DEIXE QUE O ESPÍRITO SANTO TE POSSUA


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: I Samuel 10:1-13

1.   Como humanos, somos limitados física, mental e espiritualmente.
2.  Como pecadores somos ainda mais limitados; somos cheios de defeitos, mais voltados à prática do mal do que do bem.
3.  Como crentes temos a revelação que mostra-nos que o Espírito Santo atua na vida dos pecadores desde os tempos do Antigo Testamento visando transformá-los em instrumentos de Deus. Antes de extrair lições e aplicações para a vida do texto em análise, observe este esboço:

(1) O profeta Samuel ungiu a Saul para ser o primeiro rei do povo de Deus, embora fosse ele um jovem tímido e imaturo (v. 1);
(2) O profeta apresentou três sinais garantindo a origem divina da instituição da monarquia através dele (vs. 2-6):

a) As jumentas que estavam sendo procuradas por Saul foram encontradas;
b) Três homens subiam para adorar em Betel e, um deles ofertaria a Saul dois pães quando o encontrasse;
c) Um grupo de profetas encontraria com Saul; o profeta dá detalhes desse encontro:

i.     O lugar seria em Gibeá-Elohim, o outeiro de Deus;
ii.   O momento seria quando o grupo voltava feliz de adorar;
iii.Ali, naquela ocasião, o Espírito Santo se apossaria de Saul, e ele:

[1] se uniria aos profetas para profetizar com eles;
[2] seria mudado em outro homem.

           (3)  O profeta afirmou e cada um dos sinais se cumpriu exatamente como fora profetizado (vs. 9-13).

Observe pelo menos três verdades extraídas deste texto:

I. O ESPÍRITO SANTO PRECISA NOS LIBERTAR DE NÓS MESMOS – I Samuel 10:1-6

A profecia apontada a Saul de que seria mudado em outro homem (v. 6) só alcançaria seu cumprimento quando Deus lhe mudasse o coração (v. 9).

1. O ser humano precisa ser mudado devido ao seu problema com o pecado que tem arruinado sua capacidade física, mental e espiritual.
2. A mudança de vida só será possível mediante uma mudança de coração, o qual resulta de um transplante sobrenatural operado pelo Espírito Santo.
3. A obra de Deus só pode ser executada de forma correta neste mundo por pessoas que experimentaram a transformação realizada pelo Espírito Santo.

II. O ESPÍRITO SANTO QUER AGIR “EM” E “ATRAVÉS” DE NÓS, “APESAR” DE NÓS – I Samuel 10:6-9

O tímido e ingênuo Saul que se depreciara modestamente em I Samuel 9:21 seria capacitados pelo Espírito Santo para agir em prol do povo aflito. Note o contraste:

· Sem o Espírito Santo, Saul não passava de um humilde trabalhador rural; mas, capacitado pelo Espírito Santo tornou-se um poderoso líder militar e civil (I Samuel 10:1, 17-22; 11:1-11).
·  Sem o Espírito Santo, Saul não passava de um jovem tímido de uma tribo pequena (I Samuel 9:17-21), ainda inseguro e medroso (I Samuel 10:20-21); porém, possuído pelo Espírito de Deus, ele não apenas profetizou com os profetas (I Samuel 10:10) como também tomou atitude ousada e organizou um exército em pouco tempo para derrotar inimigos que ameaçava ao povo de Deus (I Samuel 11:5-8, 11).
· Sem o Espírito Santo, seria natural Saul se vingar de conterrâneos opositores de seu governo; mas, regido pelo Espírito Santo, ele preferiu ser pacífico e compassivo mesmo após a vitória histórica sobre os amonitas (I Samuel 11:12-15).

Com isso, aprendemos que:

1. Apesar de sermos pecadores, o Espírito que é santo quer agir em, e através de nós.
2. Apesar de nossas falhas e limitações, o Espírito Santo pode nos capacitar para elevadas ações em prol do reino de Deus.
3. Apesar de quem somos, o Espírito Santo pode operar grandes maravilhas resultando em grandes bênçãos e vitórias para o povo de Deus.

III. O ESPÍRITO SANTO NOS TORNA INSTRUMENTOS SEUS PARA IMPACTAR OUTRAS PESSOAS E EXPANDIR O REINO DE DEUS – I Samuel 10:10-13

A mudança na vida de Saul impactou quem estava próximo a ele a tal ponto de um proverbio popular ter sido cunhado por causa dessa mudança. “Está Saul entre os profetas?” (I Samuel 10:12) é uma pergunta que se fazia para expressar surpresa quando uma pessoa desprovida de prestigio e valor na sociedade era transformada e se tornava importante e influente rapidamente. Mas, o mais importante é impactar a sociedade para promover o reino de Deus. E, no caso de Saul isso se deu ao lutar bravamente pelo povo que chorava diante das terríveis ameaças dos amonitas (I Samuel 11:1-6). Isso implica que:

1. A obra do Espírito Santo na vida de um indivíduo marca e impacta as pessoas de fé.
2. A obra do Espírito Santo na vida das pessoas chama a atenção para um “antes” e “depois” da transformação.
3. A obra do Espírito Santo em nós nos capacita para obras portentosas que visam abençoar ao povo de Deus e expandir o reino dos Céus neste mundo tomado pelos cruéis inimigos do bem.

CONCLUSÃO:

1. O Espírito Santo está disponível e desejoso de fazer uma transformação radical em nosso coração.
2. O Espírito Santo agiu no Antigo Testamento e agiu mais poderosamente no Pentecostes:

a) Os simples galileus, mas possuídos pelo Espírito Santo, pregaram poderosamente em diversas línguas sobre o reino de Deus a uma multidão (Atos 2:4).
b) Os galileus impactaram ao povo a tal ponto de perguntar referindo-se a eles: “Não são galileus todos esses aí falando?” (Atos 2:7).
c) Os galileus desprezíveis impactaram tanto com a pregação motivada pelo Espírito Santo que apenas um sermão levou quase 3.000 pessoas ao batismo (Atos 2:41).

3. O Espírito Santo agirá mais poderosamente na igreja de Deus no tempo do fim promovendo o maior reavivamento espiritual da história (Apocalipse 18:1).

APELO:

1. Reconheça a necessidade de ser possuído(a) pelo Espírito Santo.
2. Permita que o Espírito Santo faça um transplante em teu coração para que tua vida seja transformada.
3. Seja o instrumento de Deus decidindo submeter-se constantemente à ação do Espírito Santo.

Pr. Heber Toth Armí

Postar um comentário

0 Comentários