minar a fé dos fieis.

3.  A fé verdadeira é aquela que se fortalece diante das dificuldades da vida: Tal fé se livra das promessas falsas de uma graça superficial humanista gerada nos laboratórios do inferno que podem até mencionar Jesus, mas O representam como um super-herói ou um Coaching de autoajuda vestindo túnicas e sandálias – uma distorção diabólica de Jesus. A Bíblia revela que o cristão enfrentará situações adversas enquanto estiver neste mundo, contudo, preservará Sua confiança e fidelidade Àquele que prometeu Sua presença em meio às vicissitudes da vida, sendo bênçãos ao seu próximo!

APELO:

1. Não permita que os demônios crentes te levem à incredulidade.

2. Permita que tua fé vá além da crença dos demônios.

3. Deixe que a fé bíblica e verdadeira exerça influência em cada um de teus dias e assim serás uma bênção de Deus para as pessoas.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito bom este blog, o estudo sobre esse libro é de suma importância para uma compreensão no todo. Veja nosso Novo video sobre a Blasfêmia contra o Espirito Santo

    ResponderExcluir

Dê seu parecer respeitando a ética cristã. Sua opinião será bem-vinda: