TODO DIA, TODO SÁBADO... POR TODA A ETERNIDADE!


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Salmo 92:1-15

1. Além de ser importante ao crente louvar ao Senhor, é gratificante e enche o coração de satisfação.
2. Ainda que tolos, ignorantes, incrédulos, ímpios, pagãos, ateus, imbecis e loucos não percebam motivo algum para louvar ao Senhor, os sábios e espirituais encontram razões  para louvar nos detalhes de Sua providência.
3. Apesar das vicissitudes da vida e da oposição de pessoas indiferentes a Deus, os justos experimentam bênçãos e recompensas da prática da fé.

I. O LOUVOR DEVE SER UMA ATIVIDADE DIÁRIA QUE ALCANÇA SEU ÁPICE NO SÁBADO – SALMO 92:1-3

O sábado é dia de louvar ao Criador, e o Salmo em análise é o único hino do saltério destinado a ser usado no sábado para adorar ao Senhor.

1. O sábado foi projetado pelo Criador para ser um dia especial, santo e abençoado para Suas criaturas desde o primeiro final de semana da história do mundo (Gênesis 2:1-3; Marcos 2:27-28).

2. O sábado é um dia de louvor ao Senhor que, diariamente, abençoa Sua criação e revela Seu amor e fidelidade em um mundo tomado pela maldade.

3. O sábado só será dia de adoração total para quem adorar a Deus todos os outros dias da semana, de manhã até à noite:

a) Durante a semana o culto é individual ou familiar, no sábado será congregacional, público.
b) No sábado o culto será acompanhado de instrumentos musicais.
c) No sábado o culto será cheio de gratidão, alegria e empolgação.

II. O LOUVOR ESTÁ RELACIONADO COM ADORAÇÃO, AMBOS MOTIVADOS PELAS MAGNÍFICAS OBRAS DIVINAS – SALMO 92:4-5

O sábado é um dia especial, em que o louvor da semana alcança um nível a mais que àquele que acontece durante a semana. 

1. Deus alegra aos Seus amigos, e Seus amigos se alegram com Seus atos em relação a eles. Durante a semana se adora em meio às lidas da vida; no sábado, a adoração é exclusiva.

2. Deus opera na vida de Seus seguidores, e estes revelam a alegria no louvor – uma alegria exultante pelas obras divinas. A celebração sabática é resultado das bênçãos semanais.

3. Deus revela Seus planos e sabedoria, e Seus súditos O louvam e O adoram com empolgação e inspirada melodia. Várias pessoas gratas se unem no sábado para revelarem alegria pelas bênçãos recebidas.

III. O LOUVOR TEM A VER COM O CARÁTER DO SENHOR, MAS PRINCIPALMENTE COM O RELACIONAMENTO DELE COM O PECADOR – SALMO 92:6-15

O louvor semanal sabático é uma pequena amostra da satisfação eterna que preencherá o coração dos salvos durante toda a eternidade na presença divina.

1. Os pecadores são ignorantes e efêmeros como a erva; porém, o Senhor do Universo é eterno e está acima de todos (vs. 6-8).

2. Os inimigos de Deus não conseguem ludibriar ou esquivar-se da morte, mas os amigos de Deus serão presenteados com força, poder e vigor (vs. 9-10).

3. Os inimigos dos amigos de Deus, frustrados se decepcionarão com suas decisões erradas; enquanto que, os amigos de Deus serão surpreendidos com os benefícios recebidos (vs. 12-15):

a) Diferente da relva que morre com falta de água, calor ou frio, os crentes são como os frondosos cedros que permanecem vivos em todas as estações.

b) Diferente das frágeis e insignificantes ervas daninha, os que procuram a Deus e são plantados em seu templo são resistentes ao tempo como as altas palmeiras.

c) Diferente dos inços infrutíferos, aqueles que desfrutam do relacionamento com Deus incessantemente frutificam para a honra e glória Dele.

CONCLUSÃO:

1. O louvor do crente verdadeiro tem começo, mas não tem fim; pois, adoradores do Deus eterno receberão a eternidade para desfrutar da presença divina e louvar incessantemente.
2. O louvor do crente se dá em razão da justiça de Deus contra os injustos e perversos pecadores que se declaram opositores da verdadeira religião.
3. O louvor do crente perseverante nunca terá fim, pois mesmo após a destruição dos ímpios e da erradicação da perversidade no Universo, os fieis serão preservados para continuarem a fazer o que satisfaz realmente ao seu coração: Render graças ao Senhor! 

APELO: Então...

1. Comece a louvar a Deus a cada dia, planejando alcançar o ápice da adoração na reunião com outros adoradores a cada sábado; para que recebas de presente a eternidade e continues sempre nessa prática bem-aventurada.
2. Experimente louvar a Deus observando as razões para você fazer isso; então, receberás a eternidade para desfrutar dessa alegria e felicidade imensuráveis.
3. Desfrute do louvor e adoração ao verdadeiro Deus testemunhando de Suas qualidades para que outras pessoas se unam a você nessa experiência maravilhosa e gloriosa.

Pr. Heber Toth Armí.

Postar um comentário

0 Comentários